"Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal, e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus." (Cl 2.18-19).
Conforme relata o apostolo Paulo, os cristãos de Colossos alegavam que, aqueles que não tinham as mesmas experiências e visões angelicais que eles tinham ou que não abraçassem as mesmas supostas doutrinas que eles, não estavam aptos para merecer o galardão da verdadeira espiritualidade que eles supostamente receberiam.
Esse tipo de misticismo religioso, ou seja, essa busca do contato com o sagrado através da experiência pessoal e subjetiva, tem se tornado uma das praticas mais utilizadas no meio evangélico. Da mesma forma que os crentes em colossos tal erro era uma pratica inclusive dos judeus nos tempos do ministério de Cristo.

enfermo que ao tanque descesse fosse curado de sua enfermidade. (Jo 5.12).
Os mais ricos e abastados para se verem livres de seus familiares doentes, os abandonavam nos alpendres do tanque chegando a ponto de, muitas das vezes, alugar as bordas mais próximas das águas para possibilitar melhor acesso a seus parentes.
Centenas de pessoas aguardavam que um dia acontecesse alguma coisa que os tirasse daquela situação. Criam cegamente que a cura de seus males estava nas águas do tanque. Estavam presas a esperança de que um anjo descesse ao tanque para possibilitar que um dia fossem curados.
Jesus foi ao tanque, caminhou entre aquelas pessoas e sem dúvida desejava curar a todos, sarar todas as feridas, mas ele não era o alvo, o objetivo daquelas pessoas. Presos ao ritualismo e misticismo eles buscavam por algo, mas não por Jesus.
O mesmo que ocorria no Tanque de Betesda e em Colossos tem ocorrido nos dias atuais nas igrejas evangélicas. Basta olharmos para o movimento neopentecostal com suas sessões de descarrego, fogueira santa, e outras possíveis cerimônias ritualísticas para vermos o quanto cristãos atuais estão mergulhados no misticismo.
Cristãos guiados por experiências místicas aguardam ansiosos por solução de seus problemas sem, no mínimo, confrontar tais experiências com as Sagradas Escrituras para verificar sua autenticidade. São guiadas por sonhos, visões e profecias e nem sequer procuram buscar a Deus para conhecer Sua Vontade.

Buscam por uma benção, mas não ao dono da benção. Esquecem que Deus não pode ser encontrado por meio da subjetividade sem a mediação da revelação bíblica em Cristo Jesus. Por esses o apostolo Paulo nos deixa um conselho:
Ef 6.18 - ...com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos...
Pr. Waldex Silva
Fonte: Blog Pr. Waldex
1 comentários:
Acho que dissestes palavras sabias. Talvez a igreja seja hoje uma estensão do tanque de betesda, um lugar onde toda a sorte de miseráveis aguardam por um acontecimento extraordinário vindo de um anjo ou coisa assim. Não precisariam estar junto ao tanque se apenas tivessem fé na pessoa do Senhor Jesus. Pr João Carlos.
Postar um comentário
Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!
Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!
Julgar ou não julgar?
É Pecado Julgar?
É correto julgar, expor o erro e citar nomes?
É sempre uma falta de amor criticar e julgar?
Muito obrigado!