0

Voto de Tolo

É  imprescindível buscarmos a direção do Senhor para realizarmos qualquer tipo de negócio ou aquisição ao longo da nossa vida. Agora entenda uma coisa. Isto não significa que você não errará mais, que nunca cometerá um erro.

   Não somos perfeitos, e estamos sujeitos a erros e falhas. A dependência irá MINIMIZAR os erros ao longo da sua vida, até porque corremos em algum momento sermos enganados pelo nosso próprio coração.

   Veja o que diz o texto de Jeremias 17.9

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

  Agora, precisamos entender que quando assumirmos um compromisso, seja ele concebido na direção de Deus ou não, devemos honrar o que prometemos. Esta orientação está expressa em Eclesiastes 5.4-5

“Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolo. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não pagares”.

   Você viu a profundidade destes versículos? Além de chamar de VOTO DE TOLO aquele que faz as coisas movido apenas por um impulso ou ansiedade, a palavra afirma “Não tardes em cumpri-lo”. E ainda aconselha que é melhor que você sequer tenha assumido um voto, do que assumir e não cumprir.

  Se existe um exemplo clássico na Bíblia de um VOTO DE TOLO realizado, no qual teve uma conseqüência trágica foi o caso de Jefté. Quero que você leia com atenção esta passagem onde Jefté apresenta o seu voto, e em seguida a narrativa de desfecho desta história.

  Este texto encontra-se m Juízes 11.30-40

“E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto. Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão. E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel. Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha. E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás. E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim conforme o que prometeste; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom. Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras. E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes. E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel, Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.”

   Este voto bizarro de Jefté custou a vida de sua própria filha. Ele cumpriu o seu voto, mesmo tendo que sacrificar a vida de uma pessoa que tanto amava. Claro, devemos guardar as devidas proporções dos costumes e cultura daquela época no oriente para nossa atual cultura ocidental.

   Em contrapartida existem exemplos bíblicos de votos realizados que agradaram o coração de Deus. Vamos ver o exemplo de Ana em I Samuel 1.11.

“E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”

   Ana era estéril e quando chegou ao templo para orar, rasgou seu coração perante o Senhor, dizendo que se recebesse a dádiva de conceber um filho varão, seria consagrado ao Senhor por todos os dias da sua vida. Deus se agradou deste voto de Ana, e fez conforme o desejo de seu coração.
  Seu filho foi nada mais nada menos que o grande profeta Samuel. Homem que agradou o coração de Deus em toda sua vida.

  Entenda uma coisa: Deus não deseja apenas sacrifícios, eles são necessários, mas a obediência vem em primeiro lugar. O Senhor deseja que escutemos a sua voz e cumpramos a sua vontade. Isto é mais importante que qualquer voto que você possa realizar.

  Vamos ler I Samuel 15.22

“Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”

    Tenha sempre convicção e certeza no seu coração antes de realizar algo, principalmente tratando-se da área financeira. Presenciei alguns casos de irmãos que deram o seu carro pensando ter ouvido a voz de Deus. Precipitaram-se, perderam o bem e levaram anos para adquirirem novamente. Agora, dar um carro ou um bem na direção do Senhor é maravilhoso. A colheita sempre é abundante e poderosa.

   Deixo uma dica importante, que procuro colocar em prática na minha vida. Não fique anunciando que você dará algo a alguém antes de se concretizar o negócio. Porque um homem ou uma mulher de Deus depois de uma palavra liberada terá que cumprir o mesmo, para não cair em descrédito e passar por tolo. Assim, espere o momento certo, a hora certa, e comunique a sua decisão de semeadura quando estiveres com o bem ou a oferta em mãos para compartilhar.

  Isto é sabedoria e um sinal de MATURIDADE CRISTÃ.

   Porque vemos tantas pessoas fazendo “votos tolos” e não conseguindo cumprir seus propósitos? Entendo que grande parte deste problema é por faltar um relacionamento diário com o Senhor através de um devocional.

   Portanto, renda-se ao Senhor, relaciona-se com ele, e ele te direcionará.

Que Deus os abençoe

Pr. André Steil

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!