0

Benção de Deus? Você também pode ter a sua!



1ª Parte: A benção familiar.


     Olhando a charge acima do artista Jasiel Botelho, vemos uma realidade da igreja do século XXI. No artigo “Chavões Heréticos”, escrevi algo sobre a chamada vitória imediatista que está intimamente ligada à busca, de certa forma errada, que encontramos nos dias hodiernos.
Neste referido assunto, citaremos três áreas específicas, que são mais almejadas: a benção familiar, a benção material e a benção espiritual.
Talvez, como vemos no desenho acima citado, as áreas que mais buscamos as bênçãos seriam da parte material e espiritual, no entanto, ao vermos a situação de algumas famílias, e alguns casais, fui forçado a citar a parte da benção na família, para nos conscientizarmos e nos alertarmos para uma visão e uma vivência mais bíblica.

     Sendo um assunto pouco comentado, mas de uma importância vital, temos visto nestes últimos tempos pregadores, ministros, pastores, com seus ministérios sendo a cada dia abençoados. Estes são usados muitas vezes de uma maneira tremenda, porém ao analisarmos sua convivência familiar, vemos um quadro cada vez mais comum em nossos dias: um lar desestruturado ou um casamento se deteriorando com o tempo, por deixar a visão da benção de Deus na família muitas vezes em segundo plano em suas vidas. Na verdade muitos destes obreiros (mulheres estão incluídas) valorizam mais seu ministério do que os afazeres familiares, e muitas mulheres têm adquirido por conta própria o título de “missionária”, visando somente um crescimento ministerial, e não como o próprio título conclui, ganhar as almas para Cristo. Estas “missionárias” deixam a família, a educação correta dos filhos, muitas vezes o marido de lado, em uma busca incansável do tão prometido ministério.

     Conheço um caso de um obreiro em minha congregação, do qual eu e minha esposa o aconselhamos muito, porém ele não nos ouviu, e hoje está divorciado, por achar que sua esposa “não entendia” e não acompanhava seu chamado. Esquecendo ele que a esposa é vital ao seu ministério, conforme Tiago diz no capítulo cinco e no versículo oito, “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”

O que nós temos buscado para que nossa família desfrute das bençãos de Deus? O que nós, casais, temos feito para que nosso casamento seja uma benção e um exemplo para nossos filhos e para os que nos rodeiam?
Às vezes nos esquecemos de coisas básicas, como as prioridades que devemos ter. Se não conhece as ainda, grave-as bem:

1º Deus


2º Cônjuge


3º Família (filhos)


4º Trabalho


5º Igreja


6º Lazer

     Se andarmos seguindo estas prioridades, com certeza já melhoraremos muito nosso relacionamento familiar.

     Um outro ponto importante é a questão do lazer e dos valores dentro do lar. Vemos no texto de Gênesis capítulo 35, onde Deus chama a Jacó, e este por sua vez, entendendo o chamado de Deus, pede uma mudança na vida de sua família, e que tirem os “deuses” do meio deles. Temos recebido o chamado de Deus em nossas vidas, e talvez você suspire aliviado e diga: “Graças a Deus, por não ter nenhuma imagem de escultura em minha casa.” Porém existem outros deuses que tem tomado conta de nossas vidas e principalmente na vida de nossos filhos: a televisão e o computador. Não sejamos radicais para dizer que temos que tirar essas coisas de nosso lar, mas a espiritualidade de nossa família se desvanece por estarmos nos alimentando de programas, de jogos, e de toda parafernália destrutiva que entra em nossa casa de uma maneira muitas vezes sutil, e tem nos cegado, fazendo com que nossa família mude os valores e perca a direção que Deus tem para cada um de nós! Acabe com esses ídolos e levante um altar ao Senhor em seu lar!

     Outro caso é o lazer, muitos vivem no estresse, irritados e cansados com o dia a dia, e o lazer é um ótimo remédio. Sair um pouco da rotina e passar um tempo especial com nosso cônjuge e com nossos filhos pode marcar a vida deles para sempre. Por isso tire uma folga e vá se divertir, porque isso também é uma benção para família!

Para concluir, trago algo para os casais:

• Não percam o romantismo;

• Amor não é sentimento, então decidam-se amar a cada manhã

• Busquem prícipios bíblicos para o casamento ( Casados para Sempre é um ótimo curso para isso)

• Eduquem seus filhos nos padrões bíblicos, e não os deixem a vontade para escolher. Temos que mostrar o caminho certo!

• E nunca se esqueçam: Divórcio não é bíblico. Para ler o artigo clique aqui.

     Que Deus abençoe cada família, que o ministério não seja desculpa para colocar a família e o casamento em segundo plano. Que os casais se amem e se entendam cada dia mais e que a benção familiar de Deus seja derramada sobre cada vida! Em nome de Jesus!


Anderson da Paola.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!