0

Humildade x Orgulho



Texto Base: “Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém,
graça aos humildes”   Tiago 4.6

Você se considera uma pessoa humilde? É capaz de reconhecer que existe alguns pontos na sua vida que você ainda opera em orgulho?

Deixe para responder estas perguntas no final desta série de ministrações. Tenho certeza que o Espírito de Deus nos ajudará a identificarmos áreas onde precisamos melhorar. O Seminário liderança eficaz visa alicerçar os trabalhadores do reino na Palavra de Deus, visando um aperfeiçoamento de nossas atividades, resultando num trabalho com mais excelência. O primeiro passo a ser dado é justamente entendermos a diferença entre eficiência e eficácia. O título deste seminário é Liderança Eficaz. Então, o que vem a ser um líder eficaz?

Conceito:

Eficiência: Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos.
Eficácia: Fazer as coisas certas na hora mais acertada. É escolher qual o caminho a ser seguido. Vamos a um exemplo prático: Dois homens saíram num pequeno barco para pescar.

Veio uma tempestade repentina e naufragaram. Para complicar uma névoa densa sobreveio sobre aquele lugar ao ponto deles mal conseguirem ver uma ao outro. Então um deles falou:

- Irei nadando nesta direção para ver se consigo chegar à costa.

O outro escutou a decisão do amigo e falou:

- Irei ficar aqui perto dos destroços do barco, esperarei amanhecer, assim conseguirei ver para que lado esteja a praia. Então nadarei ata lá.

A pergunta é: Quem foi eficiente nesta história, e quem foi eficaz?

Com certeza o eficaz foi aquele que tomou a decisão de nadar na hora mais apropriada, ou seja, ao amanhecer. Entendendo este conceito fica mais fácil introduzirmos o assunto. Devemos nos esforçamos para sermos lideres eficazes, que possuem uma sensibilidade para fazer as escolhas certas, agir na hora correta e executar as ações com maestria.

Estaremos explorando nesta oportunidade a humildade numa ótica bíblica, com o intuito de ajudar muitos cristãos a descobrirem onde estão colocando o seu coração, e constatarem se estão agindo num princípio de orgulho em algumas áreas de sua vida. Será que sou orgulhoso? O orgulho não confessado e tratado por Deus pode parar sua caminhada no Senhor, pois “Deus resiste aos soberbos”.

Hoje temos presenciado em nossa nação um número crescente de escândalos com líderes religiosos, dos mais diversos segmentos. Isto tem deixado meu coração apertado, pois a queda de um líder não representa o enfraquecimento de uma placa denominacional, mas o corpo de Cristo perde.

Vale salientar que o ato ilícito praticado onde redundou o escândalo é apenas um reflexo posterior de um pecado mais grave: ORGULHO.

A incapacidade de se arrepender em “tempo”, de procurar ajuda e reconhecer suas limitações, acabam levando alguns valentes de Deus a lona. Quero primeiramente quebrar um falso conceito, onde muitos pensam que uma pessoa rica jamais conseguirá ser humilde, e para agradar a Deus em humildade é necessário ser pobre. A Humildade jamais esteve ligada a condição financeira. Existem muitos ricos e abastados que são humildes e sujeitos a vontade do Senhor Jesus, assim como existem pobres extremamente orgulhosos e soberbos.

.....continuamos no próximo artigo

Que Deus os abençoe

Pr. André Steil
Ministério Ide às Nações
ministerionacoes@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!