0

Que igreja que eu sou?


Ao lermos esta pergunta, muitos poderiam responder: "Eu sou batista", "eu sou assembleiano", "eu sou de tal igreja"... De uma forma geral até teriam razão, porém se analisarmos de uma forma individual, de qual igreja somos?

Paulo cita em ICo 6:19  "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?". Vendo por esta perspectiva, cada um de nós é uma igreja, então...?
Será que estamos sendo semelhantes a igreja de Coríntios? Que possuía dons, milagres e prodígios? A primeira vista, olhando só por este ângulo dos milagres, poderíamos dizer: "Nossa que igreja abençoada!" Porém o apóstolo dos gentios inicia o capítulo 3 da primeira carta a este povo com a seguinte expressão: "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo."
Como? Será que eu entendi? Uma igreja que possuía todos os dons era uma igreja carnal? Sim! Como sempre digo: uma pessoa usada não é necessariamente também uma pessoa aprovada! Temos que tomar cuidado ao rotular alguém por ser espiritual somente pelos dons que esta pessoa tem e usa, ou até mesmo nós acharmos espirituais por isso!

Ou será que somos semelhantes aos Gálatas? Estes até que começaram bem, mas acabaram se desvirtuando do evangelho verdadeiro, colocando doutrinas humanas para alcançar a salvação. Quantos que são "igrejas" assim! Querem moldar as pessoas conforme as doutrinas humanas que aprenderam. Cuide para não chegar neste ponto, a santificação é uma vida diária de comunhão com Deus!
Os gálatas forçavam os homens a se circuncidar para terem uma marca em seu corpo simbolizando a salvação, mas nosso amigo Paulo diz em Gálatas 6:17 "Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus." A marca que você tem que ter é do sangue de Cristo e não uma "marca" externa!

Agora a igreja que predomina é a de Laudicéia! Muitos teólogos acreditam que as cartas do apocalipse são proféticas para épocas da igreja. E quantos de nós estamos semelhantes a ela? Achando que já temos o que precisamos, que somos bons, que já fazemos o suficiente, achando que o pouco que buscamos está nos enriquecendo espiritualmente? Quando vamos perceber que somos pobres, cegos e nus, e reconhecendo, seremos levados ao arrependimento e poderemos abrir as portas de nossos corações para termos uma intimidade com nosso Senhor!

Que igreja somos? Olhamos tanto as placas, as denominações e criticamos tanto algumas formas de pensar e temos nos esquecido de olhar para nós mesmos e enxergar o que temos sido para o Senhor Jesus! O que Ele mais quer é que sejamos como a igreja de Éfeso, que Paulo fala já no primeiro capítulo e no verso 3 que já fomos abençoados com todas as benção espirituais, porém elas estão nas regiões celestiais, no capítulo 2 verso 6 ele diz que se já ressuscitamos  com Cristo, estamos sentados nos lugares celestiais com Ele. É assim que temos que viver! Como diz o hino Astronauta da banda Resgate: "Os meus pés estão no chão, a cabeça nas alturas..." Porém, não podemos deixar acontecer o que aconteceu com esta igreja que continuou trabalhando para Jesus, mas esqueceu o primeiro amor.

Os dons são bons, o ministério é ótimo, ir na igreja é maravilhoso, porém melhor que tudo isso é sermos nós a verdadeira Igreja: lugar onde Cristo é cultuado o dia inteiro em nossos corações!

Pense nisso!

Abraços

Anderson da Paola

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!