7

A Graça de Deus e a Santificação do Homem: vida cristã com qualidade

É comum encontrarmos dois tipos de cristãos: aqueles que vivem muito tranquilamente sua vida cristã, sem se preocuparem com jejum, oração e leitura da bíblia, um grupo que acredita que estar na igreja aos domingos e cantar algumas canções de adoração será suficiente para se alistar no exército de Deus, e desfrutar do Senhor.

Em contrapartida há outro grupo que faz tudo isto (tríplice da caminha cristã: jejum, oração e leitura da Palavra), porém vive debaixo de uma condenação, onde estar em busca desta espiritualidade faz com que eles descubram sua real situação: pecadores, falhos e que por mais que tente sempre acertar, vez ou outra acabam por se sentirem frustrados, pois a santidade de Deus os faz perceber que não são dignos de desfrutarem de sua doce presença.

Bem, me refiro a este grupo na terceira pessoa – eles – porém me encaixo muitas vezes neste grupo também...



Ontem, após um momento de oração e entrega de consagração que fiz com uma amiga e irmã em Cristo, percebi que em nossas orações oscilamos nos nossos sentimentos entre desfrutar da graça de Deus e Seu amor (que nos aceita como somos) e nosso dever de nos esforçarmos para sermos separados (santos) e darmos bom testemunho de Seu nome.


Acredito que há um terceiro grupo (e me esforço para estar nele...), que sabe conciliar muito bem isso: desfrutar do amor e graça de Deus todos os dias, sabendo que mesmo com seus erros Deus os ama muito. Ao mesmo tempo, lutam para combater o pecado que de tão perto os rodeia, renunciando coisas fúteis (como TV, computador e conversa “jogada fora” com os amigos/parentes) para estarem em oração ou conhecendo a Deus através da leitura da Bíblia (momento que nunca deve ser substituído pelo melhor texto cristão editado em um livro ou um abençoado artigo postado na internet, apesar destes dois serem de grande edificação espiritual).

A graça de Deus e a busca pela minha santificação são meus combustíveis, sou “biplex”!  Quero dar meu melhor, mas mesmo quando eu erro, quero confiar na graça, para ser perdoada, justificada e crescer a cada dia na minha intimidade com Deus.

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. (2 Timóteo 2:1 )

Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3:7)



Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; (1 Tessalonicenses 4:3 )

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12:14)


Como minha amiga disse ontem durante a oração, com muita sinceridade “ainda que seja difícil permanecer fiel em muitas situações, ainda que tenhamos tribulações, sem Tu Senhor tudo seria muito ruim, e o fim dos nossos caminhos seriam de morte.”

Entreguei minha vida a Jesus aos 18 anos, e nesta jornada de quase 10 anos, passei por tanta coisa que digo DEUS, COMO TU ÉS LONGÂNIMO!  Rsrsrsrs

Não me arrependendo de ter passado minha juventude na presença do Senhor, não perdi nada, muito pelo contrário, ganhei muito, um tesouro dentro de mim, o Espírito de Deus, minha recompensa por lutar contra minha carne, contra os prazeres do mundo e contra os inimigos de minha alma.

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 2 Coríntios 4:7

ASSIM, PELA GRAÇA DE DEUS CONTINUEMOS NOSSA BUSCA PELA NOSSA SANTIFICAÇÃO!


Abraços,
Paola do Anderson

7 comentários:

Anônimo disse...

"Na aliança está fornecido tudo quanto se pode supor como condição prévia. É necessário que o homem, para ser perdoado, se arrependa; porém o Senhor Jesus está exaltado nas alturas para dar arrependimento e remissão de pecados. (conforme Atos 5:31). É necessário que o homem, a fim de ser salvo, tenha fé no Senhor Jesus Cristo; mas a fé é operada por Deus, e o Espírito Santo opera em nós esse fruto do Espírito (Paulo disse aos Efésios que a fé é dom de Deus). É necessário, antes de entrarmos no céu, que sejamos santos; mas o Senhor nos santifica mediante a Palavra, e opera em nós para desejarmos e praticarmos Seu próprio beneplácito (Jesus em João 17:17 orou:Pai, santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade). Se houver, em qualquer parte da Palavra de Deus, qualquer ato ou graça mencionado como se fosse a condição prévia da salvação, noutro trecho bíblico isso é descrito como um dom da aliança que Jesus Cristo dará aos herdeiros da salvação. Isso é salvação pela graça, e não por obras!" (Charles Spurgeon)


Sola Gratia!

Anderson Fábio disse...

Amém amado, é isso mesmo. Porém se for conduzido ao arrependimento e endurecer meu coração o Espírito não pode fazer a obra em mim!
A terra que foi lançada em pedregulhos é indentificada com o coração que recebeu a palavra, houve algo de transformação, mas não se aprofundou e não permaneceu, os espinhos da mesma forma. O jovem rico perguntou a Jesus o que ele precisava para ser salvo, Jesus disse sobre os mandamentos, mas por último Jesus conhecia seu coração, e que estava nas riquezas, Jesus pede para ele vender o que tem e o jovem sai entristecido, neste ponto podemos ver bem a obra da salvação, Jesus oferece a salvação, mas para que ela aconteça o jovem necessita abrir seu coração e permitir que a graça de Deus o inunde para que ele se desprenda dos bens materiais, mas ele não faz e não recebe a salvação.
Somos predestinados a salvação pelo conhecimento antecipado de Deus em saber aqueles que irão abrir o coração para o operar do Espírito Santo.

Abraço!

Anônimo disse...

Mana...obrigado pela força, pelo estimulo e por tudo que tens feito a mim e a minha família!!!
Adorei o texto...eu é q aprendo muito com vc!!!
Te amo em Cristo Jesus. Thays
“Ainda que seja difícil permanecer fiel em muitas situações, ainda que tenhamos tribulações, sem Tu Senhor tudo seria muito pior, e o fim dos nossos caminhos seriam de morte.”

Anônimo disse...

Caro colega

Vc diz: "Porém se for conduzido ao arrependimento e endurecer meu coração o Espírito não pode fazer a obra em mim!"

Eu prefiro que o Espirito Santo triunfe soberanamente, abrindo os olhos dos pecadores (eu não creio que foi por mim a salvação foi conquistada)
É claro que vc crê em Graça Resistível; Graça Irresístivel é doutrina calvinista, pois consideramos o homem totalmente depravado (até de mente), e não parcialmente depravado (como vocês, arminianos crêem). Então, a única forma de um homem totalmente depravado é que o Espirito Santo salve a pessoa..

Sola Gratia!

Anderson Fábio disse...

Amado,
Creio na bíblia, o homem realmente é totalmente depravado, mas não é burro. Não creio em robos como vcs creêm, creio que o homem totalmente depravado é convencido pelo espírito de seu estado de pecador e para que a graça inunde seu coração ele tem que abri-lo. Se ele se arrepender, A obra de Deus é completa em sua vida! Deus sempre será soberano e sendo soberano doutou por sua soberania o homem de ter o livre arbítrio, para que toda escolha que o homem faça seja sua responsabilidade, somente assim a justiça e o amor de Deus estão em harmonia!

Abraço

Anônimo disse...

Caro colega

Não vou me ater em réplicas e tréplicas para tentar te convencer, mas ainda não creio que algo totalmente morto (ou seja, o homem depravado) consiga ter um arbitrio livre que o possibilite de mudar de rumo (ou seja, ir em busca da vida). Qual foi Lázaro que ressuscitou através das palavras do Redentor? Lázaro possuia vida em si? Não! Ele foi chamado..
Se o homem fosse inteligente o suficiente, para que Jesus? Deus os deixaria que todos se salvassem a si mesmo. Dos mais brilhantes cientistas e mais renomados filosofos, eu não escutei que algum deles poderiam chegar a ter a fé no Evangelho, por eles mesmos.

Eu prefiro ficar com Martinho Lutero: "Se algum homem, de alguma maneira, atribuir a salvação ao livre-arbítrio do homem - mesmo a íntima parte - nada sabe sobre a Graça e não conheceu Jesus Cristo corretamente"

Mas, aí vai uma dica:
Vá na Livraria Rhema, na XV de novembro, e compre o livro "Deus é Soberano" de A.W.Pink, da Ed. Fiel

Boa noite

Sola Gratia!

Anderson Fábio disse...

Amém amado,
mas é isso que eu creio, que somente a graça de Deus salva o homem, acho que você que não está me entendendo, mas tudo bem. Não atribuo a salvação ao livre arbítrio do homem de maneira nenhuma, o homem por si só não tem possibilidade alguma de ser salvo, não há como isso acontecer sem a graça de Deus. Mas o poder de Deus através da pessoa do Espírto Santo opera no homem! Mas não posso tirar a resposabilidade do homem de seus atos! Toda glória da salvação pertence a Deus. Jesus morreu por mim, e o que Ele fez foi suficiente para que alcançasse a salvação. Agora eu como nascido de novo manifesto as obras que Ele deixou para eu realizar. Porém Deus respeita minha escolha, deixou o livre arbítrio para que todo erro humano seja culpa do homem! E não fez o homem como robos programados para o mal.
Em Rm 2:14 diz: "Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei." Como pode o homem depravado fazer naturalmente as coisas da lei? Ele continua depravado pela sua situação diante de Deus, mas sendo o evangelho racional o Espírito o convence do pecado para que ele seja conduzido ao arrependimento e creia no evangelho e pela fé receba o novo nascimento. Este é o ensinamento bíblico, não de homem, não de teólogos, mas da bíblia!
Por isso digo meu amigo, não sou teólogo pós moderno. Não sigos ensinamentos humanos, sigo a bíblia, creio em Cristo, estou n'Ele, e se me achego a Ele e sou rejeitado a bíblia é falsa e Deus não existe. Mas não é isso que cremos.

Amém meu amigo, você é uma benção!
Continue assim sempre estudando as sagradas escrituras! Creio na grande obra que Deus tem contigo!
Um grande abraço !

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!