4

É Pecado Julgar?


Existe um discurso politicamente correto que flui honrosamente da boca daqueles que geralmente odeiam a confrontação: “Vou à igreja, assisto o ‘meu’ culto, volto pra casa e não falo mal da vida de ninguém. Acho que se cada um cuidasse de sua própria vida e deixasse esse negócio de criticar o que é dito na igreja, nós teríamos uma igreja bem melhor.”


Gente assim, dificilmente tem um senso crítico a respeito de sua fé. Não sabe porque crê. Não sabe no que crê. Contenta-se com uma fé cega, surda e muda. Afinal, dizem os tais, ai daquele que tocar nos ungidos do Senhor.

Esquecem-se porém, que, diferente do Antigo Testamento, todos fomos ungidos na Nova Aliança: “Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento (…). Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês (…)” I Jo. 2.20,27

Estamos testemunhando um tempo histórico, onde os crentes seguem à risca tudo aquilo que lhes é dito a partir de um púlpito, sem titubear (claro, desde que isso não conflite com todas as bênçãos que Ele tem guardado em sua cartola mágica). Não sei o que é pior, vender aos crentes a bênção em forma de amuletos dos mais esdrúxulos, ou pior: comprá-la!

Será que ainda existem crentes que não entenderam que o que Jesus condenou foi o julgamento hipócrita, e não o julgar em si (Mt. 7.1-6)? Será que nunca estaremos prontos para tirar o cisco do olho de nosso irmão? Será que Jesus não foi o suficientemente claro ao dizer que depois de tirarmos a viga de nossos olhos estaríamos aptos para exercer o julgamento? Ouso propor uma resposta: o descaso do povo para com a Palavra continuará sustentando muitas mentiras, heresias e agressões à alma.

Ah… que falta fazem os bereanos! O livro de Atos não poupa elogios quando diz que eles “eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” (At. 17.11)

Jesus disse: “Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos!” (Jo. 7.24). Disse também: “Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo?” (Lc. 12.57). O Apóstolo Paulo também não deixou margem para dúvidas quando disse: “Estou falando a pessoas sensatas; julguem vocês mesmos o que estou dizendo.” (I Co. 10.15).

Há ainda aqueles mais pacificadores que, mansamente, nos lembram: “…ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom!” (I Te. 5.21). O problema nesse caso é, como diria meu professor Franco Júnior: “O que é bom?”. E convenhamos: esse é o parâmetro utilizado pela maioria dos crentes hoje em dia. Não! Mil vezes não! A Bíblia é o nosso referencial.

Não me importa o brilho reluzente do troféu da moça que quer te colocar no palco e humilhar os seus irmãos, a Bíblia não diz que será assim. Também pouco me importa se hoje é 9/9/2009 ou 10/10/2010, a sua bênção não custa R$ 900,00, nem custará R$ 10.000,00 no ano que vem, a Bíblia não respalda isso. Por fim, não me importa quem “profetizou”, nenhuma arca vai proteger a minha casa, mesmo com anjinho e tudo. A Bíblia diz que “…se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.” (Sl. 127.1)

Que Deus levante mais bereanos. Gente que duvida, que critica, que denuncia. Gente que pinta a cara, mas não é palhaço!

Homens e mulheres que não tenham medo da verdade, custe o que custar. Só assim a igreja evangélica brasileira voltará ao caminho da verdade, afinal, para esse, não há atalhos.

Deus nos guarde dos lobos!

Luis Rogério Vasconcelos Costa
 
Fonte: Ultimato

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho muito lindo dizer será que já não tiramos o cisco dos nossos olhos.porém será q tiramos?Quando Deus diz não julgueis ,ele diz isso pq o único que pode fazer isso é ele.Entenda meu irmão,Deus diz que não há nenhum ser humanoo que não peque,vc julga uma prostituta mas é linguarudo,qual é a diferença desses pecados pra Deus? saiba que na matemática de Deus 10-1=0.Não adianta cumprir 9 dos 10 mandamentos.Então continua afirmando,não julgueis,pq com a mesma medida que vós julgares serás julgados.Isso não está na bíblia de enfeite,se seu irmão ta errando chame,exorte no Senhor tenha sabedoria,pq Deus diz aquele que está de pé olhe pra que não caia,HJ é seu irmão amanhã pode ser vc.Sou contra o estender do dedo e o julgamento.E tenho certeza que isso Não agrada a Deus.Parece que querem mostrar uma coisa que Deus não esstá vendo,ele não é cego!Aprendam!!! DEUS É O ÚNICO JUIZ! pra vc ter esse poder de julgar vc precisaria não ter pecados nenhum,e isso é IMPOSSÍVEL!Então orem!e parem de querem dividir a igreja e jogar as almas não mãos do inimigo.

Anderson Fábio disse...

Querido anonimo, você tem uma visão distorcida a respeito do assunto julgar. Sugiro que leia os demais artigos sobre este assunto para que entenda o que a bíblia diz sobre isso. Se não abri seus olhos desta visão mipe sobre isso só tenho que orar, pois a verdade da palavra sempre ficará na frente de nossas opiniões!

Unknown disse...

Prezados, falar mal de nossos irmãos ou de qualquer ser humano, ou de coisas profanas, entristece o Espírito Santo.

Falar mal não quer dizer falar a verdade quando manifestamente chamado para falar isso. Mas falar artificialmente ou pelas costas é sempre falar mal; dizer a verdade a respeito dos defeitos dos outros, quando desnecessário, também é maledicência.

Deus é amor. Ele exerce infinita benevolência para com todas as suas criaturas, quer sejam sagrados ou profanos. Deus está infinitamente distante de consentir com a injustiça em qualquer caso. E ele é infinitamente oposto a qualquer injúria a seus amigos ou aos seus inimigos.

Deus iria ressentir-se integralmente, e severamente repreender e punir a injustiça feita a um ser profano como a qualquer alma na terra ou no céu. Ele não vai, e não pode, e nem consentirá com qualquer tratamento abusivo mesmo aos pecadores mais vis do universo.

Pessoal, nós, então, entristecemos muito a Deus, quando tratamos levianamente o nome, a reputação ou os sentimentos de um pecador perverso na terra ou mesmo no inferno, como seríamos culpados da mesma conduta para com qualquer um de nossos melhores amigos.
Deus é infinitamente ao contrário do homem pecador a este respeito. Os Homens seriam coniventes com crueldade a seus inimigos. Mas é infinitamente diferente com Deus.

Há um grande e universal erro sobre este assunto. São raros os que consideram perverso falar mal de um irmão. Mas quantos falam dos outros e de seus irmãos, e são culpados de abusar dos inimigos de Deus? e talvez também dos amigos de Deus?

Agora deixe-me perguntar, quais são nossos hábitos a este respeito? Gostamos da companhia de pessoas que se sentam e se servem de um prato de calúnia?

É normal injuriar o caráter de nosso próximo? acho que as vezes esquecemos que Deus disse:

"Não Faleis mal de nenhum homem," -

"não sejais contenciosos, mas gentil, mostrando toda a mansidão para com todos os homens"

Ah, mas talvez estamos falando de algum oponente de opiniões e práticas religiosas. Achamos eles muito perversos - inimigos de Deus, da verdade, e justiça, e, talvez, pensamos "estamos fazendo um serviço a Deus" servindo-lhe todas as nossas blasfêmias e reprovações...

Agora, paremos! Uma Pausa à beira da eternidade! O que estamos dizendo?
De quem estamos falando?

De pessoas "feitos à imagem de Deus." Suponha que as pessoas são tão ruim ou até mesmo infinitamente pior do que achamos que são;

O Espírito Santo poderia ter outro sentimento do que profunda tristeza ao ouvir esse tipo de linguagem? Lembre-se que há um sentido em que todos os homens são filhos de Deus. Suponha que eles pecam e são hereges e apóstatas como imaginamos...

mas isso vai ser desculpa, para falar mal deles? Eu digo não. Infinitamente longe disso! E cada vez que fazemos isso, entristecemos e provocamos o Espírito Santo,

E é surpreendente, que ele não afastou ainda seu rosto de nós para sempre, e nos abandonou já só a espera da morte para cairmos no inferno pela eternidade !

Anderson Fábio disse...

Concordo, não devemos em maneira nenhuma falar mal, agora não julgar é bem diferente!

Jesus disse:

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. João 7:24

E Paulo disse:

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo. 1 Coríntios 5:11-13

Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? 1 Coríntios 6:2-3

Fico com a bíblia!

Abraço!

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!