5

Qual o dia em que o nosso Senhor Jesus Cristo foi crucificado?



É possível que para muitos a resposta a essa pergunta já esteja decorada, e seja mencionada a Sexta-feira da semana chamada santa. Contudo, uma análise mais atenta dos relatos bíblicos e das profecias acerca da morte e da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, colocam em fatal descrédito tal afirmação, por mais alicerçada na tradição que ela esteja.

Através dos textos bíblicos sabemos que o Senhor Jesus ficou três dias morto antes de ressuscitar. Ora, se a Sua crucificação ocorreu na Sexta-feira, não foi possível Ele estar morto durante três dias antes da Sua ressurreição, visto que esta deu-se no primeiro Dia da Semana, ou seja, o Domingo:

“E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena,...” Marcos 16:9a-ACF

Conforme está escrito: “E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.” Marcos 8:31-ACF

“Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.” João 2:19-21-ACF

Mesmo que sejam contados os dias pelos seus nomes: Sexta, Sábado e Domingo, e daí se diga: Temos três dias!, isso não corresponde aos relatos e nem às profecias bíblicas, posto que as profecias falam de três dias completos de 24 horas.

Senão vejamos:

“Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.” Mateus 12:40

Há vários relatos bíblicos em que a  Bíblia menciona dias, sendo estes claramente dias completos de 24 horas. Temos, por exemplo, o relato do dilúvio em Gênesis:

“E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.” Gênesis 7:17-ACF

“E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.” Gênesis 7:12-ACF

Ou o relato em que o Senhor Jesus foi tentado no deserto por quarenta dias:

“E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.” Marcos 1:13-ACF

“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;” Mateus 4:2-ACF

Fica claro então, que são três dias e três noites no seio da terra.

Considerando também o relato das ações das mulheres depois da morte do Senhor Jesus, sabemos que não foi a Sexta-feira o dia de Sua morte. Mas ‘como?’, diria alguém, ‘a Bíblia não diz que foi na véspera do Sábado?’ Sim, conforme está escrito:

“E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,” Marcos 15:42-ACF
Temos, porém, que para o judeu, qualquer dia da semana poderia ser véspera do Sábado, pois o Sábado era para o judeu, qualquer dia de feriado e não necessariamente o Sábado, sétimo dia da semana. Por isso, para nós, véspera do Sábado é obrigatoriamente a Sexta, mas não para o judeu.

Analisando o que as mulheres fizeram, temos os seguintes relatos bíblicos:

“E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo.  E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:54-56-ACF

Temos nestes versículos a descrição de dois sábados: Um o Sábado que era o dia após o dia da preparação, (feriado); e o outro, o Sábado dia da semana, no qual está especificado que elas repousaram, obedecendo o mandamento.

Temos ainda que:

“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.” Marcos 16:1-ACF

Este Sábado é o dia após o dia da preparação, o qual, havendo passado, deixou as mulheres em condições de irem comprar aromas e preparar as especiarias para irem ungir o corpo do Senhor Jesus.

Ou seja, se o Senhor Jesus morreu na Sexta, e as mulheres descansaram o Sábado, conforme o mandamento, em que dia da semana elas teriam comprado os aromas e preparado as especiarias para irem ungi-lO? Já que elas foram ao sepulcro ao amanhecer do primeiro dia da semana, ou seja, o Domingo? FICARIA FALTANDO ESTE DIA!!!

Conforme:

“E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.” Marcos 16:2-ACF

“E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena,...” Marcos 16:9a-ACF

 Irmãos, João 10:35b diz: “...a Escritura não pode ser anulada),”

Se Cristo disse que Ele estaria três dias e três noites no seio da terra, então Ele esteve três dias e três noites no seio da terra. E já que Ele ressuscitou no primeiro dia da semana, que é o Domingo, então Ele não morreu na Sexta-feira.

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E QUE FOI SEPULTADO, E QUE RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA, SEGUNDO AS ESCRITURAS. I Coríntios 15:3,4-ACF

Noemi Andrade Campêlo Ribeiro - 2007
Recebido por e-mail

5 comentários:

Missionária Nancy Nunes disse...

Pastor, muito obrigada pelos textos. Aqui em Curralinho, eu e meu filho e os irmãos a quem vc envia também. È um ótimo canal para ampliar conhecimentos e buscar discuessões que edificam a vida do ser humano nesta caminhada rumo a Jerusalém Celestial. O Eterno te abençoe, Guerreiro e Feliz Páscoa!

Anderson Fábio disse...

Amada irmã,

a honra é toda minha em saber que estou ajudando com o blog. Este foi a principal razão de te-lo feito e dele ainda existir!

Fica na paz

Socorro Cabral disse...

Olá vc é pastor? de qual rebanho?

Socorro Cabral disse...

Olá vc é pastor? de qual rebanho?

Anônimo disse...

A paz de Cristo, pertencemos a Comunidade Evangélica Novo Amanhecer que faz parte do ministério Mevan!

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!