0

Humildade x Orgulho - Parte 02


Continuando esta série de mensagens sobre orgulho, quero enfatizar hoje uma prática comum quando trabalhamos este tema: Ostentação.

Vamos começar lendo o texto de Galátas 6.3 
“Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo”

A coisa mais chata que existe é ver uma pessoa falando muito de si, ostentando posições e situações, e que no fundo você sabe que não passa de conversa fiada. É ridículo, não é verdade? Aquele que diz que sempre ora mais do que os outros, sempre prega mais do que os outros, sempre é mais fiel do que os outros, e você conhecendo que aquele irmão ou irmã que está ostentando tudo isto deixa a desejar em muitas áreas.

Esta pessoa está agindo num princípio de orgulho. Não é errado você compartilhar projetos, anunciar eventos ou coisas deste gênero, até porque este procedimento é sadio, desde que seja na medida correta, e não perca o alvo principal, JESUS. Anos atrás ouvi uma história de um amigo meu que achei no mínimo cômica. Este pastor me falou que na sua igreja tinha um rapaz recém-convertido, muto dinâmico e que começou a pregar o evangelho rapidamente. Começou a produzir umas mensagens de áudio e alimentando um desejo de crescimento ministerial. Até aí parece ser uma história sadia e normal.

A questão é que este rapaz procurou meios enganosos para crescer no ministério. Certo dia um grupo de irmãos da igreja fez uma viagem ministerial para a França, e este menino insistiu muito para ir, tanto que concordaram que ele fosse junto. Até porque ele conseguiu alguns irmãos da igreja para ajudarem nas despesas de passagem área.

Chegando em Paris, entre uma reunião e outra, ele sempre atento observando tudo, resolveu dar uma escapada, colocou um terno, e bateu uma foto na frente da Torre Eiffel. Ele voltou para o Brasil, colocou esta foto na capa dos seus CD´s, e começou a colocar em cima do título: "Conferencista Internacional".

Você está rindo? Parece cômico, mas veja o que uma pessoa é capaz de fazer para ostentar algo diante dos homens. Ele passou vergonha e fez papel de ridículo. Hoje minha oração é que para que meu nome seja reconhecido em dois lugares: No céu e no inferno. “Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: A Jesus conheço, e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?” Atos 19.15

Deixa os outros falarem de você, se preocupe apenas de refletir a presença de Deus, somente isto. Deixo dois textos para encerramos este artigo.

I Pedro 5.6 "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte"

Provérbios 29.23 “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra"

Que Deus os abençoe

Pr. André Steil
Ministério Ide às Nações
ministerionacoes@gmail.com


Parte 1 aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!