0

Meu profeta é rico, e eu serei rico também!


Assisti, estarrecido, ao assombroso vídeo abaixo. Nele, dois pregadores internacionais seduzem eufóricas multidões com a vil Teologia da Prosperidade. Além disso, há uma mulher na tribuna que, embriagada pela avareza, grita freneticamente: “(...) É melhor que vocês obedeçam ao profeta e terão a recompensa do profeta. Meu profeta é rico, e eu serei rica também!”.


Confesso que depois do triste episódio de mesmo patamar ocorrido no último sábado, num famoso programa evangélico de TV, onde certo “doutor” (cf. 2 Tm 4.3; 2 Pe 2.1) usou de má fé (literalmente) para pedir aos telespectadores que ofertassem uma “semente” de R$ 1.000,00, eu não esperava ficar atônito tão cedo.





Logo nos primeiros segundos do vídeo, um “eloquente pregador” grita: “Dinheirooooo... Venha para mim, agora!!!”. Poucos segundos depois, o mesmo homem aparece como que “profetizando” contra os pregadores que atacam a Teologia da Prosperidade, dizendo: “Eles não vão fazer isso, eles não vão corromper essa mensagem com aquela [mensagem] ‘cheia de besteira’ que eles pregam como se fosse a mensagem que Deus deu para eles e para a Terra. Não, senhor. Nós vamos andar com essa [mensagem] bem no meio da rua; nós vamos ser pessoas do mundo, e seremos pessoas ricas neste mundo, e tudo graças a Deus. Pois, quando você é rico em Deus, você conquista todo o tempo, todo o tempo...” (ênfase minha).


Diante desta suposta “profecia”, devo admitir que, de fato, a Mensagem “cheia de besteira” está evaporando cada vez mais em nosso meio. O Evangelho da Graça (e de graça!) está em extinção e fora de moda. Afinal, por que pregar que a torpe ganância é pecado (Tt 1.11; 1 Pe 5.2), se o povo quer mesmo é viver “do bom e do melhor” aqui na Terra?

Por que ensinar os crentes a buscar em primeiro lugar “o Reino de Deus, e a sua justiça” (Mt 6.33), se o que estão na moda, hoje, são as “saborosas” doutrinas da Prosperidade?

Por que não deixar de lado o antigo, antiquado e "mofado" Evangelho por esse novo, agradável e prazeroso “superevangelho das riquezas”?

Se os mais renomados pastores, missionários, bispos, conferencistas e “apóstolos” têm abraçado essas novas doutrinas - ainda que elas firam os preceitos bíblicos imutáveis -, o que há de mau se fizermos igualmente?


Do mesmo modo, outra parte da “predição” está se cumprindo. O Brasil importou em massa as inovações teológicas dos Estados Unidos. Os “cafetões da Prosperidade”, como diria Donnie Swaggart, divulgam essa venenosa mensagem não somente no meio da rua, mas principalmente nas igrejas e em programas de TV supostamente evangélicos. Eles não somente são “ricos neste mundo”, como também estão enriquecendo graças a “deus” (Mt 6.24) e aos incautos e ingênuos ofertantes. “O tempo todo”, conquistam mais e mais espaço nos lugares reservados para a pregação genuína da Palavra de Deus, maculando a solenidade dos cultos e, desviando as pessoas do Deus verdadeiro, pervertem a adoração genuína em idolatria monetária.

[No mesmo vídeo, há outro pregador (ou enganador?) que também diz algo chocante: “... Eu já sou rico, eu estou cheio de riquezas, eu tenho muito mais do que eu preciso, eu sou um homem abençoado... Eu não uso o avião da Delta para viajar: eu tenho meu jatinho particular”. Isso me faz lembrar uma passagem do Livro de Apocalipse, onde o Senhor Jesus repreende duramente o pastor da igreja que estava em Laodicéia: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu)” (Ap 3.17). Será que tal pregador nunca leu este trecho bíblico?].

Todavia, há uma parte da infeliz declaração do Sr. “Dollar” que não se cumprirá: “... Eles não vão corromper essa mensagem com aquela ‘cheia de besteira’ que eles pregam como se fosse a mensagem que Deus deu para eles e para a Terra”. Repito: tal declaração está longe de se cumprir.

Primeiramente, não há como corromper algo que já está corrompido. Como poderei sujar uma água que já está imunda? Apenas conseguirei acrescentar-lhe sujeira, tornando-a mais podre ainda. Uma teologia pervertida, como é a da Prosperidade, pode ser corrompida? Pelo contrário, ela é um dos principais instrumentos para a corrupção de tudo o que é puro!

Em segundo, ainda que a apostasia estenda seus braços para a Igreja, sempre haverá aqueles que não se conformam com a prostituição dos cristalinos preceitos bíblicos. As vozes da avareza religiosa podem estar ecoando em todos os cantos, seduzindo os homens a que creiam em suas mentiras, mas o Espírito Santo conhece aqueles que não dobrarão os seus joelhos a outro deus. Pode até ser que daqui a alguns anos não haja mais espaço para a Bíblia neste mundo...


Contudo, eu continuarei amando, vivendo e pregando esta desprezível Mensagem “cheia de besteira” que é o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Permanecerei, com a graça do Senhor, exercitando meu coração a abrigar essas velhas, antiquadas e “mofadas” doutrinas da Palavra de Deus. Se ela diz algo, por mais que fira meu orgulho, eu creio. Não importa se um desses “evangelistas do século” ou se até mesmo o “homem mais sábio do mundo” disser algo aparentemente piedoso – o que vale e sempre valerá para mim será aquilo que está amplamente registrado nas Santas Escrituras: “... que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus” (Mt 19.24).

Com indignação e pena,

Pedro Henrique Martins

Fonte : Alvo mais que a neve

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!