2

Esgotamento espiritual


Quero falar nesta oportunidade da importância de você conhecer a presença do Espírito Santo, o deixando guiar sua vida, e se esforçando a cada dia para construir um relacionamento íntimo com ele, encontrando o equilíbro necessário para toda sua vida.

A sociedade hoje gira num ritmo extremamente acelerado. Seja na empresa, no ministério, ou em qualquer outra área que você esteja inserido, somos cobrados a apresentarmos resultados rápidos. Não existe espaço para o segundo lugar. E neste afã desesperado de crescer, às vezes trocamos princípios que são fundamentais para uma vida sadia no espírito. Alguns inclusive quebram princípios de caráter e conduta, pisando nas pessoas para subirem de posição na hierarquia da empresa.

Estamos observando uma geração “on-line”, onde tudo é rápido, acelerado, e às vezes sequer temos paciência para esperarmos trinta segundos um café esquentar no microondas. Não sou contra os avanços tecnológicos e muitos menos que você cresça na empresa onde trabalha. Quero apenas deixar um alerta na forma como você tem conduzido sua vida espiritual no meio desta correria.

O Senhor ainda tem tido um lugar de primazia? O problema se dá quando trazemos isto para um contexto ministerial. Se não vigiarmos, entramos numa correria desenfreada para alcançarmos resultados, entramos num ativismo extremo, erradicamos o tempo necessário para estarmos junto com o Espírito Santo, e sem percebemos começamos um processo de definhamento espiritual.

Muitas vezes temos boas intenções, queremos produzir no Reino, mas sem sabedoria e equilíbrio. Acumulamos uma série de funções na igreja e no secular, e por fim, acabamos não fazendo nenhuma atividade com excelência. Qual o resultado disto? Esgotamento físico e espiritual.


Em 2008 foi um ano muito abençoado no Ministério Ide às Nações (leia a observação no rodapé), onde surgiram muitos convites para Palestras e Seminários por todo o Brasil. Na época conciliava uma atividade secular de segunda a sexta numa empresa da cidade. Resumindo, sexta a tarde saia com a mala nas costas e retornava domingo pela madrugada, entrando no trabalho segunda pela manhã. Fizemos isto o ano inteiro.

Qual o resultado?
 
Em meados de novembro eu estava depressivo, esgotado fisicamente e me sentindo longe de Deus. Por quê? No meio daquela correria, se fossemos juntar todo o tempo de oração da SEMANA inteira, não passava de quinze minutos. Um grande amigo meu sempre diz que vida no Espírito se assemelha a conta num banco. Se você somente sacar, sacar, e não depositar nada, a conta ficará negativa. Foi exatamente o que aconteceu comigo.

O FAZER não é mais importante do que o ESTAR. Primeiro devemos estar nele, recebermos dele, para depois passarmos com qualidade e excelência. É justamente este ponto que quero enfatizar, a importância de você conhecer o Espírito Santo pessoalmente, construindo um relacionamento diário com ele.
 
O Espírito então te conduzirá a uma vida equilibrada, onde você conseguirá ter o seu tempo para com Deus, para a familia, para o trabalho e para o ministério. É um grande desafio, mas ele te ajudará.

OBS: O Ministério Ide às Nações não é uma igreja, e sim uma ferramenta que chamamos de "Treinamento e aperfeiçoamento do corpo", onde levamos seminários e palestras em igrejas por todo o Brasil. Foi fundado em 24 de Janeiro de 2004 pelo Pr. André Steil, e completou em 2011 sete anos servindo o corpo de Cristo em nossa nação.

Grande abraço e tenham todos uma excelente semana

Pr. André Steil
Ministério Ide às Nações

2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo facebook Flavio Calzolari disse:

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmos 51:17

Anônimo disse...

Pelo facebook Marlene Do Carmo Moreira disse:

oh doce e querido ESPIRITO SANTO EU TE AMO

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!