11

Batismo no Espírito Santo está fora de moda?


 

Assunto fora de moda. Será mesmo? Sim. Pelo menos é a realidade atual dos nossos púlpitos.
Há uns quinze anos, os novos convertidos, eram orientados a buscar batismo no Espírito Santo. Nossos pastores ‘criam’ que assim a pessoa se fortalecia na fé e jamais abandonaria a fé frente as adversidade. E é a mais pura verdade! (Cf. At 1,8; 2,38). É Jesus quem batiza no Espírito Santo (Cf Mt 3,11; Lc 24,49).

O grande problema é que a Igreja está exageradamente contextualiza a ponto de perder a identidade, no tocante as boas praticas dos antigos cristão. Está todo mundo preocupado com promessa, mas não com a plenitude espiritual. Jesus ainda batiza no Espírito Santo e a pessoa não carece necessariamente de busca constante, campanhas, orações longas, etc. Na Igreja primitiva as pessoas recebiam enquanto a Palavra era pregada – afinal a Palavra pregada na Igreja é Deus se revelando ao crente – e por imposição de mãos (Cf. At 8,17; 10,44; 19,6).

Nos ‘especialmente’ da Assembléia de Deus e demais irmãos pentecostais, cremos na evidencia do batismo no Espírito Santo através da manifestação das línguas (Cf. At 2,3), mas devemos deixar claro que não há nenhuma referencia bíblica dizendo que o Espírito Santo fala ‘línguas’ – e, por favor, é uma aberração afirmar também que as línguas que falamos é a língua dos anjos. Parar com essa mania de querer explicar tudo. O nosso Deus não é de reposta, mas de perguntas, pois são as questões que move o homem.

Verdadeiramente não podemos comprovar biblicamente que o Espírito Santo ‘fala línguas em nossa boca’, mas é Ele quem ‘inspira’ na Igreja toda a obra que glorifica o nome de Jesus (Cf. Lc 12,12; Jo 14,26; 1Co 12,13; 1Jo 12,27; Rm 8,16). O Espírito de Deus comunica com nosso espírito. O Espírito Santo é todo ‘recurso’ para o crente (Cf. Zc 4,6; Mt 12,28; Jo 15,26).

Portanto, amado(a) irmão(ã), não perca tempo com questões tolas: será que é de mim mesmo? Será que estou preparado? Racionalmente ou espiritualmente, nada justifica o crente não receber o Espírito Santo. O Espírito Santo é dado à Igreja (Cf. 1Co 3,16). E como Igreja você tem a alegria e liberdade para receber este dom. não perca mais tempo, pense: O que Jesus ganha em te privar do batismo no Espírito Santo? Quando somos imersos nEle, recebemos autoridade, inclusive para vencer o pecado (Cf 1Jo 2,27; At 10,38). Nele somos fortalecidos e alicerçados para a vitória.

Receba batismo no Espírito Santo em nome de Jesus! Aleluia.

Seja abençoado em nome de Jesus. Amém.
 
Daniel Ramos 

Fonte: Gospel Prime

11 comentários:

Anônimo disse...

Caro colega,

vi você em alguns sites comentando e vejo que aprecias as boas palavras. Ao ver suas análises, poderia ver como se fosse eu comentando...

Pelo título do post parece aquele do BB Warlfield (Justificação pela Fé somente: fora de moda?)

Como conselho (se aceitares) te indicaria a ler mais pregadores e teologos do seculo XVI ao XIX, pq esse "cristiano moderno" é degradante..

Eu era como vc, meu caro.. Eu era assembleiano (bairro Aventureiro, cong. Santos Dumont), e tenho certeza que é pregado um evangelho que não é digno de morrer por ele. Até que seus olhos sejam abertos (como os meus nao erram), não irá acreditar nas doutrinas reformadas de fato..

o meu coração só se abriu de fato, quando pelas pregações de Charles Spurgeon, senti como meu coração tivesse se transformado em brasas (e não quando me convidaram para ir para frente, no tempo de AD, "aceitar" Jesus)..
Depois, a diante, todas as doutrinas reformadas se abriram (aquelas doutrinas que eu odiava - creio que vc deve não entendê-las) e parece que transformei de uma criança em um homem, e toda a bíblia se encaixa em todos os detalhes.

Então, quando vc diz Graça de Deus, eu não posso pensar em nada a não ser a doutrina da Eleição Incondicional, pq a Graça não depende de quem corre, ou de quem quer (se algum homem dizer que Deus o escolheu, pq ele aceitou, isso não é mais Graça, e sim merecimento - ora, se o homem tem algo em si, que propoe a ele escolher o que é o bem, pra que Espirito Santo?). Prefiro dizer que Deus salva, e o Espirito conduz o homem para Cristo, Cristo o Redentor...

Acho que é isso...
Leia ou procure na net Nascido Escravo - Martinho Lutero
e videos no youtube do Pr. Josemar Bessa

Paz e Graça!

Anderson Fábio disse...

Amado irmão anonimo,

Entendo suas colocações e sou arminista calviniano, creio na doutrina da predestinação, da graça de Deus, mas o ponto é que sempre vai ser contra minha consciência é crer num Deus que faz robos pré programados para o aceitar. Seria bom o amado dar uma lida no artigo http://falandoemunah.blogspot.com/2010/09/arminista-ou-calviniano.html
Creio que será uma benção para o amado. Admiro muito os grandes pregadores calvinistas (porque reformado também sou), porém prefiro algo como Charles Finney. Se por um lado Deus nos predestinou, por outro lado não podemos tirar a responsabilidade humana de seus atos.

"Quem QUISER me seguir, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me"

Fica na paz e obrigado pelo comentário!!

Anônimo disse...

Caro colega,

apenas duas colocações:

1) vc é o primeiro "arminiano calvinista" que conheço, e sinceramente isso é um ponto que deve ser melhor analisado. E mais, além disso é pentecostal (eu tbm era), mas tbm nunca vi pentecostal calvinista, e pregar calvinismo na AD seria utopia.

2) eu creio no Espirito Santo que regenera a alma, que abre os olhos do pecador. Primeiramente, o homem odeia Deus. Mas, o Espirito Santo através do Evangelho, faz o pecador ver a situação deplorável da sua situação, que confia no sacrificio de Cristo. Não creio em robotização, como se o homem fosse obrigado a ser cristão sempre contra a vontade.. É algo sobrenatural da obra divina, e consequentemente, o homem aceita o Salvador.
Por ex: Os arminianos dizem: "Mas e se uma pessoa não quiser Deus (seu "livre-arbitrio" não aceitar Cristo)?" Na verdade, ninguém quer Deus. Deus abre o coração para o homem enxergar.

Tá mto bom o blog
Paz e Graça!

Anônimo disse...

caro colega,

e mais uma:
Charles Finney? Nenhum calvinista gosta desse cara, não. Na verdade, a turma dos "reformadores modernos" são resultado dele.
Finney introduziu o entretendimento na Igreja e contrariou quase todos os artigos de fé do calvinismo.
Por mais que "ungido" que ele pareça ser (como Ellen White pros adventistas), eu daria meu tempo para ouvir ele.

é só procurar na net

uma dica, baixe esse arquivo: http://www.4shared.com/audio/bXnO0LPB/Avivamento_ou_avivamentismo_Mu.htm

Anderson Fábio disse...

Caro amigo, o que quiz dizer é o seguinte, creio que fomos predestinados pela soberania de Deus, mas creio que este Deus soberano predestinou aqueles que ele já sabe que vão o aceitar pelo seu livre arbítrio. Pedro diz que fomos predestinados pela sua préciência, isto é, um conhecimento antecipado das coisas. Com certeza ninguém quer a Deus mas é o Espírito Santo que convence o homem, se Ele convence é porque após este convencimento o homem terá que escolher se quer o não servir a Deus. Por isso, a graça nos alcançou! Porque não posso crer em um Deus soberano que pode deixar sua criação escolher? Se não fosse assim, porque colocar duas árvores no Éden para provar a fidelidade do homem? Se o homem não tinha escolha? E como Adão não tendo pecad em si escolheu errado, se sua natureza não era pecaminosa? Há muito pano pra manga, mas amado, somos unidos pelo amr de Cristo. Agora quanto ao ser pentecostal, sei que há muitos exageros, agora não posso crer na bíblia peça metade!
Fica na paz e um grande abraço!

Anônimo disse...

Amado..

é o seguinte:

- Adão, antes da queda, era livre. Ele tinha livre-arbitrio (ou seja, não tinha uma tendência para o mal). Deus decretou uma lei (não comer daquela arvore). Quebrou a lei, e pecou. Como consequencia, todos os sucessores (digo, humanidade) foi corrompida.

- Não existe livre-arbitrio depois da queda. Não existe humano que nunca peque, pq sempre a uma tendência para o mal. Vc nunca encontrará alguém que não tenha tendência para o mal (ou seja, que tenha um "arbitrio" neutro - não existe 50% de homens que nunca pecaram, e 50% de homens pecadores).

- É o Espirito Santo que abre os olhos do pecador, Cristo salva, o Pai tudo planejou (desde antes da fundação do mundo).

- Acho que nossa maior diferença está em "é o Espírito Santo que convence o homem, se Ele convence é porque após este convencimento o homem terá que escolher se quer o não servir a Deus" - Isso se deve que vc acha que o homem pode decidir se quer Cristo ou não (com as forças dele, que tem algo de bom no homem que pode escolher). Eu creio que o homem nunca quer Deus, a não ser que Deus o traga com Soberania. Se o Espirito Santo ganha o homem, ele só pensará em Deus.

-Soberania Divina. Pense nisso: Deus diz que o Joãozinho SERÁ salvo. Onde se encontrá o tal arbitrio do Joãozinho? Se o tal Joãozinho dizer que não quer Deus, cade a Soberania Divina? É Deus que ganha a batalha...

- Sobre Presciência. Claro que Deus sabe quem será salvo ou não. Mas vc tende a indicar que o livre-arbitrio deles que provocou essa situação (ou seja, uma eleição condicional - no futuro, ele escutou o Evangelho, ele analisou e teve fé e escolheu ser salvo). Eu não creio que um pecador possa aceitar a Cristo com suas proprias forças, de conhecê-lo e aceitá-lo se não houvesse um plano soberano que o predestinasse a Deus. Eu creio na eleição incondicional (todo homem merece o inferno, é escravo de Satanas, Deus tem que salvá-lo). E Deus salva, mediante a Graça (não é uma obra do homem [querer Deus ou não], é uma obra de Deus [salvar ou não]).

- Responda para vc mesmo Deus quer que todos (todas as pessoas do mundo) se salvem?
1) Sim! Pq nem todos aceitam Cristo? (Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Jó 42.2)
2) Não! Isso é Soberania Divina. (... e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna. Atos 13.48)

- No termo exato, Deus não destina pecadores pro inferno, é eles que vão com suas próprias pernas. E todo o mundo iria tbm, a não ser que Deus o salve soberanamente (Deus quer salvar e pronto!). Não me pergunte, porque Deus escolheu alguns e outros não. Isso cabe a Deus responder. Deus escolheu Israel para dar a Lei e ser seu povo; e pq Ele não escolheu os outros povos pagãos que morreram e nunca ouviram falar do seu nome?

- Pelas considerações suas, creio que vc é arminiano. Sua noção de predestinação não se encaixa com os calvinistas. Leia 2 ELEIÇÃO CONDICIONAL (http://www.monergismo.com/textos/arminianismo/cincopontos_arminianismo.htm)

- Procure na net o livro "Verdades chamadas Calvinistas" (ou o nome do original "Uma Defesa do Calvinismo") de Charles Spurgeon. Ele detalha bastante coisa lá.

- Desculpe pelo encomodo!

Paz e Graça!

Anderson Fábio disse...

Amado,

Deus tudo pode, e por ter todo o poder deu o livre escolha ao homem. Jesus disse: "E não quereis vir a mim para terdes vida eterna" Jo 5:40
Se o homem não quer ir a Jesus para ter vida é porque tem uma escolha. Se Jesus disse "Quem quiser me seguir" é porque eu posso não querer! Se Jesus disse que há dois caminhos e duas portas e para que o homem escolha qual quer seguir, não pelas suas forças, mas o Espírito convence o homem o fortalecendo para se achegar a Deus, mas o homem tem que deixar este operar, pois Deus não é mal educado (eis que estou a porta e bato). Tiago diz: "Chegai-vos a Deus e Ele se achegará a vós." E fossemos olhar a soberania pelo seu ponto e vista, porque um Deus soberano tem que esperar o homem se achegar a Ele para poder se achegar ao homem?
Se Ele queria que todos se salvassem, porque permitu que Adão pecasse? Entende? O homem ter um livre arbítrio não anula a soberania divina, mas só a fortalece, pois nosso Deus soberano fez o homem com livre escolha para que o homem saiba que é o próprio homem responsável por seus atos. E se não for assim, Deus é responsável pelo pecado do homem, logo o pecado se origina em Deus, e se Deus é o que orignou o pecado e lançou o homem no inferno não é o Deus de amor que eu conheço, e muito menos de justiça. Como será julgado um réu que não tem culpa de seus atos, mas foi programado para agir assim. Amado, me desculpe.
Mas o Deus que vemos na bíblia nã é só soberano, Ele é amor, justiça, santidade, e nenhum de seus atributos pode anular o outro, pois a perfeição e a harmonia imperam em toda Sua natureza!!

Um grande abraço, meu amado.
E não está encomodando não,
sua presença e seus comentários são muito importantes, pois embora não creia no calvinismo, respeito muito, pois sei de todo embasamento bíblico, mas como disse, há pontos que minha conciencia não me permite crer.

Pb. Anderson

Anônimo disse...

Querido colega,

- Vc diz: “O homem pode ser salvo se ele quiser”. O problema é "se ele quiser". Nenhum homem deseja vir a Cristo por sua própria vontade.

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer. Jo 6.44"

- Sobre Jo 5.39-40 os versículos reafirmam a posição calvinista.
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!"
Ou seja, é mais ou menos assim: leia a bíblia, pq vcs acham que nela estão as palavras de vida eterna, e a bíblia dá testemunho de mim (Jesus); MAS não quereis vir a mim... (o homem não possui em si, essa vontade; ele precisa ser trazido!)

- Claro que o homem tem escolhas, e todas essas escolhas o conduzem pro inferno (a não ser que Deus o salve). O homem é responsavel pelos seus atos sim, de ir para o inferno. Deus é responsável pela salvação de um povo escolhido, por motivos incondicionais.
"Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso? E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?" (Rm 9. 20-24)


- O maior ponto é: o que é o homem e o seu pecado. Não sei qual sua noção de como foi salvo e por quais motivos, se chegou a Deus com suas forças ou algo o moveu a agir; tudo isso implica nesses termos (antes, eu tbm não curtia esses negócio de predestinação). Lutero, Spurgeon, Whitefield e tantos outros não creram que foram eles que escolheram Deus, mas foram trazidos, pq não conheciam maiores pecadores a não ser eles mesmo.

"Eu creio na Doutrina da Eleição porque estou certo que, se Deus não me tivesse eleito, eu jamais o teria escolhido, e estou seguro que Ele me elegeu antes que eu tivesse nascido, caso contrário Ele nunca teria me escolhido depois. E Ele deve ter me escolhido por razões desconhecidas para mim, pois eu nunca fui capaz de encontrar qualquer razão em mim mesmo para que Ele dedicasse um amor especial a mim" (Spurgeon)

Abraço

Sola Gratia!

Anderson Fábio disse...

Amém amado,
como diz Voltaire:
"Posso não ser a favor de nenhuma palavra que tu dizes, mas denfenderei até o último instante o direito de dizê-la."

Não concordo, pois penso semelhante, vima Cristo não por minhas forças, foi o Espírito que me conduziu ao arrependimento, porém ao me convencer fui obrigado pela graça irresistivel de Deus permanecer n'Ele, mas poderia endurecer meu coração e não permanecer em Sua presença.
Deus não força ninguém a nada, o mais tremendo disso tudo é que se eu quiser posso virar as costas para Deus, mas quando me volto para Ele alegra o coração do Pai. Semelhante ao filho pródigo, o filho se arrependeu e decidiu voltar para casa. Ele não foi programado para isso, mas por livre escolha decidiu. Nosso arrependimento depende primeiramente de Deus de nos convencer do pecado e depois de nós nos voltarmos para Ele para que Ele se achegue a nós e nos restaure por completo!

um abraço!

Anônimo disse...

Caro colega,

Não vou te importunar mais nesse tópico, vc defende sua doutrina do livre-arbitrio como eu no passado...

Mas tem mais uma coisa:
- Vc escreveu Graça Irresistivel = isso é um dos 5 pontos do calvinismo (hehe)
- Como bom arminiano vc deveria crer em Graça Resistivel, certo?
- Na verdade vc escreveu Graça Irresistivel, mas não defendeu a doutrina pq tem noções arminianas (todos os 5 pontos do calvinismo são interligados entre eles)

Vou te encomodar outra hora, em outro topico
hehe

Tá mto bom o site, bastante coisa legal

Sola Gratia!

Anderson Fábio disse...

Amado,
falei graça irresistivel de propósito, rsrsrs
pois sei que é parte da teologia calvinista. Mas como falei, não sou arminiano, pois não creio que depende primeiramente do homem,mas de Deus através da obra do Espírito Santo e assim são conduzidos para o arrependimento. O arrependimento é uma mudança de mente, esta parte depende do homem e não pode ser algo forçado por Deus, pois que valor teria se meu arrependimento não fluísse do meu interior?
Logo a graça de Deus é irresistivel para aquele que se arrepende, pois reconhece a miséria de pecador e recebe com alegria o perdão dos pecados que ele próprio errou diante de Deus.
Aqueles que são predestinados ao inferno, são assim porque Deus já conhece de antemão que de maneira nenhuma eles por sua livre vontade irão o aceitar, logo são predestinados ao inferno por Deus, mas não por culpa de Deus, pois irão porque não examinaram as escrituras e não QUISERAM VIR A JESUS.

Mas amém meu amigo, muito bom debater com você!
Você é uma benção! Continue firme com Jesus.
Pois aquele que permanecer até o fim será salvo (rssrs)

Fica na paz!!

Pb. Anderson

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!