Há tempos atrás as igrejas seguiam algumas "doutrinas" que hoje conhecemos como usos e costumes. Este artigo não irá se ater a estes pormenores, porém se estiver interessado em ler sobre isso clique aqui e aqui. Hoje muitas destas mesmas igrejas que adotavam tal tradição, a deixaram de lado. Alguns pensam que as igrejas que falo são só Deus é Amor e Assembléia de Deus, porém muitas outras igrejas adotavam essas tradições.
Porém os tempos mudaram e hoje quando falamos em tradição, logo vem em nossa mente: LEGALISMO. Será isso mesmo? O que é tradição?
Segundo o dicionário Michaelis, dentro de seus vários significados, tradição é: Conjunto de usos, idéias e valores morais transmitidos de geração em geração. O termo no grego "paradosis" quer dizer: transmissão, preceito, particularmente a lei tradicional dos judeus, ordenança. Logo tradição são preceitos morais que são transmitidos pelas gerações, se assim podemos dizer.
A bíblia fala algo sobre as tradições ou costumes? (Quando digo costume é somente uma redundância do termo tradição). Vemos nos textos abaixo algumas citações da palavra, vejamos:
"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." 1 Coríntios 15:33.
"Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa." 2 Tessalonicenses 2:15
"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu."2 Tessalonicenses 3:6
Diante destes versículos temos nós que abandonar todos as tradições que nos foram ensinadas? Ou o negócio é viver o evangelho moderninho? Será que muitas das coisas tradicionais esquecidas não estão prejudicando a saúde espiritual da igreja do Senhor? O remédio seria nosso arrependimento diante das circunstâncias, e um despertamento para que tomemos uma posição diante de Deus e dos homens e assim resplandeça em nós a Luz de Cristo!
Tradições, tradições...Quem precisa delas? Estamos bem assim, não é mesmo! Mas vivendo sem essas tradições, muitas coisas estão mudando sem que nossos olhos percebam que tais mudanças são repugnantes aos olhos do nosso Deus que é Santo! Que mudanças? Você pode estar pensando, então vamos enumerar algumas:
1- Segundo a tradição que nos foi passada Deus abomina o divórcio!
Amados em Cristo, há tempos atrás contava-se nos dedos o número de divórcios. Principalmente se tratando de pessoas que seguiam o evangelho. Hoje como vemos nas estatísticas, só neste ano subiu quase 50% o números de divórcios no Brasil. E isso inclui todas as pessoas, independente de cor, raça, credo, placa de igreja... O pior não é isso. Certo líder do Movimento homossexual desafiou um pastor com a seguinte questão:
"Não estamos preocupados se os cristãos vão aceitar o casamento gay, pois logo eles aceitarão. Pelo que o pastor responde: NUNCA iremos aceitar isso! E o líder gay respondeu: É? Há tempos atrás vocês não aceitam o divórcio também!
Há algo errado e não estamos percebendo, estamos abandonando nossas tradições. Hoje vemos igrejas sendo lideradas por pastores divorciados, sendo que a própria bíblia ensina que o pastor deve ser casado uma vez só! Mas muitos já não querem saber o que a tradição bíblica ensina e sim o que satisfaz seus egos.
2- Segunda a tradição temos que cuidar com o que vemos.
Há tempos atrás a televisão era a "caixa do diabo". Fique tranquilo que tenho TV em casa, três televisores por sinal. Porém hoje vemos uma igreja que está viciada em certos programas, em futebol, em internet, facebook. Vemos uma geração nova que se comunica com uma nova linguagem: o internetês. Nada contra futebol ou outros programas, eu também tenho minhas redes sociais; no entanto a bíblia nos ensina fazer tudo com moderação.
"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."2 Timóteo 1:7
Temos que ser equilibrados e devotos não aos aparelhos eletrônicos ou a um time de futebol, mas a Deus e a sua obra. Neste domingo que passou foi a final do campeonato mundial e várias pessoas não foram a Escola Bíblica para ficar em casa vendo seu time de futebol, inclusive líderes! Agora vos pergunto, estamos guardando as tradições que nos foram passadas? Pois hoje trocar os ensinos bíblicos para ficar em casa vendo futebol já é normal!
3 - Segundo a tradição temos que nos vestir sem sensualidade
Há um padrão bíblico para ditarmos que tipo de roupa devemos vestir? Sim e não...Como isso? Não posso ditar um uniforme para que ande num padrão que acho certo, mas a bíblia fala sobre sensualidade e lascívia:
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia," Gálatas 5:19
Há tempos atrás as pessoas se vestiam de maneira modesta e com bom senso. Os tempos mudaram, a cultura mudou... e como nós fazemos parte da cultura, mudamos também.
Mas não deveríamos cuidar para que a cultura não venha ferir os padrões bíblicos? Antigamente se vivia um verdadeiro farisaísmo, onde achavam que certas vestimentas eram padrões de santidade.
Porém acabamos esquecendo de algumas tradições essenciais, e vemos pessoas se vestirem de forma totalmente lasciva e sensual, sem se preocupar se isto agrada ou não a Deus.
E digo isso de pessoas que tem consciência disso, mas não estão preocupadas, pois "agora PODE".
Conclusão:
Seguimos tradições ou não? Se seguirmos, somos tachados de religiosos e legalistas. Porém se não seguirmos, embarcamos neste barco do evangelho moderno, onde nada mais é errado ou se for dito que algo não pode e/ou não agrada a Deus, dizem que estamos fora de moda.
E assim a boa tradição morre dando vida a falsa liberdade...
Que venhamos despertar e voltar as primeiras obras!
Pb. Anderson Silva
Auxílio Bibliográfico
Dicionário Michaelis
Bíblia estudo palavras Chave
4 comentários:
Muito bom seu artigo. Talvez seja necessario morrer uma geração para que a outra assuma o papel devido. Assim como Deus fez com o povo de Israel no deserto.
Abraço
É verdade amado, mas o que me preocupa é o que nós estamos deixando para a próxima geração. Em Juízes diz que uma geração surgiu que não conhecia o Senhor nem as obras que Ele tinha feito, e cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos. Vejo uma geração semelhante, cada um faz o que acha melhor, o que acha certo e não buscam nas escrituras o caminho correto a seguir! Trágico!
Concordo em gênero, número e grau. Sendo jovem percebo essas mudanças e abandono de valores nessa geração, a apostasia se alimenta disso. Temos muitos jovem no ensino superior como eu e que sofrem lavagem cerebral, abandonado valores e influenciando de forma negativa outros de suas igrejas, penso q o momento da volta de Cristo se aproxima enquanto as pessoas se afastam dEle.
É verdade Priscila, que haja um verdadeiro despertamento para que a Igreja volte as suas raízes e ao evangelho puro e simples!
Postar um comentário
Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!
Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!
Julgar ou não julgar?
É Pecado Julgar?
É correto julgar, expor o erro e citar nomes?
É sempre uma falta de amor criticar e julgar?
Muito obrigado!