6

Amor em detrimento da verdade? Resposta ao lava-pés ecumênico

Pastor @CiroZibordi escreve artigo sobre o "lavar pés" protagonizado por @hermesfernandes

Li alhures que um certo pastor — não me pergunte o nome dele, por favor — “lavou os pés de gay, mãe-de-santo, ateu e outros que sofrem com o preconceito dos evangélicos”. O texto sugere que o tal ato foi exemplar, uma vez que muitos evangélicos têm sido preconceituosos. Ademais, o texto exalta a conduta do pastor, colocando-o, por assim dizer, em um pedestal, como se ele, sim, tivesse amor pelos pecadores e compromisso com o Evangelho. Menos, gente, menos...

É verdade que o Senhor Jesus, ao andar na terra, lavou os pés de algumas pessoas. E, quando fez isso, afirmou: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.14,15). Penso que Ele não teve como objetivo instituir a cerimônia do “lava-pés”. Mas, se alguém desejar tomar essa passagem como base para fazer isso, deve, antes, responder a duas perguntas: (1) O Mestre lavou os pés de quem? (2) Com qual propósito Ele fez isso?

A bem da verdade, o Senhor Jesus não saiu pelo mundo lavando os pés de todos os tipos de pecadores para demonstrar que os amava. Ele só lavou os pés de pessoas em uma única ocasião (Jo 13.1-15). No versículo 5 está escrito que Ele “pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos”. Nesse caso, se algum pastor quer lavar os pés de alguém com base no ato de Jesus, que lave os pés dos seus dis-cí-pu-los, e não dos pecadores, de modo geral (cf. também 1 Tm 5.10).

Fica claro, quando lemos a mencionada passagem neotestamentária, que o Senhor Jesus não quis instituir o “lava-pés”, e sim ensinar aos seus discípulos que eles devem ser humildes, respeitando uns aos outros. Afinal, se Ele, como Mestre e Senhor, lavou os pés de seus liderados, por que deveríamos nos ensoberbecer e pensar que somos melhores do que os que ouvem nossos ensinamentos e orientações?

No texto que li, alhures, sugere-se que os evangélicos são preconceituosos e não amam os pecadores quando pregam contra o pecado. Entretanto, agradar os pecadores, apresentando-lhes uma mensagem ecumênica, é mesmo uma demonstração de amor, à luz do que ensinou o Mestre dos mestres? Penso que não, pois os evangélicos que se prezam — à semelhança do Senhor Jesus — devem pregar os que os pecadores precisam ouvir, o autêntico Evangelho, e não um evangelho pragmático, isto é, o que os pecadores querem ouvir (cf. Mt 23; Jo 4).

Jesus Cristo não disse que devemos abrir mão da verdade para pregar uma mensagem suave, que agrade os pecadores. Na verdade, Ele disse que a porta para a salvação é estreita (Mt 7.13,14). Já o ato de lavar os pés de representantes de diversos segmentos — ao que me parece — é, na verdade, um ato ecumênico, que visa a agradar as pessoas, em vez de lhes apresentar o Evangelho como ele é. Segundo o Mestre, João Batista foi um pregador exemplar (Mt 11.11). Por quê? Ele lavou os pés dos pecadores? Não! Ele foi um amigão dos que zombam da verdade? Não! Mas “tudo quanto João disse deste [Jesus] era verdade” (Jo 10.41). E a pregação dele era bastante contundente: “Arrependei-vos” (Mt 3.2).

Paulo é um paradigma, um referencial para a Igreja, um imitador de Cristo (1 Co 11.1). Depois do Senhor Jesus, sem dúvida, esse apóstolo foi o maior exemplo de pregador, pastor e mestre que já andou na terra. E eu lhe pergunto, caro leitor: Quantas vezes Paulo lavou os pés dos pecadores e hereges? Lavou ele os pés dos filósofos epicureus e estóicos, em Atenas? Quantas vezes ele deu razão aos oponentes do Evangelho e lhes pediu perdão por causa de sua pregação “ofensiva” e "preconceituosa”? Infelizmente, há muitos “bispos” e “pastores” por aí que abraçaram o evangelho ecumênico, pragmático e relativista da pós-modernidade. Ou, talvez, estão querendo aparecer e mostrar que são mais santos do que os outros...

Portanto, de que adianta lavar os pés de gays, ateus e representantes de religiões, se não lhes apresentarmos a verdade da Palavra de Deus? Preguemos, pois, o Evangelho como ele é. Esta, sim, é a maior demonstração de amor ao pecador. ‪#‎FicaADica‬.

Ciro Sanches Zibordi
Vi no Web Evangelista

6 comentários:

Olho de Rapina disse...

Porque vc diz "OS PECADORES" como que se eximindo de ser um? Aliás a matéria que vc leu e bem provável não completa, exibe o amor praticado contra uma pessoa gay, este ato de amor foi apedrejar. Sim apedrejar. Ademais, o que mais Jesus fez fez foi lutar contra a religião que não servia e nem serve de nada, só aprisiona. Qto pregar, bem, eu lhe falaria apenas as palavras de Jesus, Tire a trave de teu olho primeiro e depois o cisco do olho de teu irmão.
Isso é hipocrisia!
O Ato de lavar os pés, feito pelo pastor e um padre, realmente nada teve haver com ato de amor, mas foi para aliviar a barra dos religiosos intolerantes q se acham certos e salvos por fazer parte de uma religião, mas esquecem do mais importante, que é a JUSTIÇA, A CARIDADE e o AMOR AO PRÓXIMO. No dia do juízo não seremos perguntados qual religião pertencemos ou quanto damos de ofertas e dízimos, mas seremos perguntado o que fizemos aos pequeninos, pois se a eles fizermos a Cristo fazemos. Ou estou errado e não é assim q está escrito?
Então, porque não pregam o EVANGELHO como ele É #ficaadica

Anderson Fábio disse...

Em primeiro lugar somos pecadores lavados e remidos pelo sangue de Cristo, o termo "os pecadores" mostra pessoas que estão longe da graça de Deus e da glória de Deus, por seguirem seus próprios caminhos.



Amar é falar a verdade, após as pessoas não apedrejaram a mulher adúltera Jesus virou para ela e disse: Vá e não peques mais! Não deixou de orientar aquela mulher sobre sua vida de pecado.

Tenho homossexuais na família que trato com amor e respeito, isso sim é o verdadeiro lava pés, agora ir lavar literalmente os pés é a verdadeira hipocrisia do amor, pois existe muitos intolerantes sim, mas a questão não é a luta contra homossexuais e sim contra a ideologia gay que estão implantando no país, onde pode-se falar contra qualquer pessoa, mas se não concordar com a agenda gay, com o comportamento gay você se torna homofóbico e isso é um absurdo.

Por nós pregarmos o evangelho como ele é (contra todo o pecado) é que somos taxados de fundamentalista, de hipócritas, mas esse evangelho água com açúcar e ecumênico não é o da bíblia não. Ou você é cristão ou não é, não existe meio termo. Nossa luta não é contra pessoas, mas contra a ideologia. Amamos os homossexuais, por mais que não concordemos com eles, mas nem por isso vamos deixar de pregar a verdade do evangelho, para poder agradar os ouvidos dos pecadores....

Imagino Jesus chegando para o jovem rico e dizer pra ele que ele não precisava se distanciar da avareza, mas ele podia continuar servindo a Mamon e a Deus que uma hora o Espírito ia libertar ele. Não!!!! Jesus disse, "Eu te quero por completo" Quero que você se livre daquilo que te prende e possa me servir por completo"! Um homossexual irá ser salvo? Com certeza, quando nasce de novo, deixa de praticar aquilo que desagrada a Deus!

É muito fácil me julgar e falar para eu não julgar....kkkkkkk #fica a dica

Olho de Rapina disse...

Olá Anderson, aceito seu debate a este termo, claro, debaterei de forma civilizada e menos agressiva que antes. Não sei se publicará, mas eu republicarei nosso debate. Antes gostaria apenas de firmar que independente de qualquer coisa, deixo aqui minhas estimas por sua pessoa.
A Escritura deixa claro quanto a graça do Pai, sendo ela o ar que respiramos, o alimento que nos contempla, a chuva que cai e faz o fruto crescer, neste caso, das palavras do próprio Salvador, Jesus o Cristo, a graça é dada a todos, pois faz com que o Sol brilhe aos sobre os maus e bons e a chuva desça para os justos e injustos, Mateus 5:45.
Ninguém se desliga do Pai criador ou não seria mais parte da criação, sedo todos filhos, a graça é para todos, porque nós que somos maus não daremos uma pedra se um filho pedir pão ou uma cobra se pedir peixe, ainda mais o Pai que é perfeito.
Nisto as escrituras afirmam, e negar a isso é negar as escrituras!
A homossexualidade não é uma ideologia, é uma condição pessoal, não uma doença nem nada. As a este respeito, prefiro fazer como o Salvador fez nesta mesma questão e agir como ele agiu com os homossexuais. De acordo com a escritura, ele não fez nada. Nada! Não consta nada que ele tenha feito contra. Mas como a religião os trata de forma diferente, criminalmente falando, os coloca no mesmo patamar das prostitutas e ladrões, mesmo sendo pecado. Lembre-se, já que é um homem de fé e líder religioso, a vcs Jesus disse: "Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Mateus 21:31"
Por isso quero deixar aqui uma pergunta e afirmo, é uma dúvida verdadeira, quem é Maior nas Escrituras, a Lei deixada por Moisés ou Jesus Cristo?
Pergunto claro, porque eu acredito que Jesus foi maior que a Lei já que ele a cumpriu e não acabou com ela e mesmo assim, explicou de forma simples o que é a Lei: "fazer a teu próximo aquilo que desejas que seja feito a ti, porque esta é a Lei e os profetas."
Não sei ainda sua resposta, mas me adianto, creio fielmente que o maior é Jesus e não a Lei, mas que devo seguir a Lei de acordo com as palavras do Messias, "amai-vos uns aos outros como vos amei" e não tentando ver o pecado dos outros que em nada me afetaram, e mesmo que me batessem, o melhor era oferecer a outra face.

fim, parte1

Olho de Rapina disse...

continuando parte 2

O Evangelho, creio que o conheça, ele não é exatamente contra o pecado, ele ensina o porquê não pecar, mas não é uma bula contra o pecado, mas é um livro de AMOR, FÉ E ESPERANÇA. Esperança na promessa e da salvação que Jesus nos proporcionou com seu sacrifício. Estou Salvo Anderson, assim como vc e aquele homossexual, Jesus nos salvou e não disse para irmos depois de seu sacrifício para uma igreja para sermos salvos por homens, isso é invalidar o sacrifício.
Mesmo que o "pecado", como vc define, poder condenar uma pessoa, se no instante da morte se arrepender, quem poderá atirar a primeira pedra?
Fé na palavra, o Salvador que é, era e será desde o princípio até a eternidade o VERBO. Fé que posso confiar na promessa e saber que sou Salvo por ELE e Somente POR ELE, pois não há outro intermediador. Ou a escritura se contradisse?
E AMOR, porque Deus é Amor e a palavra final é amor e nada mais. Por isso o Amor é o maior de todos.
Sabemos que no dia do Juízo não importa quem profetizou, nem quem curou, nem quem expulsou demônios, porque está escrito q nem todos que disserem terem feito isto serão reconhecidos, mas aqueles que apenas dividiram o que tinham com os menos afortunados, que deu de beber a quem teve sede, fome, frio, solitário, preso ou doente.
No dia do julgamento não será perguntado: Fostes homossexuais, por isso o inferno é seu destino.
Saia do Aprisco e veja toda a plenitude do Pai, veja o tamanho de sua graça, que por querer seus filhos por inteiro não se importará de salvar a todos que, mesmo no último suspiro, se arrependerem.
Não te julgo e até compreendi o que escreveu na sua matéria e acredite, concordo com ela em parte, apenas não concordo com a parte dos "pecadores". Não somos limpos porque dizemos que aceitamos a Jesus e nem porque somos batizados, e não é a mim nem a ninguém que precisa dizer isto. Isto não importa nem um pouco, pois é o Pai que conhece nosso coração, e dizer "sou limpo, lavei minhas vestes no sangue etc", no fim não fará diferença se no coração não for assim tb.

Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes enganar o seu coração, a religião desse é vã.
A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
Tiago 1:26,27

Sei que não publicar isto, mas eu publicarei nossa conversa, caso deseja conversar mais. Não como inimigos, que não é o caso, mas como amigos e irmãos em busca da verdade.

Abraços e fique com Deus #ficaadica ^^

Anderson Fábio disse...

Amado em Cristo, primeiramente digo que sempre publico todos os comentários, só não publico comentários contendo palavrões e xingamentos.

Vamos lá, você tem razão em suas palavras, porém tudo o que você disse foi em razão de não entender o que eu disse referente a ideologia. Quando disse isso faço menção de todo o movimento LGBT que luta para que seus conceitos sejam aceitos.

Com certeza a graça de Deus está sobre homossexuais, são objetos do amor de Deus, não podemos os condenar, tudo isso eu concordo, porém não podemos ser universalistas em pensar que a pessoa será aceita vivendo sua vida pecaminosa. Como disse tenho parentes homossexuais, duas pessoas, uma delas está na igreja lutando contra os desejos carnais. E já conversamos muito e já dei muitos conselhos a esta pessoa, e digo que toda essa experiência que tenho referente a ajuda com essas pessoas me faz entender um pouco o que elas passam, e sei que não é fácil para uma pessoa que vive desta maneira encontrar um meio de não viver debaixo desses desejos. Porém, nós muito bem sabemos que o nosso Deus é sobrenatural, e vemos muitas pessoas que viviam escravas deste tipo de pecado e hoje são libertas para a glória de Deus.

A demonstração maior de amor não é bater nas costas e dizer as pessoas para que elas vivam assim, vamos para bíblia e ver o que foi pregado desde o inicio....Não vejo João Batista pregando: "Deus ama vocês", Não vejo Jesus trazendo essa mensagem também, não vejo os apóstolos pregando isso também. A mensagem do evangelho sempre foi o arrependimento. Esse evangelho de "paz e amor" não é o evangelho da bíblia. Deus é amor e provou seu amor para conosco, tendo Jesus morrido em nosso lugar, sendo nós ainda pecadores. Quando você diz que os homossexuais são comparados a ladrões e prostitutas, a comparação não é referente a pessoa e sim a pecado. Pecado é pecado. Concordo que a bíblia não é um livro que só condena pecado, mas o grande problema referente a ideologia pregada pelo movimento LGBT é querer que todos aceite o comportamento homossexual como algo normal. Parte 1....continua

Anderson Fábio disse...

Mesma coisa seria Jesus pregar que anda em meio a prostitutas e ladrões e querer dizer com isso que não tem problema nenhum eles viverem desta maneira, que Deus ama eles e os pecados deles não faz diferença nenhuma. É essa mensagem do evangelho??? Penso que não, a mensagem é que Deus nos aceita, independente de nossa conduta, porém nosso encontro com ele faz nós mudarmos nosso comportamento.

Finalizando, amo meus parentes homossexuais, trato os com amor e respeito e nunca falei contra eles. Não falo aqui que os homossexuais não são dignos da salvação. Sei muito bem diferenciar comportamento de identidade. E por muitos não saberem diferenciar isso, pensam que sou contra homossexuais e coisa e tal. Sou contra um comportamento que é contrários aos ensinos das escrituras e é tão pregado contra por toda evidência que o assunto está e por toda luta do movimento LGBT. Porém sou também contra o divórcio, contra o roubo nas igrejas, contra a hipocrisia, contra a mentira. Pecado é pecado.

Agora querer que eu aceite como normal, querer ensinar meus filhos nas escolas o homossexualismo como algo normal, querer implantar leis para que todos aceitem o padrão homossexual como uma prática aceitável, esse é o grande problema.

Lavar os pés em um culto não fará diferença nenhuma, reconheço que muito são duros contra tal padrão comportamental e isso tem efeito com que muitos olhassem para homossexuais com olhares condenatórios, mas min ha intenção não é essa e sim lutar pelos valores da família.

Abraço fraterno em Cristo

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!