3

Hipercalvinismo


Amados em Cristo, paz e graça! Não pense que este artigo é para falar contra o calvinismo, de maneira nenhuma! Sou uma pessoa que respeita muito nossos irmãos calvinistas. Nem venho aqui defender o arminianismo, também não! Acho o debate algo muito produtivo para nosso crescimento espiritual, e mesmo não me achando um arminiano, meus pensamentos batem mais que estas idéias. Este artigo é fruto de um debate com meu amigo "anônimo", aqui de Joinville, que no artigo "Batismo no Espírito Santo está fora de moda?" comentou sobre sua crença nos pensamentos de Calvino.

Ao meu ver o que temos que ser é bíblistas, não arminianos ou calvinistas, se os pensamentos e interpretações de um deles foi de benefício para sua vida...Glória Deus por isso!! Mas são interpretações de dois pontos que pela lógica são bíblicos, e porque não podemos entrar num acordo!!! Veja o artigo "Arminista ou calviniano", onde um calvinista afirma que embora os dois pontos possam parecer contráditórios, tanto a graça irressistivel, como a responsabilidade do homem em sua salvação é bíblica.

Mas como disse: É muito pano pra manga! Em todos os casos fico com a simplicidade da bíblia e a conclusão de que quando formos arrebatados serei um dos que perguntarão essa tão discutida questão ao nosso Deus!!

Um abraço...deixo o vídeo do calvinista John Piper, um dos homens que admiro muito, sobre o hipercalvinismo!
"Cavalheiro, o senhor não tem direito de ir para o inferno - o senhor não pode ir para lá sem pisar no Filho de Deus". Charles Spurgeon. Importante vídeo onde Piper, um calvinsita bíblico, tece alguns comentários sobre o hipercalvinsimo. Que possamos nos ater a Palavra de Deus , nos apegando firmemente a textos bíblicos nesta questão.


Pb. Anderson

Vi o vídeo no: Geração que lamba 

3 comentários:

@igorpensar disse...

Pb Anderson,

Obrigado por compartilhar publicamente suas impressões. Mas serei honesto, espero que acolha minhas objeções, com o mesmo acolhimento que li suas palavras.

Entendo sua preocupação, mas tem um ponto que não gostei muito não. O negócio do biblista é meio superficial. Veja bem, é como se alguém que uma pessoa que se afirme calvinista não fosse bíblico. Isto não faz sentido. Quando alguém se afirma ligada a uma tradição, mesmo arminiana, n...ão se vê anti-bíblica ou a-bíblica, se vê ligada a uma tradição hermenêutica que lhe parece mais coerente. Temo que ao afirmar um biblismo, parece que é possível uma leitura bíblica sem a mediação hermenêutica, ou como se ela emergisse da Bíblia naturalmente. Quando arminianos e calvinistas assumem seus respectivos nomes são honestos. O que vejo é que muitos que se dizem "biblistas" acabam em algum ponto ou outro reproduzindo alguma tradição interpretativa, sempre assim. O "biblismo" (no sentido que aqui abordo) envolve uma certa ingenuidade e falta de honestidade e consciência de sua própria tradição teológica (ou tradições). Estou escrevendo um texto sobre isto, em breve será publicado.

Há uma outra coisa... o próprio John Piper, que comenta sobre o hipercalvinista, assume claramente seus vínculos com a tradição calvinista. Pois naturalmente, ele não quer ser inventor de uma hermenêutica privada, de sua cabeça, prefere se identificar com uma linhagem interpretativa.

Abraços,
Igor

Anderson Fábio disse...

Amém amado!
Qundo me referi a biblista, meu objetivo de maneira nehuma é dizer que o calvinismo e o arminianismo não sejam bíblicos, pelo contrário, no próprio texto eu cito isto. O que quiz dizer foi que as vezes nos atemos tanto em um pensamento humano que até nos esquecemos de ler a palavra e pedir a orientação de Deus para que venhamos tirar nossas próprias conclusões. Sigo as doutrinas da igreja que frequênto, mas nunca concordaremos com tudo. Não sou totalmente arminiano, ou "hiperarminianista", mas me indentifico mais com seus pensamentos, e sei que Jonh Piper é calvinista. Repito minhas palavras: admiro demais muitos calvinista, e em parte concordo com sua teologia, mas da mesma forma que acontece com a teologia de Arminio, tem pontos que não batem em minha consciência e é neste ponto que sou um calviniano arminista!

Um abraço e obrigado pelo comentário!

@igorpensar disse...

Obrigado por sua resposta!

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!