71

Uma mulher cristã pode usar calça?



Você já deve ter visto pela televisão, cinema, jornais ou revistas (talvez pessoalmente), como em diferentes partes do mundo, e até do Brasil, as pessoas se vestem diferente. Não só se vestem como a sua alimentação, a arte e outros diversos hábitos e costumes também são diferentes ou, pelo menos, têm ênfases diferentes em variados aspectos.

Por que o mundo é assim? Por causa de um fenômeno inerente ao ser humano chamado cultura.

A cultura é definida como o conjunto de hábitos de um determinado grupo social, que envolve sua maneira de expressar a sua arte, sua linguagem, seu modo de vestir, sua alimentação, sua moral e até sua religião.

A cultura pode variar de povo para povo, Estado para Estado, cidade para cidade, família para família e até de pessoa para pessoa. Isto quer dizer que, ainda que uma pessoa esteja inserida num mesmo meio social que outras, pode sua cultura ter suas próprias características, ou seja, não ser totalmente igual às demais, não corresponder a 100% da cultura das outras em todos os seus nuances e aspectos. Por exemplo: Numa casa pode haver quem goste de ouvir música clássica enquanto outro pagode, bem como um que goste de arroz e feijão como comida do dia a dia, enquanto outro um x-burguer ou macarrão, etc. Também temos quem gosta de roupa da moda atual enquanto outro prefere sempre um mesmo estilo de roupa e tecido que usa desde que era jovem...

Se é possível constatar que no mundo atual, no mesmo instante, a cultura, em todos os seus aspectos, é diferente em diversos lugares e meios sociais, ou seja, que não há uma única cultura para o mundo inteiro, antes que ela é muito diversificada em seus elementos, o que dizer, então, de todas as expressões da cultura que já existiram desde o início da humanidade?

Por isso você já deve ter ouvido falar, ou mesmo falou, diversas vezes, que o mundo mudou bastante. Claro que o mundo que mudou não é o planeta terra. Ele continua o mesmo. O que mudou foi o modo de ser, agir, pensar e se comportar das pessoas, ou seja, a cultura. Vê-se, portanto, que a cultura é muito dinâmica, alterando-se a todo instante, o que ocorre desde o início da humanidade.

A própria Bíblia foi escrita por pessoas que tinham a sua própria cultura. Por isso que elas, mesmo inspiradas por Deus, se expressaram dentro das suas condições culturais. Você encontra na Bíblia diversas referências a tipos específicos de alimentação, vestimentas, músicas, artes e outros hábitos e costumes, alguns dos quais são, atualmente, completamente ausentes entre nós.

Surge, então, o grande desafio: Como considerar elementos da cultura moderna e brasileira à luz de um texto escrito há 2.000 anos para mais, num ambiente antigo, quase todo israelita / judaico? No ambiente social e cultural do Antigo e Novo Testamentos não havia calça jeans (nem a legue, a saia calça, nem havia sapato de salto fino ou sapatênis, nem tinha internet, celular, TV à cabo, cinema, shopping Center, rockin roll e futebol). Como avaliar milhares ou milhões de coisas que temos e que pertencem ao nosso século 21 d.C., coisas da cultura moderna, à luz das Escrituras para aceitá-las ou rejeitá-las?

A Bíblia “é” a Palavra de Deus para “todo” o tempo, o que passou, o que está passando e para os vindouros. Se a Bíblia não contém palavras ou faz literal e explícita referência de coisas que só vieram a existir depois do tempo em que foi ela foi escrita, não significa que estas coisas estão dispensadas de sua consideração.

Temos como certo, então, que a pergunta acima a respeito da calça como vestimenta adequada para mulheres cristãs é plenamente cabível e que nos compete encontrar nas Escrituras uma palavra a este respeito.

Mas se não está escrito “calça para mulheres” na Bíblia, como podemos avaliar sua adequabilidade às mulheres cristãs?

Ora, a Bíblia não fala de “calça para mulheres”, mas fala de princípios morais, de comportamento, de relacionamento e de convívio social, ou seja, a Bíblia fala de cultura.

A Bíblia não define a roupa (calça, saia, etc.), não obstante não se cala a respeito dela. O que ela fala então? Ela fala de princípios que devem ser guia e parâmetro de avaliação da cultura, o que inclui a roupa que devemos usar.

Se quero saber, portanto, se alguma expressão da cultura moderna, que antes não existia, mas que agora existe, pode ser assimilada pelo cristão, devo buscar nas Escrituras seus princípios norteadores, limitadores, parâmetros divinos para o ser humano e sua cultura.

Então vejamos: Quanto à vestimenta feminina, o que nos ensina a Bíblia? Que princípios ela nos ensina que deverão nos nortear em sua escolha?

Primeiro: Sobre esta matéria, a Bíblia nos ensina sobre a modéstia, a decência e o bom-senso:

“Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso...” (1 Tm 2.9).

Modéstia: Uma roupa modesta é aquela que não se serve para a ostentação daquele que a veste. O orgulho, a vaidade e a arrogância muitas vezes se dão a conhecer pelas roupas que usamos. Claro que não adianta colocar uma roupa modesta se, no coração, o orgulho e a vaidade continuam a existir. Não se resolve um problema no exterior, pois, caso assim fosse, haveria hipocrisia, algo que Jesus condenou veementemente. O correto é que um crente de coração modesto deve adequadamente usar roupas modestas. Estas dão expressão adequada a uma virtude essencial da mulher cristã: a modéstia.

Decência: Uma roupa é descente quando ela não facilita a libidinagem, ou seja, que a indução clara à sensualidade não é sua característica. É verdade que o cuidado com a sensualidade não é responsabilidade só do outro, com suas roupas, mas primeiramente nossa própria, na manutenção de uma mente pura. Isto não quer dizer que se alguém ficar nu o problema não é dele mas do outro que olhou e cobiçou sexualmente. Não é assim. Antes, é uma via de mão dupla: Eu respeito e me dou ao respeito. Não podemos esperar que uma mulher (ou homem) anule toda a sensualidade do seu corpo com a roupa que usa, uma vez que isto é impossível já que somos seres sexuados. Porém, determinadas roupas excedem em sua ênfase ao sexo, ou seja, facilitam ou despertam mais incisivamente a cobiça e a libidinagem. Estas roupas, sejam quais forem, devem ser evitadas.

Bom-senso: Significa agir com sabedoria e prudência. Vestir-se bem, portanto, não tem a ver só com marca e tecido, mas muito mais com adequação aos princípios bíblicos que possam aprovar determinada roupa.

Segundo: Outra passagem bíblica que estabelece princípios sobre a vestimenta é Dt 22.5:

“A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus”.

Este texto é, para alguns, suficiente para rejeitar a calça comprida como roupa adequada às mulheres. Entendem que a calça é uma roupa masculina e que só recentemente ela passou a ser usada por mulheres.

Não obstante esta mudança cultural seja recente, isto não quer dizer que a interpretação deste texto, na forma acima entendida, esteja correta.

A intenção do texto é a proibição do travestimento, ou seja, que um homem ou uma mulher seja travesti, aquele(a) que se veste como pessoa do sexo oposto porque é homossexual (quanto à homossexualidade na Bíblia [clique aqui]).

É importante considerar que calça comprida é nome genérico a uma série de modelos e cortes de roupa, feitas tanto para o corpo masculino como para o corpo feminino. Então há calças para homens e calças para mulheres. Se um homem usar uma calça, cujo modelo do corte e costura foi preparado para um corpo feminino, isto não lhe cairá bem. O mesmo vale para as mulheres. Agora, se isto é feito intencionalmente porque um homem quer parecer mulher e vice-versa, porque querem expressar visivelmente sua homossexualidade, nisto resido a proibição do texto bíblico, em consonância a todo ensino bíblico a respeito da homossexualidade.

Podemos entender, então, que, pela vestimenta, o homem deve expressar sua masculinidade e a mulher sua feminilidade, que roupas que possam trazer confusão a este respeito devem ser evitadas.

A calça, nas mulheres, passa pelo crivo dos princípios da modéstia, da decência, do bom-senso e da expressão da feminilidade?

Segundo penso, há calças que podem ser adequadas como roupa para as mulheres cristãs, enquanto outras não (assim, como saias, vestidos, bermudas...). Depende do quê?

a) Que ela expresse a modéstia, a decência e a feminilidade das mulheres, pois, embora não seja a roupa que faz a mulher, ela deve condizer com o interior da mulher que a veste;

b) Do modelo e como este modelo veste no corpo de cada mulher. Talvez para uma sirva, para outra não, ou sirva para todas ou para nenhuma. O critério é a decência, e espera-se que a mulher cristã tenha bom senso segundo a Palavra de Deus para discernir se a decência segundo a ética cristã será preservada.

Pastor Alexandre

71 comentários:

Anônimo disse...

no início a calça foi feita para homens, vestidos à mulheres. na igreja há algumas decadas atras era doutrina, pois a igreja não pode mudar com o mundo. Deus mudou ou os hábitos da igreja mudaram?

Enfim, sendo assim, vou usar vestido para"homens" pois se existe calça para mulher, posso usar o mesmo argumento se o mundo inventar saia para homens. a palavra fala que somo luz no mundo, ver uma irmã de saia e uma de calça, aos olhos percebemos de longe que a de saia é crente, ja a que está de calça é impossível de identificar. ou seja, não é uma luz vista de longe como a biblia fala. Por certo, existem coisas mais relevantes que uma calça.

Anderson Fábio disse...

Amado em Cristo, a luz que tem que brilhar é interior, quando Jesus disse isso tanto homens como mulheres usavam túnicas, ou seja, vestidos, na Escócia é costume sim os homens usarem saias. O problema é a cultura, e já foi incutido na mente de algumas igrejas que o pecado está em usar calça, se é costume da igreja, respeito, mas nçao podemos colocar isto como padrão das igrejas do Senhor Jesus, pois não há embasamento bíblico, e é mesnorprezo as igrejas que não possuem tal costume!

Abraço!

Adriana Amaro disse...

Sou Asembleiana,respeito os usos e costumes da igreja,mas...muitas denominações estão mais preocupadas em mudar o fora do que o dentro,não adianta nada eu usar uma saia me fantasiar de crente e ser um sepulcro caiado.Temos que pregar a palavra de Deus e não julgar uma pessoa por ela usar uma calça,uma bermuda etc.Muitos julgaram Jesus porque Ele era filho de um carpinteiro e o que aconteceu??Ele morreu...pra te salvar,vamos parar de julgar e amar que é o mais importante pq cada um vai dar conta de sua vida perante Deus.Vamos parar de entristecer o Espirito Santo com coisas inúteis,parar de achar que somos santos a tal ponto que não possamos pregar realmente a palavra de Deus para os doentes não só doentes no corpo mas doentes na alma.Não precisamos dizer a uma pessoa como ela se deve vestir porque o próprio Espirito santo já faz isso,muitos querem tomar o lugar de Deus sendo juiz e esquecem qual é realmente nossa missão,pregar o envangelho a toda criatura para que realmente o Espirito Santo faça uma obra em cada pessoa individualmente.

Anderson Fábio disse...

Desse jeito mesmo mana!

Joel Marek disse...

A bíblia diz que todas as coisas são puras para os puros. O pecado está no interior das pessoas e na intenção das pessoas. Por isso Jesus disse que o que sai da boca contamina o homem porque vem do interior. Portanto, se a mulher se vestir propositalmente de forma lascíva, para chamar a atenção, independentemente se de saia ou calça, está pecando. Da mesma forma, o homem que é impuro, mesmo a mulher vestida decentemente irá cobiçar de qualquer forma. Sendo assim, sou a favor da decência e da modéstia, como foi mencionado. Se de calça ou de saia, o importante é agradar ao Senhor...Que Deus abençoe em nome de Jesus!

Anderson Fábio disse...

Joel, é uma honra te-lo aqui, muito mais pelo seu comentário que só abrilhantou o artigo, obrigado mano! E é deste jeito mesmo!

Anônimo disse...

se há diferênça em vestimentas masculino e feminino hoje e nos dias que foi escrito a biblia quais eram esses vestimentos? e o que dizer da escórcia que os homens usam sáias por cultura? eo que dizer de certas sáias transparênte ou curta que causa escandalo?quem estábeleceu na biblia terno e gravata para homens e vestidos longos para mulheres como sinal de descência?

Anônimo disse...

Sr. Anonimo peço que se identifique na próxima para podermos nos conhecer.

A diferença de vestimentas no antigo testamento eram somente nas cores e no modelo das túnicas.
Ninguém estabeleceu a vestimenta, foi a cultura que estabeleceu, o texto fala de propósito, qual o propósito de eu vestir essa roupa? É nisto que devo pensar!

abraço!

Anônimo disse...

mais não é o ato externo de usar calça ou saia que certas doutrinas impoem que está em pauta aqui mais procedimento de usar isso ou aquilo com regras materias de santidade e de identificação espiritual ai que no meu ver se encontra o equívoco e muitos que se dizem "cristãos" não estam sabendo discernir e separar cada jugamento e colocando tudo no numa uma unica linha de raciocínio espiritual outro equívoco.

Anônimo disse...

os farizeus na época de jesus aos olhos da sóciedade eram os primeiros a entrarem no cêu pelos seus procedimentos e ritos cotidiano porém não preciso relatar aqui como jesus se referiam a eles pois muitos já sabem mais acham que farizaismo só existiu naquela época e que hoje foi abolido.hááaaa senhor dá discernimento ao teu povo trate o sincero com misericordia porque busca santidade ,mais não deixe impune o malicioso cujo o seu proceder e intenções sabes.

Anônimo disse...

Querido anonimo, obrigado pelo seu comentário mas peço que se identifique para que possamos conhece-lo. Em primeiro lugar pelos seus comentários dá a entender que você não leu o artigo, espero estar errado, mas udo bem. A questão aqui não é ditar regras, mas viver em conformidade da bíblia para assim glorificar a Deus através do nosso proceder.
E outra, não cumprimos regras para sermos salvos, mas como salvos temos sim que ter um novo proceder baseado nas escrituras, pois se não fosse assim teríamos a bíblia em vão, achando que só "aceitar" Jesus seria suficiente, mas são as sagradas escrituras nosso alimente e bússola, e através de seus ensinamentos nos fortalece e nos conduz ao céu!

Anônimo disse...

aminha opnião pode não está em harmonia com o artigo porém que é uma realidade em nosso cotidiano cristão isso é incontestável e isso para mim que faz toda a diferênça pois o artigo continuará sendo artigo porém a realidade me trará consequência caso eu com a minha conduta direcione ela para o caminho errado por exemplo.

Anônimo disse...

outro ponto de vista, por acaso o proceder não é o mesmo que comportamento e posições ideológicas quanto ao que entendemos atravez das escrituras quanto ao que é certo e ao que é errado ? se eu estiver errado por favor me corrijam.

Anderson Fábio disse...

Amado, a bíblia tem regras que devemos seguir, e homossexualismo e sensualidade é pecado e devemos evitar, É isto que o artigo está dizendo, não está dando padrão ou um uniforme pra ninguém, porém discorre pelas escrituras o que ela condena! Leia o texto com atenção e suas dúvidas serão tiradas!

abraços!

Anônimo disse...

caro anderson sua réplica não foi absorvida com entendimento por mim por não compreendela se vc se refere a regras lógico tem que ser seguidas isso é imcontestável e quando vc se refere ao sensualismo qualquer pessoa usando saia ou não pode cometer tal pecado dependendo da índole espiritual de cada ser por sinal conheço muitas e muitos que seguem a risca cada inciso denominacional de suas respectivas igrejas porém seus comportamentos quando são confrontados e aí temos o direito de confrontar para saber se esse ser é realmende de DEUS, ficam a quilômentros de distância do que é ser um verdadeiro cristão. só estou aproveitando esse artigo para poder de uma forma não só focada mais abrangente englobar certos ditames no meio "evângelico" que ao invéz de atrair repele pecadores.

Anônimo disse...

e tem várias formas de eu me expressar com sensualidade e também me comportar com sensualidade e isso muitas as vezes independem de como eu me visto, lógico a roupa conta muito porém ela a roupa não é a unica forma de eu me expressar ou comportarme com sensualidade e cometer pecado. também acho um equívoco colocar a roupa como uma unica forma de pecado nesse quesito de sensualidade.

Anderson Fábio disse...

Amado irmão, agradecemos muito seus comentários, mas realmente não entendemos o que quer dizer.
Em relação a sensualidade, com certeza não abrange só vestimentas, porém neste artigo em especifico estamos tratando disso. Se você ler o artigo verá que não estamos ditando nenhuma regra, se tem que se vestir assim ou assado, unicamente falando que muitas vestes podem cair no erro da sensualidade e muitos com o propósito de se vestir de maneira que não pareçam com o sexo que são, motivados pelo homossexualismo.

abraços!

Anônimo disse...

então devemos só nos ater a esse artigo e nossa ou a minha capacidade não pode de forma alguma abrager por derivação desse artigo outros questionamentos que no meu ver se torna salutar a uma progressão espiritual? me desculpe más a mente que o senhor nos deu é capaz de dirimir não só essa mais demais questões a esclarecer em prol de um objetivo comun que é a elevação espiritual e dúvidas comportamentais que não só eu e vc temos mais muitos que buscam um norte espiritual tem e para mim nem sempre uma coisa está ligada a outra mais nessa questão desse artigo concerteza regra está ligada a comportamento endendo eu .

Anderson Fábio disse...

Amado você tem total liberdade para expressar seus conceitos, porém de uma forma clara para podermos entender. Seu comentário final deu uma pequena luz ao que quer dizer e com certeza podemos abranger outras vertentes relacionadas ao mesmo tema. Nisso posso dizer que nós não podemos ditar regras como "isso pode e isso não pode" baseado apenas em nossos pensamentos, mas temos sim que mostrar o que a bíblia condena, para que a igreja do Senhor cresça em temor e a cada dia se desvie de toda a aparência do mal!

Abraço!

Anderson Fábio disse...

E também entendo que muitos se escondem em vestes para demonstrar uma falsa santidade, mas estas questões são outra história. O que está em vigor aqui é que muitas denominações ditam regras como se fossem doutrinas bíblicas e entendemos que as vestes que a bíblia condena são aquelas voltadas para a sensualidade e para o homossexualismo, agora se cada um usa vestes para hipocrisia, porém isso é feito por cada um individualmente, pois só Deus para conhecer os corações.

Anônimo disse...

não entendo o irmão anderson em todo as suas réplicas e tréplicas diz não me entender más responde a todas sem deixar passar nada e agora por ultimo diz que meu ultimo comentário deu uma
pequena "luz"?cincera e honestamente não entendo.
queridos se eu figir em algum momento do assunto fui motivado a fazer isso não por comissão más devido há algumas opiniões de alguns aqui para defender seus pontos de vista foi só por isso, más entendo que DEUS NOS DEU uma mente brilhante que é capaz de em uma dúvida dirimir outras tantas o que temos que nos ater é se procede com a vida cristã ou não, se procede pode fugir quantas vezes quizer estarei concordando porém se estiver discodando mesmo dentro do assunto vou discordar esse é meu ponto de vista.

prvag@diac.com disse...

PAZ A TODOS, JESUS USAVA VESTIDO SERA QUE ELE FOI PARA O INFERNO? VEJA LUCAS 8.44, NAQUELA ÉPOCA ATÉ OS HOMENS USAVAM VESTIDO E ERA COMUM, OQUE FAZIA A DIFERENÇA ERA APENAS UM CINTO,PORQUE ERA A CULTURA DAQUELA ÉPOCA. MAS O PROBLEMA NÃO É O TEMPO PORQUE A BIBLIA NÃO MUDOU E NEM SEU AUTOR QUE É DEUS,ACONTECE QUE O MESMO DEUS QUE NÃO QUERIA A MULHER SE VESTISSE DE HOMEM,NEM O HOMEM DE MULHER, TAMBÉM DISSE PARA AS MULHERES SE VESTIR EM TRAJES HONESTO,COM PUDOR E BOM SENSO.1 TIMÓTEO 2,9. E QUANDO A MULHER VESTE UMA CALÇA JEANS, A INTENÇÃO DELA É DELINEAR SEU CORPO, PARA DESPERTAR O DESEJO NO HOMEM, AÍ É QUE TA O PROBLEMA,VAI ME DIZER QUE É CULTURA AS MULHERES HOJE USAR CALÇA? ESSA É A DESCULPA? MAS TAMBÉM A CULTURA DE HOJE TEM A SAIA O VESTIDO.PORQUE ELAS NÃO ESCOLHEM A SAIA E NEM O VESTIDO?????????? ALIAS EU ACHO MAIS DECENTE. AGORA VAMOS TRATAR A CULTURA, ONDE ESTA QUE ESCRITO QUE DEUS VAI SALVAR O HOMEM CONFORME A CULTURA DE DETERMINADO PAÍS OU REGIÃO OU TEMPO? E SE A CULTURA DO PAIS FOR PECAMINOSA, E SE CULTURA FOR PAGÂ? COMO QUE FAZ? SODOMA E GOMORRA TINHA UMA CULTURA, OS HAVEUS,AMORREUS,FILISTEUS TAMBÉM TINHA CULTURA. MAS ERA UMA CULTURA PECAMINOSA,DIABOLICA,SUJA, E DEUS NÃO COMPACTUA COM ESSAS COISAS. OS AFRICANOS TEM UMA CULTURA, OS INDIOS TEM UMA CULTURA. MAS SERA QUE ESSA CULTURA É ACEITA POR DEUS. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS, ENTRE NO MEU BLOG PRVAGNERCOMVERDADE

Anderson Fábio disse...

Caro Pr. Wagner, muito obrigado por seu comentário, mas toda cultura tem sim que passar pela peneira da palavra, mas não encontro na bíblia condenação para a mulher usar calça. Se achar algum versículo que tenha embasamento, por favor nos diga.

Abraço!

prvag@diac.com disse...

PAZ A TODOS, EM PRIMEIRO LUGAR QUERO PARABENIZAR AO DONO DESSE BLOG, POIS É UM BLOG BASTANTE INSTRUTIVO. AGORA QUERO RESPONDER AO NOSSO IRMÃO ANDERSON SILVA. BOM VAMOS LÁ. REALMENTE A BÍBLIA NÃO DIZ EM NENHUM VERSICULO CLARAMENTE QUE A MULHER NÃO PODE USAR CALÇA,LEGUE,SHORTS E AFINS,MAS A BÍBLIA CONDENA A SENSUALIDADE, E A NUDES,E TAMBÉM CONDENA A COBIÇA.ROMANOS 13.9- I CORINTIOS 6.9,10- ROMANOS1.27- SE FORMOS PENSAR BASEADOS NESTE CRITÉRIO A BÍBLIA NÃO DIZ PARA O HOMEM NÃO FUMAR, NEM POR ISSO VOU DEIXAR OS MEUS MEMBROS SAIR POR AÍ FUMANDO CIGARROS, CRAK E TUDO MAIS PORQUE NÃO TEM UM VERSICULO QUE PROVE ISSO. A BÍBLIA NÃO DIZ QUE É PROIBIDO OUVIR ROCK SECULAR MAS EU SEI QUE FAZ MAL PRA MINHA VIDA ESPIRITUAL ENTÃO EU VOU OUVIR???????? MAS EU SEI QUE MEU CORPO É TEMPLO DO ESPIRITO SANTO, ENTÃO EU VOU CUIDAR DELE. I CORINTIOS 3,17. VOCÊ JÁ IMAGINOU SE VOCÊ FOR DEIXAR SEUS MEMBROS PARTICIPAR DA SANTA CEIA DE QUALQUER MANEIRA, ESTOU FALANDO OS MEMBROS NÃO OS VISITANTES,COMO IA SER,DAQUI A POUCO IA APARECER MULHERES ATÉ DE BIQUINES. E OS HOMENS DE SHORTS. CARO ANDERSON AS COISAS DE DEUS NÃO É SÓ CONHECIMENTO, E SIM TAMBÉM ESPIRITUAL ELAS SE DICERNE ESPIRITUALMENTE.VEJA
I Corintios 2:14
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. ENTENDA MEU IRMÃO, NÃO PROIBO AS MINHAS OVELHAS FEMININAS DE USAR CALÇA APENAS POR EXIGENCIA NO TRABALHO, MAS NO CULTO EU QUERO VELAS DE SAIAS OU VESTIDOS E SE SEM DECOTES. UM GRANDE ABRAÇO.

Anônimo disse...

Amado Pr. Wagner, Anderson sou eu, o dono do blog, respeito e muito igrejas que tem "usos e costumes", tanto que fui 9 anos de uma, onde fui separado ao presbitério, de maneira nenhuma isto é um artigo para ir contra, o que está em questão é o que a bíblia diz sobre isso; Com certeza a sensualidade é pecado, de maneira nenhuma vou contra isso, tanto que uma mulher pode estar sensual tanto de calça como de saia ou vestido. Mas respeito muito sua posição. Desde já agradeço seus comentários e espero ve-lo mais por aqui.

Uma grande Abraço

Anderson da Paola

Vinicius Freire disse...

Parabéns, pelo texto, esse negócio de calça ser só pra homens é balela, creio q Deus no dia do juizo não vai chegar e falar: "Fulana de tal, afasta-te de mim, pois vc usou calças!" Ah fala sério, quem pensa assim, pra mim tem a consciência cauterizada!
Irmão que tal uma parceria, visite meu blog, se estiver interessado é so me enviar um email e fechamos a parceria!!
http://www.iigdaltaneira.blogspot.com.br

Janasol disse...

Somente agora li esse artigo, pois entrei há pouco tempo no blog. Bom artigo!Luz sobre o evangelho no que muitos querem obscurecê-lo.Obrigada!

Anderson Fábio disse...

Obrigado pelo comentário Jonasol, realmente o texto lança luz sobre nosso entendimento!

ROSANGELA DE COLOMBO .PR. disse...

gostei muito;li ocomentario de todos;respeito cada opiniao.sou assembleiana;mas nosfomos chamados para amar e pregar a poderosa Palavra;amo a todas as minhas irmas em cristo;independente de usarem calça ou saia.a Palavra nos diz em salmos{Bom e reto é o senhor portanto Ele ensina}SL25:8BEIJOS A TODOS.

Anderson Fábio disse...

Obrigado pelo comentário!

Anônimo disse...

ESTIVE NO CATOLICISMO E EU JA ERA FIRME NA PALAVRA DO BOM COMPORTAMENTO PRINCIPALMENTE MULHERES COM DECOTES QUE DESPERTÃO OS HOMENS E PEGAVA FIRME E AGORA CONHECENDO MAIS A JESUS CRISTO E QUE O NEGOCIO PEGA MESMO, OU VOCE SEGUE AS NORMAS OU NÃO, ex: AEROMOÇAS VESTIMENTAS, ELAS NÃO SEGUEM NORMAS, COMO DENTRO DA IGREJA TEM QUE SER CASA DE CIRCO PORQUE LUGAR DE PALAHÇOS E NO CIRCO EU QUERO VER ENTÃO LOGO HOMENS DE VESTIDOS NA IGREJA E FORA,. qUANDO PASSO NA RUA NÃO SE SABE QUEM E HOMEM OU MULHR HOJE EM DIA, DESCULPE PASTOR MAIS O SENHOR TEM QUE TER ORDEM NA IGREJA AGORA AQUELAS MULHES REBOLANDO DE CAÇASE ATÉ HOMENS COM CALÇA APERTADA UMA VERGONHA DENTRO DAS IGREJAS, QUERENDO IMITAR AOS HOMENS EM TUDO. cOMO IRMÃS QUE QUEREM CASAR-SE CEDO FICAM NA CARNE DIRETO VÃO TRABALHAR OU FICAM TOMANDO REMEDIO PARA EVITAREM FILHOS E QUANDO TEM DEIXAM AOS CUIDADOS DE OUTRAS PESSOAS E ESTAR ESSE INFERNO DE VIOLENCIA NÃO CUIDAM BEM DOS FILHOS DE dEUS DEIXAM A TOA E TUDO NÃO TEM NADA A VER NÃO TEM NADA A VER .....TERIAM QUE RTER MAIS SANTIDADE EM TUDO NÃO SÓ NAS ROUPAS. mARIA DA gLORIA

Anônimo disse...

O comentarista foi feliz em comentar que - O critério é a decência - mas infelizmente isso esta faltando nas igrejas....usam calcas com lycra,que marca todo o formato do corpo deixando-as vulgar......Existem calca sociais para mulheres, que com certeza as deixariam muito mais elegante.

Anônimo disse...

Meus queridos, quem disse que a calça foi criada para os homens e que saia de mulher é coisa de crente, se engana facilmente. Estudem um pouco de história da indumentária e comportamento humano. Pelo que eu saiba, na época de Jesus não se usavam calças e muito menos vestidos. Sabe a época do império romano, no qual as roupas dos homens eram parecidos com vestidos... então! Tanto homens como mulheres usavam tecidos para envolver e cobrir o corpo. Acho que a nossa preocupação deve ser apenas na decência. Nos demais oremos para que a Igreja de hoje se preocupe com coisas espirituais, tais como orar pelo próximo e não olhar o próximo, entendeu?!

Anderson Fábio disse...

Querido anonimo, por favor se identifique na próxima vez para que possamos nos conhecer.
Mas tenho algo a dizer, acho que Você não leu o artigo, leia que você verá que seu comentário não condiz com o artigo, pois é justamente o que você fala que o artigo fala!

abraços!

Anônimo disse...

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Tiago 1:14

Anônimo disse...

pois bem si naquela epoca nao tinha calca nem saia porque entao esta escrito o homen nao usara roupa de mulher e a mulher nao usara roupa de homen
a biblia foi escrita para o futuro e nao para o passado . ai alguen dis na escosia os homens usa saia ok eu te digo satanas foi espulso do ceu . a escosia tem cultura maligna a biblia nao prega cultura , portanto seja voce da onde for e quem for si nao se enquadrar na palavra seu caminho e o inferno , mulher que usa calca esta errada homen que usa saia esta errodo mulher que usa bermuda e joias esta errada homes que usa bermuda e joias esta errado

genesis 35-4 Então entregaram a Jacó todos os deuses estrangeiros que possuíam e os brincos que usavam nas orelhas, e Jacó os enterrou ao pé da grande árvore, próximo a Siquém.

Anderson Fábio disse...

Querido anônimo, sugiro se identificar da próxima vez para podermos nos conhecer.

Em primeiro lugar, Deus respeita sim a cultura, pois respeitou na época dos apóstolos que não usavam calça e sim um manto, uma túnica, vamos dizer tipo um vestido grande, a cultura da época não tinha costume de usar calça, pois ela nem havia sido inventada ainda! Você diz que a cultura é do diabo, é mesmo? Na sua igreja as pessoas usam terno e gravata? Pois é a gravata foi inventada por um homossexual!

No que diz respeito a passagem bíblica onde Deus diz que o homem não vista roupa de mulher e a mulher não vista roupa de homem, nesta época os homens usavam túnicas e as mulheres também, as diferenças eram bem pequenas, somente na questão das franjas e das cores. No entanto o que mudava mesmo em suas vestes era as roupas íntimas! Nisto entendemos pela história que muitos povos praticavam cultos imorais onde o homem e a mulher trocavam de papeis nas adorações sexuais, e é isto que Deus esta condenando, é só olhar o contexto do texto e estudar a história para entender o que Deus disse e não supor dentro de nossas mentes pequenas, dentro de nossa cultura e interpretar da maneira que nós achamos certo.

O nosso Deus não esta preso a nossa cultura, pois você querendo ou não o homem usar calça é cultura, a mulher usar saia é cultura e uma saia não faz a mulher ser mais feminina ou mais santa.

Leia a bíblia e busque a Deus e não diga o que Deus pensa sem estudar sobre o assunto!

E outra entregaram os brincos a Jacó, pois os brincos eram pequenos deuses, isto só comprova que as mulheres usavam jóias. Leia sobre Rebeca e o que o servo de Moises deu a ela: "E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as suas mãos, do peso de dez siclos de ouro;" Gênesis 24:22

Olhe o que Deus diz a Israel:

E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao redor do teu pescoço.
E te pus um pendente na testa, e brincos nas orelhas, e uma coroa de glória na cabeça.
E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a realeza.
Ezequiel 16:11-13

Então amado procure se informar sobre o assunto e deixe a religiosidade de lado e viva Cristo verdadeiramente.

PS. Tem gente que acha que a internet é do capeta também, e agora?

Anônimo disse...

olha aqui VOCE ACHA QUE DEUS E MENINO PARA DIZER TIRA E DEPOIS COLOQUE .ezequiel 16 11-13 qui voce pois ai esta se referindo ao povo de DEUS e nao a uma mulher em particular , E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos( isso quer dizer poder em nossas maos e dons espirituais ) e um colar ao redor do teu pescoço.(isso quer dizer que temos que andar somente na direcao do senhor )
E te pus um pendente na testa,(isso quer dizer que temos que levar a marca do SENHOR e pensar primeiramente nas coisas do ceu ) e brincos nas orelhas,(isso quer dizer que nos nao somos do mundo somos do senhor ) e uma coroa de glória na cabeça.( isso quer dizer que ao que vencer chegara no ceu para ser coroado e receber a vida eterna
E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a realeza. (a nossa realeza vai ser quando sermos transformados e chegar ao ceu onde andaremos em puro ouro e cristal e muita maravilha e vermos o nosso SENHOR JESUS CRISTO .
Ezequiel 16:11-13
meu nome e melquizedeque dias

Anônimo disse...

assim quase me esqueci a internet nao e do capeta nao , quem usar ela pra o mal esse sim e do capeta haha

meu nome e melquizedeque

Anônimo disse...

e justamente os religiosos que permitem tudo isso o uso de jois e vestimeta errada tanto pra homen e mulheres meu nome e melquizedeque contato e android160777@gmail.com

Anônimo disse...

Meu nome e melquizedeque
A biblia dis pendente no nariz e nao na testa ok


O que a Bíblia diz sobre piercing

"...purificai-vos e mudai as vossas vestes" (Gn 35:1) "Body Piercing" literalmente significa "corpo perfurado". É uma referência ao uso do brinco em outras partes do corpo que não seja o lóbulo da orelha. Para alguns, o uso do piercing é uma questão de modismo, cultura e beleza. Para outros, é um sinal de diferenciação, de marginalidade, rebeldia, exibicionismo, fetiche e pode traduzir a identidade com um grupo específico. Mas diante de tantas interpretações, a moda de enfeitar o corpo com anéis pode trazer complicações físicas e sociais, além de gerar muita polêmica, no que tange a vida espiritual.

Embora tenha ganho muitos adeptos entre os jovens, o "Body Piercing" não é nenhuma novidade. Ele vem sendo praticado por mais de 5.000 anos em rituais de passagens e com significados diversos, geralmente vinculado a questões espirituais.

A Bíblia não fala especificamente sobre o uso do piercing, por isso muitos acreditam que não há nada demais em enfeitar o corpo com eles. Alguns até incentivam tal prática como estratégia de evangelismo, argumentando que Deus não olha a aparência e sim o coração, e se defendem dizendo que a Bíblia cita mulheres que usavam argola no nariz e nem por isso foram condenadas. Vamos por partes: Deus não julga o homem pela sua aparência, no entanto, isso não significa que não se importe com ela. Se assim fosse, não haveria tantas orientações e exortações na Palavra de Deus sobre o assunto. Vejamos alguns exemplos:

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." (I Co 10:32)

"O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo." (Pv 11:17)

"Fugi da aparência do mal." (I Ts 5:22)

"...que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso (I Tm 2:9-10)

Veja também: Ezequiel 16:8-14; Isaías 3:16-24; I Corintios 6:19-20 e 11:6; Deuteronômio 22:5; Mateus 6:17 e 23:26; e II Coríntios 3:6. A Bíblia ensina claramente que nossa aparência exterior deve refletir o interior. Cristo espera ser glorificado não apenas através do nosso espírito, mas também do nosso corpo (Rm 6:13-19). Pessoalmente, não vejo como um piercing no umbigo pode trazer glória para o nosso Criador...

Outros desavisados, defendem que o uso do piercing é bíblico, baseando-se nos textos de Gênesis 24:30, 47 e Ezequiel 16:12, onde algumas traduções mais antigas trazem a expressão "argolas no nariz". Entretanto, um estudo mais cuidadoso do termo no seu original hebraico, demonstra que estas argolas não podem ser interpretadas como "brincos", ou "piercings", pois referem-se a um tipo muito comum de colar que saía detrás da cabeça, cobrindo o nariz.

A idéia hinduísta do piercing é de este objeto representa um contato, uma abertura para a atuação de divindades nas mais variadas áreas da vida humana, cada área representada por uma parte do organismo. É interessante observar que o uso do piercing está tão ligado a estas crenças hinduístas que os locais de colocação dos piercings (lábios, umbigo, nariz, sobrancelhas, entre outros) correspondem, exatamente, aos pontos correspondentes, os chamados "chakras" (rodas, em sânscrito), que são os centros de energia onde se daria a interação entre o corpo e a mente, de onde se poderia estabelecer o controle sobre a mente e o corpo de alguém.

Como bem se observa, portanto, o uso de piercings está totalmente vinculado à colocação do nosso corpo à disposição destas forças espirituais, destes "deuses" que, como servos de Deus, sabemos que se tratam de hostes espirituais da maldade, que combatem incessantemente contra o povo de Deus (Ef 6:12).

Anderson Fábio disse...

Querido Melquisedeque, ninguém se referiu a piercing e o texto escrito em Ezequiel foi tirado diretamente da bíblia online, confesso que não havia visto o terno brinco na testa. Agora com certeza nossa vida deve refletir no exterior, o que o artigo esta trazendo não é isso, está falando sobre um padrão de "uniforme", como se a bíblia condenasse mulheres usarem calça!

abraço

Anderson Fábio disse...

Deus disse só para Israel e para Rebeca, as pulseiras que ela colocou eram espirituais? Amado em Cristo, Deus não ia dizer que iria ornar Israel com rincos e enfeites se isto fosse condenável aos seus olhos, pense Deus trazendo algo bom e dizendo um pecado para interpretar algo bom que estava fazendo, se Deus disse que ornou Israel de Jóias é uma prova incontestável de que Ele não é contra o uso das tais!

cleber disse...

A paz a todos!minha familia em Cristo,hoje temos crentes de varias culturas e estilos,em um mundo moderno e globalizado.Acontece que a (BIBLIA),nao mudou,e nem vai mudar para agradar culturas,estilos e crentes modernos!O que DEUS quer,e filhos que cumpre a PALAVRA sem questiona-la.Devemos nos enquadra na BIBLIA,e nao ela se enquadra ha nois.Abracos...

Anderson Fábio disse...

Querido Cleber! Então me mostre na bíblia como é o jeito CERTO de uma mulher se vestir e de um homem se vestir se na época em que ela foi escrita não existia calça. Me mostre na bíblia, que esta mesma condena a mulher que usa calça e exalta a que usa saia. Acho que irei aguardar muito, pois a palavra não mostra na da disso. Quem inventou isso foi o homem e doutrina humana eu deixo para os religiosos, pois os verdadeiros adoradores ficam somente com o que Deus diz! Abraço

RESTAURANDO VIDAS disse...

..Nāo devemos julgar, pois JESUS que é o unico Justo,e pode julgar

RESTAURANDO VIDAS disse...

...Sou Cristā, uso calça e DEUS me usa, o Espírito Santo nos mostra a roupa, gostumava usar roupas muito decotadas, e curtas, ninguém ,presisou me dizer como usar miha roupa, eu senti que deveria mudar, uso calça com reseito, porque tem saias mais salientes que calça, conheço irmās que ja ficaram doentes por usar só saia, com frio quase de 40gr, perdeu o serviso, pois nāo podia usar calça que era colocada em dsciplina, outra aparecia as partes intimas, pois estava de saia, e andava de bicicleta.
Outra que foi disciplinada, por que o pastor a viu de bermuda em pleno verāo, e sabe onde ela esta, no mundo os braços do diabo, como muitos jovens, que nāo podem ir a igreja, pois usam bermudas, , Jesus vê nosso coraçao nāo as nossas roupas, Adāo e Eva eram pelados, só se vestiram por causa do pecado, este pecado,que nos tras amorte,Jesus falou e libertou aprostituta, sera que se fosse hoje ela estaria de calça ele diria, que ela nāo èra digna, de libertaçao.
Eu acho que os pastores, devem se preocupar com as pessoas que eles, colocaram fora da igreja, por doutrinas hhumanas, pois guando morermos, nossa roupa virará PÕ, ou vai ficar esperando para Deus, nos julgar pelas roupas, SÓ ele pode nos julgar, quem nāo tem pecado atire a primeira pedra. acho que o Homem que nāo pode ver uma mulher de calça, bermuda ou outra roupa, nāo consegue se controlar, e coloca culpa na mulher, acho que esse homem nāo se converteu realmente, seus olhos, nāo sāo de amor como Cristo, tinhsomos libertos pela cruz, nāo escravizados,temos o mar, natureza, ,tv, internet, sõ depende de cada um se está REALMENTE preparado, ou será que tudo isso é so para os que nāo acreditam em cristo.

RESTAURANDO VIDAS disse...

....Uso calça, e nāo deicho de ser ouvida por DEUS.
O homem, que acha que mulher se expoē, é porque ele , que nāo se converteu, realmente, nāo vê como Jesus com amor puro, como aquele dia que ele se asentou com a prostituta, e o a libertou, se fosse hoje que roupa ela usaria, muitos pastores, preferem a perder as ovelhas para o mundo, DEUS vê nosso coraçao, nossos, frutos, nossa conduta, ele nāo vê roupa, pois Adāo e EVA eram pelados e perfeitos comforme a vontade de Deus, ele disse ...ISSO ERA BOM..
só se vestiram por causa do pecado, e se nāo pecassem, nos estariamos sem roupas até hoje,e ai nāo seriamos amados por Deus.

Anderson Fábio disse...

Querida irmã, o artigo não fala que não pode usar calça, por isso insistimos em ler todo o artigo.

Abraços!

Anônimo disse...

Esse papo de "o que importa é o interior", "Deus quer seu coração", é pura hipocrisia. Deus não quer só seu coração, ele quer seu corpo todo, para fazer de você templo do Espírito dEle, tanto por dentro como por fora. "Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" Tiago 4:5
Nós cristãos, temos que resplandecer Cristo em tudo na nossa vida, até no nosso modo de vestir. O problema de hoje em dia é a libertinagem. Nada faz mal, Deus quer só o coração. Antes de Adão pecar, não havia a concupiscência da carne e dos olhos. Agora, dizer que "O homem que acha que a mulher se expõe ao usar calça não se converteu" é totalmente ir contra as escrituras. "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor."
Gálatas 5:13
No momento em que o ser humano se expõe a uma situação que pode induzir ao pecado, ele está alimentando a carne. Se o homem se expõe a tentação, ele alimenta a carne e acaba caindo porque é fraco.
"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia."
1 Coríntios 10:12


Fortunato Barbosa

Anônimo disse...

A CONCUPISCIENCIA VEM ATRAVEZ DOS OLHOS IMPUROS,SE OLHARMOS AS PESSOAS COM OS OLHOS DE DEUS,NÃO OBSERVAREMOS USOS E COSTUMES,MAS APENAS QUE TODOS SOMOS CARENTES E NECESSITAMOS DO AMOR E DA MISERICORDIA DIVINA.

Anderson Fábio disse...

Querido anônimo.

O homem que expõe que a mulher pode usar calça não se converteu" é totalmente ir contra as escrituras...

Eu pergunto: Que escrituras? Pois não vejo um versículo bíblico para respaldar tal afirmação sua!

Anderson Fábio disse...

E outro anônimo, há iniquidade nos olhos sim, mas sensualidade também é pecado!

Pr. Elias Ribas disse...

SOU PASTOR DA ASSEMBLÉIA DE DEUS MISSÃO E LENDO OS COMENTÁRIOS QUERO DEIXAR ALGUNS COMENTÁRIO A LUZ DA EXEGESE BÍBLIA PARA EXCLARECER AQUELES IRMÃOS QUE TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESTE TEMA:
AS ROUPAS PARA AS MULHERES À LUZ DE DEUTERONÔMIO - 22.5.

Talvez você já estudou a questão dos judaizantes, mas vale a pena salientar que não estamos mais debaixo da lei e, sim da graça. Mas ainda encontramos nos dias de hoje certos cristãos usando versículos isolados do Velho Testamento para tirar a liberdades das mulheres.
Este é um dos pontos mais difíceis entre alguns pentecostais. Sem ferir ninguém, quero interpretar à luz da Palavra. Os nossos renomados mestres em teologia são unânimes em afirmar que estão superadas as normas de Deuteronômio 22.5. Há igrejas que proíbem terminantemente o uso de calças compridas para mulheres, usando este texto:

“A mulher não usará roupa de homens, nem homem vestes peculiar à mulheres; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor teu Deus” (Dt 22.5).

[....] Igrejas têm usado esta passagem para condenar o uso de calça comprida para as mulheres dizendo que são roupas de homens. Porém, os tais “líderes” não dizem que na época em que este texto foi escrito as roupas eram semelhantes para homens e mulheres. Os judeus (homens e mulheres) usavam vestidos e túnicas. A distinção dos sexos não estava no tipo de roupa, pois todos usavam vestidos no tamanho e cores.

A palavra roupa no hebraica “simlâh”, é a mesma que é traduzida por capa em Gn 9.23. estas palavras significam: capa, manto, envoltório, vestuário, de homem ou de mulher, especialmente uma grande roupa exterior [TREGELLES Samuel Prideuax. Geseniu’s Hebrew and Chaldee. Léxico Grand Rapids: Eerdmans, 1954. p. 791].

[...] Aqueles que servem a Deus simplesmente porque a letra da lei os obriga fazê-lo, ainda estão sob o regime da Velha Aliança. Não aprenderam a respeito da Nova Aliança. A maioria dos cristãos ainda está vivendo no regime da Velha Aliança. Até dizem: “Tentei fazer isto e fazer aquilo”. Vivem sob a condenação da lei. Embora cantem louvor a Deus e sejam do povo de Deus, têm dúvidas terríveis e enfrentam problemas e lutas. Fazem boas coisas na igreja, mas quando vão para casa, sabemos os problemas que tem. Estão vivendo pela Velha Aliança [ORTIZ. P. 163].

Jamais poderíamos usar um versículo isolado para criar uma doutrina, assim como se critica os que guardam o sábado, deixando outros mandamentos, que não conseguem cumprir. Tanto é verdade, que o mesmo capítulo, que fala sobre vestes, fala também em matar o filho rebelde, não usar roupa de lã com roupa de linho ao mesmo tempo, fazer franja no cobertor de dormir e outros versículos, por exemplo: o homem não podia cortar o cabelo arredondado e nem sequer danificar a barba. Veja o exemplo:

“Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba” (Lv 19.27). “Não farão calva na sua cabeça e não cortarão as extremidades da barba, nem ferirão a sua carne” (Lv 2.5).

A barba para os Judeus era símbolo de dignidade, mas era vergonhoso raspado: “Tomou, então, Hanum os servos de Davi, e lhes rapou metade da barba, e lhes cortou metade das vestes até às nádegas, e os despediu. Sabedor disso, enviou Davi mensageiros a encontrá-los, porque estavam sobremaneira envergonhados. Mandou o rei dizer-lhes: Deixai-vos estar em Jericó, até que vos torne a crescer a barba; e, então, vinde” (2º Sm 10-4-5).

“Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1.17).

A lei aqui é uma referência ao Antigo Testamento, em geral.

Nem mesmo o cumprimento da lei exaltava realmente a Deus, pois Ele veria as pessoas servindo-O apenas por obrigação, por serem compelidas a fazê-lo.

“Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus” (Rm 3.19).


Pr. Elias Ribas

Pr. Elias Ribas disse...

Pela lei vem o conhecimento do pecado: “Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rm 3.20).
O objetivo desta passagem não é só demonstrar a culpa dos judeus e gentios como também julgar os seus sistemas religiosos, todos incapazes de salvar o homem. A lei destina-se a dar conhecimento do pecado (Rm 3.20, 4.15, 5.13, 7.7-11), e, mostrando-nos nossa necessidade de perdão e de nosso risco de condenação para nos conduzir em arrependimento e fé em Cristo (Gl 3.19 - 24). Ninguém será perdoado e aceito por Deus pelas obras da lei.
Somos salvos pela fé não pelas obras. A Bíblia diz em Efésios 2.8-10 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Atos 15.11 diz: “Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram”.
“Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção” (Rm 3.21-22).
Após ter mostrado a necessidade de ambos judeus e gentios para a justiça de Deus revelada no evangelho (1.16).
Mas “agora” (o tempo da plenitude por causa da vinda de Cristo, v. 26), a justiça de Deus, isto é, a maneira de tornar-se justo que Deus designou. A justiça de Deus vem a realização histórica através de Cristo e Sua obra.
Esta justiça foi testemunhada por vários profetas e pela Lei – ambos o apontam, foi declarada e visionada, mas só na vinda de Cristo e pelo Evangelho esta é revelada e realizada.
Quando entendemos isso, quando reconhecemos nossa condição de miseráveis pecadores, quando nos arrependemos e confessamos nossos pecados, aceitando a Jesus como nosso Salvador, então somos perdoados pela Graça de Deus, com base nos méritos de Jesus, nosso Substituto, e não somos mais devedores da Lei (embora ela ainda continue a existir), mas passamos a viver sob o domínio da Graça. E essa Graça é a fonte da “justiça de Deus” como dom; justificação é o resultado.
Esta justiça não vem por meio da lei nem é a justiça de Cristo pelas obras da lei, mas sim a Justiça de Deus aparte da Lei. Não é uma simples justiça nem é requerida pelos homens, mas sim uma Justiça Divina que é fixa nos homens que acreditam.
A justiça de Deus é exclusivamente para aqueles que têm fé (“não há diferença, porque todos pecaram”), seja judeu ou gentio (1.16, 17).
Na Nova Aliança, a lei é anulada mediante o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário.
Assim como na consciência, Deus gravou sua lei no coração da humanidade.
“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Hb 8.10).
Esta nova aliança supera a antiga em tempo e qualidade. É extensiva aos gentios. Realiza profunda transformação interior, pois não atua de conformidade com a lei, mas com a Graça. Oferece perdão total, pois não se trata de uma cobertura passageira.
“Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus” (Hb 7.18).


Pr. Elias Ribas

Pr. Elias Ribas disse...

A carta aos Hebreus de escritor desconhecido, destinada aos hebreus convertido ao cristianismo, que estavam misturando as ordenanças da lei com Salvação pela Graça mediante a Fé em Jesus Cristo de Deus. (Ef 2.8).
O escritor disciplina os irmãos por ainda serem meninos porque já eram pelo tempo de cristão já ser mestre na palavra de Deus, mas estavam precisando ser ensinado de novo as doutrinas básicas da Nova Aliança (Hb 5.12).
A carta tem a finalidade de separar lei da Graça, onde os que tem Salvação pela Graça estão sobre uma superior Aliança, que não foi feita através de sangue animais mais do precioso Sangue de Jesus, mas diante da Nova Aliança, mostra que houve uma mudança de sacerdócio, que não vinha mais da tribo de Levi, e sim da tribo de Judá e com isso mudaria as ordenanças da lei. Logo Jesus se tornou nosso Sumo Sacerdote diante de Deus.
Foi criado um Concilio em Jerusalém, para definir como os cristãos deveriam se comportar como Nova Criatura como Filhos de Deus, já que hebreus que se convertiam insistiam em continuar debaixo da lei, mas os apóstolos se reúnem em defesa do Evangelho de Cristo e definem:

“...Por isso julgo que não se devem perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue” (At 15.1-20).

O apóstolo Paulo, com o Ministério de Apostolo e Doutor entre os gentios, onde recebeu toda revelação para Igreja para que a mesma andasse por ela, que se falou que alguém apresentasse outro evangelho que fosse considerado anátema (Gl 1.6-12).
Pr. Elias Ribas

Pr. Elias Ribas disse...

O legalismo prima pelas regras do Antigo Testamento. Pelas regras criadas pelo homem através das tradições herdadas pelos pais. Como já disse, se pudermos reforçar vigorosamente as regras criadas pelos homens como meio de santidade e salvação, perderíamos o rumo para o céu.

Considero o legalismo, ser o maior e o mais grave dos problemas da religiosidade, onde ela bate de frente com o Cristianismo. Em momento algum os praticantes da religiosidade concebem a atuação divina pela categoria da Graça, como doação e auto-doação divina. Para eles só a graça não basta, tudo tem que ser barganhado e negociado.

Esta concepção legalista anula a Graça, anula o sacrifício de Cristo, anula a redenção proporcionada pela morte de Jesus na cruz. Neste ponto poderíamos traçar um paralelo (ainda que bastante impreciso) com a ação dos judaizantes na Igreja Primitiva, combatida enfaticamente pelo Apóstolo Paulo, na epístola aos Gálatas:

“Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, dar-se-á o caso de ser Cristo ministro do pecado? Certo que não. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor. Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão” (Gl 2.16-21).

Pr. Elias Ribas disse...

As seitas não ensinam a salvação pela fé somente, sempre acrescenta lago a mais.
Porque se nós vamos obrigar os gentios a viverem como judeus, então este viver não é pela fé. Você vive pela fé ou pelas obras da lei? Eu vou mostrar que viver pela fé, e viver pela pregação da fé é viver a Palavra segundo o Novo Concerto. O que desejamos ensinar aos leitores é a pregação pela fé, e não tem o dia do sal, o dia do óleo, dia da vigília, dia do monte, dia do jejum! Aqui, é a pregação da fé, e mais, a pregação da fé e não as obras da lei. Por quê?

“Não anulo a graça de Deus (então quer dizer que tem gente que anula a graça de Deus, como?), pois se a justiça, é mediante a lei, (se eu tenho que viver sacrificando, se eu tenho que viver debaixo da lei, segue-se que morreu Cristo em vão”.

Então eu não anulo a graça de Deus, o que os Gálatas estavam fazendo, era anulando a graça de Deus, porque se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. Qual é o cenário do cristianismo em nossos dias?

Fábulas, obras, sacrifícios, mandamentos humanos, tradições e dogmas e se a Igreja diz que não é da lei, que não é tradicional, inventa os nomes, renovada, avivada, até usam graça, mas isso é só na teoria do nome, na prática você encontra fermento, as obras da lei, os sacrifícios e pessoas anulando a graça de Deus.

O Evangelho que Paulo pregava era algo novo tanto para os gentios como para os judeus. A indignação de Paulo não era preocupação com sua posição, ou seu status de apóstolo de Cristo. A preocupação como ele declara duas vezes em Gálatas 2, era a “Verdade do Evangelho”. Em outras palavras, estava em jogo não somente a salvação dos gálatas, mas também o futuro do próprio cristianismo. O que Paulo não queria era um Evangelho misturado com a lei.

Pr. Elias Ribas disse...

A nova vida da ressurreição, a autêntica vida de Cristo, outorgada pelo Espírito Santo, cancela de uma vez por todas a relação com a lei. Se a justiça provém da lei, Cristo morreu em vão, é o que afirma o apóstolo Paulo. Guardar a lei em Cristo é o mesmo que continuar no avião, ao findar a viagem, isto é um absurdo. Partir a lei em duas, ensinar que Cristo cumpriu uma parte e deixou a outra para cumprirmos, é ofender a graça de Deus, entristecer o Espírito Santo, renunciar aos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef 2.6) e meter-se debaixo do jugo da servidão.

Tentar encontrar uma posição de retidão diante de Deus através da lei significa “cair da graça”.

“Cristo se tornou totalmente inútil para vós, a vós todos os que sois justificados pela lei; da graça tendes caído” (Gl 5.4).

Vamos, portanto amontoar todas as nossas boas obras numa só pilha, e todos os nossos pecados numa outra – e fujamos de ambas, para a Cruz de Cristo, onde o perdão é oferecido aos penitentes. Pela fé somente em Seu sangue (Rm 3.25) é que podemos ser justificados.

Paulo descreve seu relacionamento com Cristo em termos de união pessoal profunda com seu Senhor e da sua dependência d’Ele. Aqueles que têm fé em Cristo, vivem uma vida em comunhão intima com Ele tanto na sua morte, como na sua ressurreição. Todos os crentes foram crucificados com Cristo na cruz. Morreram para a lei como meio de salvação, e agora vivem para Deus por meio de Cristo (v.19). Por cauda da salvação em Cristo o pecado não tem domínio sobre eles (Rm 6.11; Rm 6.4, 8, 14; Gl 5.14; Cl 2.12, 20).

É mediante o Espírito Santo que a vida ressurreta de Cristo continuamente nos é comunicada (Jo 16.13-14; Rm 8.10-11).

Participamos da morte e ressurreição de Cristo pela fé, a crença, a confiança, o amor, a devoção e a lealdade que temos no Filho de Deus que nos amou e se entregou por nós (cf. Jo 3.16). Esse viver pela fé pode ser considerado como viver pelo Espírito (3.3; 5.5; Rm 8.9-11).

Pr. Elias Ribas disse...

O legalismo, como disse, é o maior e o mais grave dos problemas deparados pelo apóstolo Paulo na igreja primitiva e que igreja cristã ortodoxa ainda enfrenta.

O legalismo exige que seus seguidores obedeçam a um código externo, mas o perfeccionismo é baseado em uma compreensão deturpada do significado prático da justificação.
Dessa forma, anula-se a fé cristã. Este é o argumento que invalida as considerações de quem avalia a religiosidade como um caminho válido para Deus, legítimo e até melhor do que a fé cristã.
O legalismo tira do coração do crente a alegria do Senhor e com essa ausência vai-se também o seu poder para um culto de adoração ao homem. Nada resta senão uma confissão rígida, sombria, tediosa e indiferente. A verdade é traída e o nome glorioso do Senhor torna-se sinônimo de “desmancha prazeres”. Os cristãos sob a lei não passam de uma triste paródia da realidade.
O autoritarismo farisaico se manifesta na confusão do princípio cristão com insistência em comportamento humano invés de fé e graça. Colocam-se como super espirituais e usam suas experiências e regras similares, e citam frases isoladas para descreverem essas experiências.

O legalista diz na verdade: As coisas que pratico faço para ganhar o favor de Deus. Esquecendo do significado da graça divina “Favor imerecido”.

Devemos compreender que estas coisas não estão expressas nas Escrituras. Elas foram transmitidas ou ditas ao legalista e se tornaram uma obsessão para ele ou ela. Torna-se um cristão papagaio, só diz o que os outros já disseram. O legalismo é austero, exigente e semelhante às leis por natureza. O orgulho que está no âmago do legalismo opera em sintonia com outros elementos motivadores. Como a culpa, medo, vergonha. Ele leva a uma ênfase sobre o que não deve ser, e o que não deve fazer.
Pr. Elias Ribas

Pr. Elias Ribas disse...

No capitulo 3.1 de Gálatas Paulo diz: “Quando eu estava aí, ensinando a vocês a verdade, apresentei um salvador que todo o castigo pelos seus pecados. A sua morte e, subseqüente, ressurreição já foi o pagamento final de Deus pelos nossos pecados. Pagamento total! Tudo o que tem a fazer é crer que ele morreu e ressuscitou dos mortos por você. Ele foi publicamente exibido para que todos vissem, e agora a verdade pode ser declarada para que todos creiam. Vocês creram nisso certa vez e foram gloriosamente libertados. Mas, não agora. Quem levou a mudar da lealdade à glória de Deus para as opiniões humanas, da obra do Espírito para os efeitos da carne?”.

A Bíblia Viva contém a seguinte leitura deste versículo: “Gálatas insensatos! Quem foi o feiticeiro que os sugestionou e pôs em vocês esse encantamento ruinoso? Em outras palavras: “Vocês enlouqueceram? Quem roubou a sua mente?”. Paulo estava fora de si. Quem havia hipnotizado os gálatas antes completamente despertos?

Em Gálatas 1.6, num trecho anterior, ele admite o seu espanto: “Maravilho-me de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho”.

O legalismo é uma atitude carnal que se conforma a um código, com o propósito de exaltar a pessoa. O Código é qualquer modelo objetivo aplicável ao tempo; o motivo é exaltar-se a si mesmo e ganhar méritos, ao invés de glorificar a Deus pelo que Ele tem feito; e o poder é a carne, não o espírito, que produz resultados externos somente similares à verdadeira santidade. Os resultados são, na melhor da hipóteses, falsificações e não podem jamais aproximar a santificação genuína, por motivo da atitude carnal e legalista.


“Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem pela morte” (Rm 7.5; Rm 6.13; Gl 5.19); “... vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri” (Rm 7.9).

“Agora, porém, libertos da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra” (Rm 7.6).

O motivo de sua nova vida frutificada não vem das demandas da lei, mas do desejo de corresponder ao amor de Deus (v. 4). O Espírito Santo dá o poder de viver uma nova vida com Cristo (v. 6).

A antítese entre o Espírito e a letra (lei), aponta para o novo advento, aquele em que a Nova Aliança de Jeremias é realizada (Jr 31.31-34). A letra significa a concepção de guardar a lei exteriormente com toda a força moral que o homem pode levantar. “Espírito” fala das novas relações e forças produzidas em Cristo Jesus pelo Espírito Santo. Paulo procura mostrar para os cumpridores da lei que ela mata o homem por ser difícil de cumprir. “A letra mata e o Espírito vivifica” (2ª Co 3.6).
Pr. Elias Ribas

Pr. Elias Ribas disse...

Embora já estejamos no século XXI, encontramos grupos de indivíduos “rígidos, sombrios, tediosos e indiferentes, basta visitar algumas das igrejas evangélicas de hoje. É com grande dor no coração e grande desapontamento dizer que as igrejas morrem quando o pastor é legalista, pois são assassinos de almas. Os legalistas, com sua lista inflexível de “faça” e “não faça”, matam o espírito de alegria e espontaneidade daqueles que desejam gozar a sua liberdade em Cristo Jesus. As pessoas estritamente legalistas na liderança tiram toda a vida da igreja, embora afirmem estar prestando um serviço a Deus.

São regras humanas feitas pelos homens com, eu creio, corações bons, querendo ajudar, mas no fim acabou sendo mais um jugo sobre a noiva que não era para ser. Então, ainda temos que responder, “Como nós devemos nos vestir na igreja?”.
Na Bíblia não encontramos nenhum versículo que proíba as mulheres a usarem calça comprida no Novo Testamento, porque não existia nem para homens e nem para mulheres.

Jesus ensinando seus discípulos disse: “A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele” (Lc 16.16).

νομος é a palavra comum que significa lei. Pode significar lei em geral. No N.T., no entanto, significa geralmente a lei de Deus, e mais freqüentemente a lei mosaica.
εντολη é mais específica, sendo usado de uma ordem particular.

δογμα é uma conclusão autoritativa, uma proposição que espera-se seja reconhecida como universalmente válida. [Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679].

Usar a lei escrita por Moisés para doutrina de usos e costumes é invalidar a graça de Cristo, adulterar o evangelho segundo Jesus segundo o Novo Testamento.

Porque muitos não compreendem o evangelho da graça? Paulo responde dizendo: “Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado” (2ª Co 3.15-16).

Muitos estão seguindo a Moisés, e não a Cristo. Precisam tirar o véu que os deixa cego para a verdade do evangelho (Jo 8.32).
Pr. Elias Ribas

Pr. Elias Ribas disse...

Paulo instrui o jovem Timóteo, a combater os falsos ensinos. Por ignorarem tal exortação muitos se entregam a “vãs contendas, querendo ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam” (1ª Tm 1.6-7).

O apóstolo é claro em dizer que são malditos os que seguem a lei de Moisés: Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito:

“Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las” (Gl 3.10). “Ninguém será justificado por Moisés porque o justo vivera da fé em Cristo” (Gl 3.11). “Separados estais de Cristo vós os que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé” (Gl 5.4-5).

A função da lei não é justificar ninguém. Somos justificados pela fé.

“Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão” (Gl 2.21); “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)” (Gl 3.13).

No livro de Apocalipse o Senhor Jesus disse para o apóstolo João: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás” (Ap 2.9).

Foi impressionante a forte influência do farisaísmo nos tempos de Jesus e continua até hoje no meio cristão. É visível o proceder cristão mesclado de farisaísmo nas igrejas de hoje. O mundo nos chama de “crentes”; a religião nos chama de evangélicos; mas o farisaísmo tem predominado entre os evangélicos e católicos e poucos se tocam. Esse rosário de regrinhas não mencionadas na Palavra de Deus que se estabelecem e incomodam os crentes, é farisaísmo.
Pr. Elias Ribas

Pr. Elias Ribas disse...

[...] Nem sempre é fácil distinguir princípios salutares no legalismo carnal. Todavia, sejamos corajosos para reconhecer: considerável parte da tradição observada em muitas igrejas não passa de um cristianismo mal assimilado, que aflora em invencionices. Se o que está na Palavra é o bastante para tornar-nos idoneamente crescidos, então, para que dogmatizar um jugo espiritual incrustado de ordenanças meramente humanas? Mesmo admitindo isto, não dever-se-ia, porventura, dar ouvidos a imutável voz divina? “Tudo o que eu te ordeno, observarás, nada lhe acrescentarás nem diminuirás” (Dt 12.32). Se você já ouviu alguém dizer que fulano morreu amarrado e queimado em um acidente de carro sem poder sair, a dor no inferno para os falsos ensinadores será a mais terrível que se possa imaginar. Não existe comparação aqui neste mundo e, mesmo muitos sabendo que irão para lá, não aceitam a verdade da Palavra de Deus como ela é. Mudar o Evangelho é um dos piores pecados contra Deus é comparado ao pecado de feitiçaria.
A fé que muitos aceitam está direcionada a uma ortodoxia estéril; tão inútil quanto uma nuvem sem chuva. Talvez esta seja a explicação do angustiante caos em que vivem certos crentes. A graça de Deus é tanto a raiz quanto o alvo da experiência cristã. Se você deseja chegar ao porto seguro da maturidade, rejeite veementemente o sinuoso atalho dos rudimentos carnais. Trivialidades legalistas são incompatíveis com uma crescente vida com Deus” [DR. ISMAEL SANTOS. A caminho da maturidade Pg. 30].

Pr. Elias Ribas disse...

Embora se passasse quase dois mil anos, as perturbações continuam. Quase todos os cultos que se podem nomear são um culto de salvação por obras. O apelo é para a carne. Você aprende que, se obedecer toda a cartilha e regras imposta pela igreja, se você se apresentar sempre nos cultos de paletó e gravata, então as suas obras e esforço árduo irão fazer com que Deus sorria para você. O resultado, repito, é a glória do homem, porque você acrescentou algo à sua salvação. Todavia, a doutrina herética das obras corre o mundo e sempre correrá, porque este é o trabalho do diabo usando os falsos mestres para desviar o salvo do caminho certo.
Este tipo de evangelho é legalista, farisaísmo, fanatismo. Desperte para o fato de que ele o colocará numa síndrome de escravidão sem fim. O verdadeiro evangelho da graça, porém, libertará a você. Ficará livre para sempre!

Geralmente é difícil reconhecer um falso mestre apenas pela sua aparência. Apresentando como crente sincero e fiel, não fala de uma religião diferente, mas alega que tem uma revelação mais profunda da verdade. O falso mestre é astucioso; ele infiltra-se no meio dos crentes sem ser notado como tal. É preciso, pois estar atento para não ser atingido pelo mesmo. O segundo indicio de falsidade dos enganadores, dado pelo apóstolo é sumário dos seus ensinos. A mensagem dos enganadores geralmente é uma perversão da verdade impregnada na linguagem da igreja.

O crente, especialmente o obreiro, tem o direito de examinar aquilo que procura entrar em sua casa e atingir sua família. Isso inclui não somente falsos ensinos, mas também a má literatura e visitantes que danificam o fundamento espiritual do lar. Qualquer coisa que afaste a família de Deus não deve ter acolhida em casa.

A Bíblia ensina a família para não permitir que os falsos mestres entrem em sua casa, pois eles introduzirão aí suas doutrinas errôneas. Paulo também lamenta que falsos mestres enganosamente se infiltraram em certas casas, pervertendo a fé de muitos.

A melhor maneira de proteger as nossas famílias de ensinos errôneos além de evitar os falsificadores da Palavra de Deus, é viver em comunhão com aqueles que vivem e ensinam a verdade bíblica.

Aqueles que são de Deus receberam d’Ele entendimento sobre a verdade.

“Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em Seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (João 5.20).

Aos Colossenses 2.6-7, Paulo insiste que devemos andar de acordo com o evangelho, a fim de ficarmos arraigados, edificados e firmados na Palavra de Deus. Entretanto, a mensagem dos agentes de Satanás é sempre contra tudo o que cremos, pregamos e praticamos. Às vezes há alguns pontos aparentemente comuns entre nós e eles, e nisso reside o perigo, visto que é por onde tais ensinos se introduzem.

Concluímos que repetidas advertências não serão suficientes para afastar a ameaça do tradicionalismo e legalismo. Precisamos ser vigilantes, devemos diariamente rogar a Deus por sua proteção. A história da igreja confirma nossa conclusão. Faltando perseguição e líderes consagrados e comprometidos com a Palavra, a igreja não tem força própria para se reformar. Jesus a comparou a uma figueira que, ainda que tivesse a aparência, idade e tamanho para produzir fruto, nada de valor tinha para oferecer a seu dono (Lc 13.6-9). O viticultor, perdendo a paciência, manda cortar a figueira. Só o fruto satisfará o Senhor da Igreja (v. 9). Por isso, Lutero sabiamente reconheceu que a Igreja necessita de reforma constante. A organização eclesiástica que combate todo o incentivo divino que a levaria a voltar à prática das primeiras obras (Ap 2.5), que Deus levante homens consagrados para combater os heréticos e ensinar a Palavra da Verdade corretamente. Amém!

Pr. Elias Ribas

Anderson Fábio disse...

Sem mais comentários, pois o Pr. Elias já explanou todos os pormenores a respeito do assunto com muita elucidação e base bíblia e exegética! Só tenho a agradecer e dizer que tenho grande admiração por sua pessoa e ministério pastor!

Grande abraço!

Mateus Emilio Mazzochi disse...

Paz do Senhor. Vejo a questão da seguinte forma: à medida que se impõem qualquer coisa, hábito ou costume em detrimento da Palavra de Deus, criamos doutrinas baseadas no homem (ser humano) e deixamos de lado as doutrinas exaradas na Bíblia, que são divinas. Caso fosse proibido por Deus, uma mulher usar calça, nenhuma mulher, ou mesmo homem, de tribos indígenas africanas ou até brasileiras, seriam alcançados por Cristo, visto que alguns permanecem cultuando a Deus racionalmente e seminus. Enfim, bom senso é o termo ideal para definir aquilo que se pode ou não usar, dentro de um contexto sociocultural a ser analisado. Deus o abençoe.

Anderson Fábio disse...

Obrigado pelo comentário! É isso mesmo!

flavienio teles disse...

Concordo

flavienio teles disse...

Concordo

flavienio teles disse...

As tunicas eram bem diferentes viu muito

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!