2

Benção de Deus? Você também pode ter a sua! Parte II



Bençãos materiais


Eu quero! Eu quero! Eu quero!

Por que é tão díficil nos contertarmos com o que possuímos? Será que, se algum dia, tivermos tudo que queremos, estes anseios cessarão?

Temos visto buscas, orações, clamores; são campanhas e mais campanhas por bens materiais. Em algumas igrejas isto é muito mais notório, porém nem iremos entrar em detalhes, para evitar falatórios profanos.

Como pois ser moderado sobre o materialismo? O que a Bíblia diz a respeito deste assunto?

Em primeiro lugar, vamos dar uma olhada no Sermão do Monte, onde o próprio Jesus nos deixa um ensinamento importante: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas” Mt 6:33
Olhando o contexto deste versículo, vemos Jesus falando sobre nossa ansiedade e preocupação sobre o que vestimos e comemos, nos mostrando que temos que depositar nossa confiança total em Deus, que supre todas nossas necessidades.

Perguntemos para uma pessoa próxima a Jesus, seu primo João Batista, o que ele diz sobre isso? “Então alguns soldados lhe perguntaram: E nós, o que devemos fazer? “Ele respondeu: "Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário".” Lucas 3:14. Ops! Será que não posso pedir aumento em meu emprego? Não é isso que o texto esta querendo dizer, mas nos contentarmos com o que recebemos, é muito importante lembrarmos de termos sabedoria para administrar o que recebemos e não receber dinheiro de forma ilícita.

Outro ponto importante é o que Paulo diz: “... não ambicioneis coisas altivas, mas acomodai-vos às humildes”. - Romanos 12:16. Muitos teriam que eliminar este versículo da palavra de Deus para justificar suas buscas e acúmulos de bens sem proveito nenhum para o Reino de Deus. Nos acomodar, é estar tranquilos com o que Deus nos deu, e não vivermos atribulados em busca de riquezas terrenas.

O autor do livro de Hebreus também nos deixa um conselho: “Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei”. - Hebreus 13:5
Contentamento tem sido algo que não vemos muito nos dias de hoje, porque o que as pessoas mais buscam é a própria felicidade, e o anseio por ter mais está ligado a isso.

Talvez fique esta dúvida: É errado buscarmos bens materiais?

Creio que não seja errado, desde o que estamos pedindo seja necessário, seja a vontade de Deus e glorifique o Seu nome. Pois Tiago nos deixa uma advertência: “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” Tiago 4:3 . Por isso ao pedirmos temos que ter a consciência disso, de que o que queremos não seja somente para satisfazer nosso ego.

A palavra diz que todas nossas petições devem ser conhecidas diante de Deus (Fp 4:6), para que a paz de Deus que excede todo entendimento guarde nossos corações. Esta confiança temos que ter n’Ele, e nas circunstâncias difíceis confiar que é poderoso para nos livrar.

Não podemos esquecer que quando nos entregamos a Cristo, tudo o que temos pertence a Ele, nós apenas administramos os bens que Ele nos deu.

Temos que ter cuidado com a busca de bênçãos materiais, pois o apóstolo Paulo também nos adverte quando diz: “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.” I Tm 6:7-11. Note o que ele fala para Timóteo: FOGE!!! Por que fugir? Porque estas coisas nos comtaminam, nos levam a perdição. Temos que estar alerta quando nosso coração esta voltado inteiramente a estas coisas.

Concluímos que Deus tem poder para nos dar uma boa casa, carro zero, dinheiro; porém estas não são prioridades no reino de Deus.
Vamos ficar com as palavras de Paulo, que mesmo na prisão, diante de muitas privações, nos deixa um exemplo que devemos nos esforçar a seguir. Vamos nos esforçar para dar o melhor para nossa família, mas sempre valorizando o que realmente importa! Buscar bençãos materiais? Sim, mas não com egoísmo e luxúria, buscando sempre o que é necessário para nossa breve estadia aqui nesta terra, e que tudo seja para a glória do Senhor!

“Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda em qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação”.  Filipenses 4:13

(Procurei ser simples e objetivo em minhas colocações, usando mais o que diz a palavra de Deus, para não ser algo de minha mente, mas da autoridade da palavra, até porque o evangelho é simples, os homens que o complicam.)

Soli Deo Gloria

Anderson da Paola

Fonte: Nas minhas indignações com a Teologia da Prosperidade e o materialismo que tem consumido muitos na igreja do Senhor.
Fonte da charge: Rir e Pensar

2 comentários:

Unknown disse...

PAz do Senhor...
Gostei muito do que você disse. É uma grande realidade o que estamos vivendo na atualidade, cristãos colocando bens materias acima de tudo; Em suas orações só querem pedir, pedir e pedir coisas para Deus que nem é de extrema necessidade. Isso deve ser o motivo de muitas igrejas não ter mais o poder de Deus se manifestando como se manifestava antigamente. A igreja prefere ter bens materias do que sentir a presença de Deus constantemente(...)

Abraços...
Gislaine

Anderson Fábio disse...

É verdade, minha irmã
o materialismo tem tomado conta de muitos,
temos que vigiar neste sentido, Deus pode nos dar o que Ele quiser, mas não dará somente o que nós queremos. Temos que aprender a colocar as coisas de Deus em primeiro lugar e deixar que Ele faça Sua vontade em nossas vidas!
Fica na paz!

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!