2

Pecado



Nesta semana quero estar abordando um tema pouco pregado em nossos púlpitos hoje, trata-se justamente da situação pecaminosa do homem e o plano perfeito da Salvação.

   Está chegando um tempo onde nossos lábios com mais freqüência e ousadia deverão proclamar estas verdades bíblicas.

   Vamos começar a nossa reflexão de hoje definindo a palavra “pecado”. Vale salientar que o Antigo Testamento foi escrito originalmente em hebraico, com alguns trechos em aramaico. Já o novo testamento foi escrito em Grego. A palavra grega para pecado é Hamartia, que significa “errar o alvo”, aliás, existe uma matéria dentro da Teologia Sistemática que estuda somente o pecado e suas conseqüências. É a Hamartiologia.

   Como o pecado entrou no mundo?

   Deus plantou Adão e Eva no jardim, e eles desobedeceram a Deus dando lugar ao Diabo. Isto trouxe sérias conseqüências para toda a humanidade conforme descrito nos primeiros capítulos de Gênesis.

   Analisamos três passagens bíblicas que nos trazem verdades decisivas sobre o pecado:
a) Romanos 3.23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Nós nascemos em pecado. Precisamos de Jesus para nos conduzir a Deus.

b) Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”. O pecado nos conduzirá a morte e separação de Deus.

c) Isaías 59.1-2 “Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido para que não possa ouvir;mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça”. Nossas orações são bloqueadas pelo pecado.

Como vencer esta separação e se aproximar de Deus?


Vamos analisar três pontos:


1) Salvação não é por Obras: Não somos salvos mediante nossos feitos ou realizações.      Efésios 2.8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;não vem das obras, para que ninguém se glorie”

2) Arrependa-se: Deus não despreza um coração contrito e quebrantado.

3) Jesus é o Caminho: Entregue sua vida a Jesus, pois ele é o único caminho conforme o texto de João 14.6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

    Como faço para me entregar a Jesus?


    Depois que você se arrependeu, confesse e creia que ele é o filho de Deus, pedindo para ele fazer habitação em sua vida.

Leia Romanos 10.9-10 “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”

Comece hoje  mesmo uma nova vida em Cristo!!!

Pr. André Steil 

2 comentários:

Matheus De Cesaro disse...

Teologicamente bem argumentado. Existencialmente falando, resumo o pecado em, concupsciência da carne e dos olhos somado a soberba da vida, são estes fatores que nos levam a errar o alvo. E a Graça é o único meio de nos fazer vencer estes fatores, o que passar disso é crendisse e conjectura. Fiel é Deus. Abraço.

Anderson Fábio disse...

é verdade! Se não fosse a graça de Deus, estaríamos perdido!

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!