2

Chamados para ficar em segundo lugar

"Abisai, irmão de Joabe e filho de Zeruia, era o chefe do batalhão dos trinta. Certa ocasião, com sua lança matou trezentos homens, tornando-se tão famoso quanto os três. Foi mais honrado que o batalhão dos trinta e tornou-se o chefe deles. Mas nunca igualou-se aos três principais guerreiros." 2 Samuel 23:18-19

Como é difícil 
em uma competição esportiva, depois de todo o esforço com treinos, privações e muito  esforço, a pessoa  ficar em segundo lugar. Ninguém compete e espera que isso aconteça, é horrível o sentimento de perder. E tem mais, as pessoas só lembram de quem ficou em primeiro, o segundo lugar sempre é esquecido. É  sobre isso que vamos meditar hoje, primeiramente vamos comentar sobre o texto, sobre os três valentes de Davi:

O principal dos três era Josebe-Bassebete, ele agitou sua lança contra 800 homens e os feriu de uma só vez. O outro era Eleazar, este era valente, e em uma batalha lutou contra os filisteus até sua mão ficar grudada na espada. O 3º era Sama, ele certa vez, se colocou no meio de um terreno cheio de lentilhas quando Israel fugia dos filisteus e feriu sozinho a todos eles. Por causa dele o Senhor realizou grande vitória naquele dia. Porém além destes guerreiros existiam muitos outros que fizeram coisas tremendas, e por mais obras que fizessem a bíblia nos relata que estes homens foram muito honrados, mas não se igualaram aos três primeiros, ou como diz outra tradução: "Não chegaram aos três primeiros".

Mas o que isso quer dizer?

Nos traz uma lição muito importante, que temos que fixar em nossas mentes. Existem diferentes ministérios e existem ministérios que se destacam mais que outros. E em muitos casos, existem pessoas que foram escolhidas para trabalhar fora do palco, longe dos holofotes, escolhidas para trabalhar nos bastidores. Muitos de nós ficamos frustrados quando vemos que nosso ministério não está em frutificando como esperávamos ou desejávamos, muito mais quando o comparamos com o dos outros. O problema é que temos que entender que tem pessoas que foram chamadas para ficarem em segundo lugar e temos que aceitar que estas pessoas podem ser eu e você.

Digo isso muitas vezes, quando chega um casal na igreja já rotulamos os ministérios que cada um possui: O homem será pregador e a mulher cantora. Será que não existe, dentro do corpo de Cristo, outros ministérios que são tão importantes e que, muitas vezes, não ficam as vistas de todos?

É parte do ser humano buscar os holofotes, vemos isso no meio evangélico pelos hinos que mais se destacam, estes que enfatizam a busca pela fama e a prioridade de Deus em nos tirar do anonimato, muitas vezes para nos colocar em destaque como forma de vingança contra aqueles que não nos ajudaram quando precisávamos, pensando que isso tem sabor de mel...

Eu mesmo confesso que já me entristeci muito com isso e ainda me entristeço um pouco, pois amo pregar a palavra de Deus, não só pelo ministério, mas por amor a pregação, sou professor e amo ensinar também. No entanto, por não ser uma pregador avivalista ou que pregue uma mensagem agradável ao ouvido do povo, meu ministério, dentro da denominação em que sirvo a Deus, nunca terá destaque. 

Estou escrevendo esse artigo justamente por entender que não fui chamado para estar entre os primeiros, fui chamado para ajudar alguns. Talvez algum dia aconteça algo extraordinário da parte de Deus, Ele sabe o que faz, talvez algum dia eu seja honrado, algum líder reconheça meu ministério e meu esforço, me respeite como homem de Deus e enxergue o propósito de Deus em minha vida, porém isso não me importa agora, devemos ter em mente que buscamos uma coroa incorruptível, e que mesmo que não seja fácil viver nas sombras, nos bastidores e ficar em segundo plano, enquanto alguns que não tem compromisso com as verdades bíblicas, se destacam por seu carisma, ou por sua amizade com a liderança, é necessário estarmos no degrau debaixo, para que nosso ego seja enfraquecido e a pessoa de Cristo cresça em nosso interior. Eu já entendi e aceito hoje que não fui chamado para pregar, mas para ensinar o que tenho aprendido com Deus para que possa ajudar alguns.

Nem todos chegarão entre os primeiros, mas todos serão honrados pelo Senhor, talvez não nessa vida, mas aquele que faz a obra de Deus com as motivações  certas e de  todo coração para agradar aquele que o chamou receberá naquele dia a coroa de glória reservada para todos aqueles que o amam!

Nosso galardão não é perecível e corruptível, como as palmas e as bajulações, mas é a imensurável coroa da vida, que o justo juiz a de nos dar no grande dia de seu retorno!

Pense nisso!

Pb. Anderson Fábio

2 comentários:

Anônimo disse...

ÉS UM BEM AVENTURADO MEU QUERIDO. FELIZES OS QUE ENTENDEM OS PROPÓSITOS DE DEUS. VEJAMOS O QUE DISSE JÔNATAS FILHO DE SAUL PARA DAVI:

E disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe. 1 Samuel 23:17.

PARABÉNS PELO ARTIGO.

Anderson Fábio disse...

Muito obrigado pelo comentário, o versículo abrilhantou ainda mais!

Grande abraço!

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!