1

As 7 palavras da Cruz. Parte I


Jesus foi exemplo em todos os sentidos, mas como nos admiramos de seu amor provado em seu sofrimento pela humanidade na cruz do calvário! Porém, não é somente a cruz que relata seu sofrimento, mas o mesmo começa já no Getsemani, com o sofrimento espiritual que Jesus teve. Tamanho foi este sofrimento que suou gotas de sangue: um acontecimento raro que só é gerado em estado de muita aflição e agonia.

Jesus é preso, apanha, passa por um tribunal injusto dos fariseus e é conduzido a Pilatos. Este querendo livrar Jesus da morte, pede para que os soldados romanos o açoitem (Jo19:1). O açoitamento romano era um dos mais cruéis castigos existentes, o instrumento usado para tal era conhecido como "Flagrum", que tinha um cabo inflexível ao qual eram atadas longas tiras de couro de vários comprimentos. Pedaços de ossos e chumbo, agudos e denteados, eram trançados entre elas. Os efeitos do flagrum eram desastrosos; as pequenas bolas de chumbo, primeiramente causam contusões grandes e profundas, que vão se abrindo por causa dos açoites seguidos. Após isso, para zombar de Jesus, os romanos o pegaram uma planta com espinhos comum na palestina, que hoje é conhecida como "Espinho de Cristo Sírio", seus espinhos são grandes, pontiagudos e duros como pregos. Fizeram uma coroa e com um bastão, martelaram na cabeça de Cristo. A cabeça é uma das partes que mais saem sangue, seu rosto, provavelmente ficou desfigurado pelo sangue que escorreu pela sua face.

Com as costas em carne viva, a cabeça sangrando, sem forças até para permanecer em pé, Jesus foi forçado a levar um pedaço de madeira chamado de "patibulum", que era a parte horizontal da cruz, este pesava aproximadamente 50 quilos. Por um caminho totalmente desforme, com pedras, morros, buracos, Jesus andou aproximadamente 600 metros de distância, carregando o peso do Patíbulo. Não aguentando tamanho esforço, foi pedido para um homem o ajudar, pois sem forças ele já não conseguia.

Chegando ao lugar chamado caveira (onde ocorria as crucificações) colocaram o patíbulo no chão e pregaram em suas mãos, provável em seu pulso, para aguentar seu peso. O levantaram pregaram seus pés, e neste momento a dor era tamanha que Ele não conseguia nem respirar direito. Na parte de baixo dos pés foi colocado uma madeira para ali os criminosos forçarem com os pés para respirar, pois sem esta madeira não conseguiriam, tanto que para matar os criminosos de uma vez bastava quebrar suas pernas e não conseguiriam respirar e morriam sufocados. Com toda essa dificuldade em vista Jesus toma forças, arrasta suas costas toda ensanguentada sobre aquela madeira rústica, toma fôlego e diz sua primeira frase:

1 - PALAVRA DE PERDÃO: PAI, PERDOA-OS: Lc 23:34

Jesus inicia suas palavras com uma palavra de perdão. E isto para nós é de difícil compreensão, pois perdoar e interceder por aqueles que o estavam maltratando parecia contraditório.
O perdão nunca é fácil, mas trata-se de uma atitude, uma decisão que devemos tomar e não algo que devemos sentir.
Na oração do "Pai nosso" existe uma lei espiritual que nos leva a refletir muito a respeito do perdão, que é a parte que Jesus nos ensina: "Perdoa nossos erros, do mesmo jeito que perdoamos aqueles que nos tem ofendido." Será que temos perdoado as pessoas que nos ofendem? Pois não receberemos o perdão de Deus se não perdoarmos! Forte isso, não é mesmo? Temos que refletir nossas ações mediante a explanação desta palavra que está entrando em nossos corações através deste artigo.

"Pai perdoa-os". O perdão de Deus está ao alcance de todos que reconhecem suas falhas e se arrependem. Pedro também conheceu este perdão, depois de ter negado ao Senhor por três vezes, ele se isolou acreditando que não havia mais perdão para ele. Estava arrependido, envergonhado, logo após negar ao Senhor. Então Jesus aparece, olha nos olhos de Pedro e isso corta seu coração, onde ele se rendeu no choro, um choro de arrependimento. "Mas e agora? Será que o Senhor não me perdoará? Pensou Pedro. Quando Jesus ressuscita dos mortos, as mulheres vão ao sepulcro e encontram um anjo e este diz a elas: "Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse."
(Mc 16:7) Jesus provavelmente enfatizou para que o anjo citasse Pedro.

Não importa o que façamos, Ele nunca nos amará menos, sempre nos amará de uma "tal maneira"(Jo 3:16). Mas provamos nosso amor por Ele vivendo em santidade, buscando sempre lavar nossas vestes no sangue do cordeiro e perdoar nosso próximo, para cumprirmos os seus ensinamento e termos uma intimidade cada vez maior com Ele.


Continua....

Anderson da Paola

Auxílio bibliográfico
Livro Cristologia - Faculdade Teológica Refidim


Veja abaixo um testemunho sobre perdão:



1 comentários:

Anônimo disse...

cada dia que passa,Jesus se torna ainda maior p/mim!

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!