7

Avivamento ou avivamentismo, qual a nossa opção?



Avivamento (ou reavivamento) é uma coisa, avivamentismo é outra completamente diferente. O que é um avivamento? Muitas definições são dadas, cito apenas uma entre outras que igualmente poderiam ser citadas aqui. “Reavivamento é uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito soberano de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de sua santa presença e é surpreendida por ela.

Os inconversos se convencem do pecado, arrependem-se e clamam a Deus por misericórdia, geralmente em números enormes e sem qualquer intervenção humana. Os desviados são restaurados. Os indecisos são revigorados. E todo o povo, inundado de um profundo senso de majestade divina, manifesta em suas vidas o multifacetado fruto do Espírito, dedicando-se às boas obras”.(John Stott - Revista Ultimato, Ano XLII – nº 317, Março 2009)

Se entendemos o verdadeiro avivamento como uma obra soberana da graça de Deus, não há como o homem por melhores que sejam sua intenções (ou não) produzir um real avivamento.Avivamento anunciado não é avivamento verdadeiro. Avivamento programado, produzido, ou prometido por homens não é verdade, é apenas avivamentismo.

O homem não tem como programar ou produzir um real avivamento, ele poderá produzir um impacto de massas, uma reação emocional intensa, um mover humano, conduzido pela eloqüência ou preparação de um ambiente propositalmente estruturado para isso (músicas, luzes, intensidade, tempo, ênfases, etc). O nome de um evento ou programa não testifica o seu conteúdo, um dito encontro de avivamento pode ocorrer sem que nenhum avivamento real venha ocorrer ali.

Por outro lado, uma reunião de oração comum, rotineira pode se transformar em um poderoso rio de vida do Espírito, no fluir de um avivamento derramado por Deus. É pura graça e soberania divina. Um aspecto fundamental nesse tema é que um avivamento bíblico sempre virá onde a palavra de Deus está sendo pregada de verdade, Deus não abençoa a mentira, outro fato vital a ser lembrado é que um avivamento é sempre para a glória de Deus e nunca para a exaltação de homens, denominações ou movimentos.

Nenhum grupo tem o monopólio do avivamento, alguns podem se especializar em gerar avivamentismos, ou seja, movimentos de intensas descargas emocionais e manipulação de massas, onde declarações amplas na forma de pretensas profecias não comprováveis na sua maioria são declaradas no calor do ambiente e atos inusitados são estimulados, onde é dito a todos que isso que viram e ouviram foi um avivamento.

Se alguém não sabe o que determinada coisa é qualquer coisa pode passar por esta determinada coisa. Principalmente no mundo da religião, onde se arroga uma pretensa autoridade espiritual (divina) da função ou do cargo como autoridade de interpretação. Por causa desses perigos temos de aprender e ensinar ao povo o que vem a ser de fato um avivamento bíblico.

A continuar se alimentar e aceitar as atitude e os valores do avivamentismo tão popular em nosso tempo onde chegaremos como igreja no Brasil? Que perspectiva podemos esperar no presente e no futuro? Certamente serão desastrosas na medida em que o avivamentismo sendo uma ação fruto do braço humano e não do Espírito de Deus, produz descaminhos, perigos e distorções que podem se entranhar na mentalidade evangélica produzindo assim igrejas e cristãos enfermos e desequilibrados por encorajarem , esperarem e trabalharem por aquilo que não é de Deus. Será que já não temos visto algo disso em nossa nação?

No avivamentismo certas medidas humanas haverão de produzir o evento que vai rotulado de avivamento, segundo pensam assim os seus defensores, enquanto que na perspectiva do real avivamento, o que nos cabe é continuar vivendo a vida cristã comprometida e humilde na expectativa de fé de que algum dia, se assim Deus desejar, nos venha um avivamento verdadeiro do céu e não da terra. Vale aqui o alerta de A W Tozer que diz: “É inútil grandes grupos de crentes gastarem horas e mais horas implorando que Deus mande um avivamento. Se não pretendemos nos reformar, também não devemos orar.”

Qual deve ser a nossa escolha, avivamentismo pragmático ou a expectativa em fé, fundamentada na palavra de Deus por um avivamento da graça soberana de Deus? Se quisermos nos manter fiéis a Bíblia, que dizemos crer, não há outra opção senão orar a Deus e esperar que Ele, se assim estiver em seus santos propósitos , nos abençoe com uma nova visitação graciosa na forma de um avivamento espiritual para a sua glória, que redunde em bençãos para a igreja de modo geral, para o Brasil e para o mundo. O clamor de Habacuque precisa ser renovado por todos nós hoje,enquanto continuamos a buscar a formação do caráter de Cristo em nós.

“Ó Senhor, agora que ouvi os seu planos, eu O adoro, cheio de espanto pelas coisas tremendas que o Senhor vai fazer! Nesta hora em que precisamos tanto de ajuda, ajude-nos novamente, como fez no passado! Mostre o seu poder que pode nos salvar, E mesmo na sua ira, lembre-se da sua misericórdia.” Habacuque 3.2 (A Bíblia Viva).

Pr. Ednilson Correia de Abreu

Pastor ordenado em 1989
Casado com Ejanay Soraia, pai de Camile e Elissa
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Betel –RJ
Mestre em Ministério Pastoral pelo Luther Rice Seminary (SBBB-RJ)
Pastor da PIB em João Neiva –ES
Professor do Centro de Educação Teológica de Estado do Espírito Santo
Autor do Livro “Cristianismo: Religião ou vida?”
Fonte: Vigiai

7 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite...

Texto muito bom.. Parabéns!!

Sola Gratia!!

APASCENTADOR SERENO - AÇÃO VIVEMOS DE ESPERANÇA disse...

Irmão em Cristo, não concordo contigo... Avivamento não é a mesma coisa que reavivamento, pois avivar é ato primeiro, mas reavivar é ação para mais de uma vez.E, quando existe avivamento espiritual, este começa em "cada coração e mente" e não coletivamente, necessariamente!
Veja, também não sou consoante com tua afirmação de que não podemos produzir avivamento espiritual, pois, se o Espirito de Deus habita em nós, nossa simples convivencia e oração com outros irmãos produz calor e poder espiritual!
Há uma grande disfunção de pensamento entre os crentes em Cristo, desvinculando a "unidade de vida e ações quando "estamos em Cristo"!
Há um mistério em ser brasa viva pelo poder de Deus, é lógico, mas os que amam Jesus Cristo sáo tições de aquecimento e reacendencia espiritual, não crê assim?
Avivamento começa "em cada coração", e unido à outro(s), é impossivel não haver aí então avivamento coletivo... O que acha disso?

Anderson Fábio disse...

Amado, avivar quer dizer trazer a vida daquilo que esta morto. Quando nascemos em Cristo, somos vivificados pelo Espírito Santo de Deus. Este é sim o verdadeiro avivamento, mas passa-se isso é normal esfriarmos com o tempo. Porém o Espírito vem nos reavivar novamente. Mas isso nunca será uma ação do homem,e sempre de Deus. Falar que o avivamento depende da ação humana é totalmente contrário aos ensinamentos bíblicos. Tanto o querer como o efetuar procedem de Deus. Se o homem é impulcionado a buscar a Deus esta ação foi gerada pela ação do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria

APASCENTADOR SERENO - AÇÃO VIVEMOS DE ESPERANÇA disse...

Irmão em Cristo, o que quero dizer é que quando nos tornamos "um com Cristo" podemos nesta unidade gerar tudo o que é dEle, pois "nEle" vivenciamos em nós tanto o seu querer como o seu efetuar... E, avivar significa DAR VIDA, APENAS, E NÃO NECESSARIAMENTE DAR VIDA AO QUE ESTAVA MORTO.
O que comentei foi muito mais amplo do que discerniu... Peço ao irmão em Cristo, que se possivel leia com mais atenção nossa crítica construtiva ao que escreveu com muita dedicação...
O conceito que o amigo transmite sobre avivamento, que é totalmente diferente de reavivamento, é carente de mais conciência espiritual.

Um forte abraço!
Pr. Gilberto Sereno
http://blogdopastorsereno.blogspot.com

Anderson Fábio disse...

Amado em Cristo, eu entendi o que o irmão quis dizer, mas de maneira nenhuma rejeitei seu comentário. O que disse foi que todo e qualquer manifestar do Espírito tem que estar vinculado com a palavra de Deus. Se estiver fora, nao pertence a Deus. Sou pentecostal, mas não acredito nestes avivamentos de fogo de palha que tem acontecido em algumas igrejas, pois avivamento verdadeiro traz mudança de vida e isto acontece quando nascemos de novo e quando recebemos o batismo, após isso é reavivamento!

Anônimo disse...

Paz e Graça

Sobre os termos "avivamento" e "reavivamento", claro que tem haver com ato primeiro e ato posterior a algo anterior (como disse Sereno). Mas, deixando de lado a gramática, tudo implica nos mesmos resultados (como disse Anderson).

Eu leio aqui "Não podemos produzir avivamento" e concordo! Não é o Espirito que sobernamente que age, concedendo os dons como quer? Atos 2 foi obra de quem: simplesmente pq os apostolos estavam reunidos e desejaram? Em atos 10.44 foi o Espirito que agiu, ou foi o calor espiritual do apóstolo Pedro que gerou a manifestação?

Nisso é tão concordante como leio na Bíblia, que Jesus disse "Sem mim, nada podereis fazer" (João 15.5). Não passa na minha mente, que o homem "aquecido" pode por si só permancer em pé, sem Cristo para o ajudar.

Simplificando: Não vejo, no homem, poder espiritual nenhum fora de Cristo. Como também, nenhuma manifestação espiritual sem ser obra unicamente do Espirito Santo (isso desde a salvação até a santificação e avivamentos).

Sola Gratia!!!!

APASCENTADOR SERENO - AÇÃO VIVEMOS DE ESPERANÇA disse...

Amigos, inclusive nosso amigo anônimo, infelizmente vejo que interpretaram erroneamente o que comentei, e vou transcrever o que declarei, pedindo que prestem atenção no que está escrito em uma das frases que vocês "descartaram" da analise que fizeram, ao comentarem... Assim escreví: Veja, também não sou consoante com tua afirmação de que não podemos produzir avivamento espiritual, pois, se o Espirito de Deus habita em nós, nossa simples convivência e oração com outros irmãos produz calor e poder espiritual!

Se prestarem atenção, lerão que eu escrevi "SE O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM NÓS"...
E "AVIVO O QUE DISSE": SE O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM NÓS", E LÓGICO DEPENDENDO DISSO INTEIRAMENTE, PODEMOS PRODUZIR AVIVAMENTO ESPIRITUAL EXPONTANEAMENTE "NELE"... "NO ESPÍRITO SANTO"!

Faltou sim, meu amigo anônimo, fazer uso da perfeita interpretação gramatical, que refuta esta "tese nada espiritual que vocês me infundem" como se eu dissesse que como ser humano comum, eu, ou qualquer outro, pudesse produzir avivamento espiritual por sua propria força...
Muito menos ferí ou discordei com as Escrituras Sagradas que amo.
Leiam com mais cuidado o que construtivamente escreví com muito respeito e interesse nesta esforçada postagem...
Um abraço aos amigos!
Discernimento da parte de Deus nos abrace à todos!
Pr. Gilberto Sereno
Ministério Internacional Cantares /Brasil

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!