0

A Recompensa da Honra - Parte 04



Continuando nossa Série sobre HONRA, veremos hoje um exemplo bíblico de alguém que recebeu PLENO GALARDÃO por honrar a pessoa do Senhor Jesus Cristo.
   Vamos ler juntos Mateus 8.5-10

“Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião que lhe rogava, dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado. Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei. O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé”.

   Primeiro ponto a ser mencionado nesta passagem é a expressão que o Centurião utiliza para se dirigir a Jesus: “Não sou digno”. Pera aí. Temos que ver isto com calma. Quem era na sociedade da época um centurião?

   Era um comandante do exército romano que liderava uma centúria, ou seja, um pelotão de cem soldados. E Jesus era um israelita, ou seja, povo que estava debaixo da opressão romana.
   Este homem mesmo com sua alta posição honrou a Jesus reconhecendo ele como autoridade enviada por Deus.

   As palavras do centurião foram tão fortes e impactantes do que tange demonstrar HONRA ao Senhor, que Jesus diz que nem em Israel encontrou tamanha FÉ.
   Este homem recebeu pleno galardão porque soube honrar ao mestre.
   O principio da reciprocidade no que tange honra está descrito em
 I Samuel 2.30

“Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados”

  Poderíamos citar ainda na Bíblia outros exemplo de pessoas que receberam PLENO galardão por demonstrar honra. Vejamos o exemplo de
Marcos 14.3-9

“Estando ele em Betânia, reclinado à mesa em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo de nardo puro, de grande preço; e, quebrando o vaso, derramou-lhe sobre a cabeça o bálsamo. Mas alguns houve que em si mesmos se indignaram e disseram: Para que se fez este desperdício do bálsamo? Pois podia ser vendido por mais de trezentos denários que se dariam aos pobres. E bramavam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou uma boa ação para comigo. Porquanto os pobres sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem; a mim, porém, nem sempre me tendes.
ela fez o que pode; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo que, em todo o mundo, onde quer que for pregado o evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua.”

   O valor do Balsamo no qual ela ungiu a Jesus era de Trezentos Denários. Vale lembrar que Hum denário equivalia a um dia inteiro de trabalho. Ela deu o seu melhor, e na única oportunidade que teve honrou a Jesus. O próprio Senhor disse que aonde o evangelho fosse pregado esta atitude seria lembrada.

   Até a próxima parte de nossa Série.

Que Deus os abençoe

Pr. André Steil

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!