Foco 03 – Emoções Feridas – Parte 01
Estamos continuando nossa série de ministrações no Salmo 23. Hoje vamos considerar o antídoto de Deus para Emoções feridas. "Refrigera-me a minha alma." (Salmo 23.3).
Periodicamente, todos nós precisamos de restauração. Somos ofendidos, magoados, traídos - a vida é dura. Estamos sujeitos a ficar desencorajados, deprimidos, e desesperados. Experimentamos canseira, fracassos, frustrações e medos. Todos nós temos algum tipo de ferida emocional de situações passadas. Carregamos ferimentos, cicatrizes de guerra, lixo emocional que
Deus deseja eliminar da nossa vida. Ele quer restaurar a sua alma.
Como Ele faz isso? Quando Lhe damos a oportunidade de fazer três mudanças em nossa vida:
1. Remover nossa culpa
2. Aliviar nossa angústia
3. Substituir nosso ressentimento
Culpa, angústia e ressentimento são três coisas que podem manter você emocionalmente desequilibrado.
Qual o caminho para a restauração da alma?
1. DEIXAR DEUS REMOVER MINHA CULPA
Nada pode destruir a alma mais rapidamente do que a culpa. "As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável. Estou encurvado e muitíssimo abatido; o dia todo saio vagueando e pranteando." (Salmo 38.4 e 6). Culpa é um problema sério por duas razões:
1. Todos nós temos razão de sobra para nos sentir culpados. Todos cometemos erros. Naturalmente carregamos culpa em nossa vida.
2. Não é possível fugir da culpa. Ela está na nossa mente. Mesmo quando mudamos, geograficamente falando, nossa consciência culpada nos acompanha. "O SENHOR nos deu uma mente e uma consciência. Não podemos nos esconder de nós mesmos." (Provérbios 20.27)
Como a gente se liberta da culpa? Como tratar da culpa em nossa vida? Existem várias opções:
- Você pode negá-la; fazer de conta que ela não existe. Você pode enterrar o passado - mas não funciona. Se ainda está vivo, ele revive. Quando você pensa que ele se foi, ele reaparece em sua mente numa hora bem inapropriada.
Negar a culpa não nos liberta da culpa.
- Você pode minimizá-la. " Aquilo não foi nada; não foi um grande pecado." Mas, então, porque você ainda se lembra dela? Por que você não se esquece dela? Minimizá-la não funciona.
- Você pode negociar com ela, rebaixando seus valores. Se você sente culpa a respeito de alguma coisa, é só dizer "Os tempos mudaram; não creio que isso ainda seja errado." Os chineses tem um ditado que diz: "Cometa um pecado duas vezes e ele não vai mais parecer como sendo pecado." O décimo assassinato não vai parecer tão ruim quanto o primeiro. É uma verdade. Se você repetidamente pratica uma mesma ação, eventualmente, seu consciente ficará calejado, mas isso também não remove a culpa.
- Você pode racionalizar sua culpa - "Todo mundo faz isso!" Em primeiro lugar, todo mundo não faz isso. Mesmo se todo mundo fizesse, justificá-la com base no comportamento de outros não torna você isento de responsabilidade. Você sempre conseguirá achar alguém que é pior que você! Quando eu racionalizo a minha culpa, estou tentando convencer meu coração a respeito de algo que eu sei, com a minha cabeça, que é errado, dizendo "Tudo bem." Mas o coração sempre acaba ganhando da cabeça.
- Você pode jogar a culpa nos outros. Mentalmente mantemos um registro tanto das coisas erradas que praticamos contra os outros, assim como das que os outros praticam contra nós. E procuramos manter um equilíbrio - eu me sinto culpado por isso, então jogo a culpa no outro por aquilo. Mas o fato de culpar os outros não torna você isento de responsabilidade.
- A maioria de nós se auto flagela. Nós punimos a nós mesmos. Interiormente, sabemos que alguém vai ter que pagar o pato pelas coisas de errado em nossa vida. Subconscientemente, nos preparamos para pagar por nossos pecados.
Será que sentimento de culpa pode fazer a gente ficar doente? Sem dúvida.
Será que sentimento de culpa pode causar depressão? Certamente.
Será que sentimento de culpa pode nos levar a fracassar? Pode contar com isso.
Quantas pessoas bem sucedidas estão vivendo numa boa e, de repente, implodem? Por que? Existe aquele pequeno sentimento de culpa interior que diz: você não merece ser bem sucedido.
Nenhuma dessas alternativas funciona. Existe somente uma maneira pra você solucionar o problema da culpa. Você precisa colocá-la nas mãos de Deus. Ele é o único que pode removê-la. Você se lembra da primeira frase do livro? "A questão não é você." "Todos nós pecamos ... apesar disso Deus nos declara 'isentos de culpa' se crermos em Jesus Cristo que em Sua misericórdia graciosamente perdoa os nossos pecados." (Romanos 3.23 e 24).
A verdade mais básica do Cristianismo é que Jesus Cristo já pagou por todos os nossos pecados. Tudo o que você já fez de errado na vida já foi perdoado; todos os pecados que você ainda cometerá no futuro, seus remorsos e erros já foram pagos. Só o que você precisa fazer é pedir que Deus lhe perdoe e receber o que Jesus Cristo fez por você na cruz, aonde Ele já pagou por todos os seus pecados.
Simplesmente aceite. É assim que a sua culpa é removida. Nenhum psicólogo pode remover a sua culpa; eles não tem o poder para perdoar. Não foi contra eles que você pecou. Mas o Criador do universo, sim, tem poder para lhe perdoar. O Seu perdão não se baseia na quantia de coisas erradas que você cometeu, mas no quanto que Ele é bom! O que importa não é o que você tem feito, mas sim o que Jesus Cristo já fez por você.
"Se crermos em Jesus Cristo." Como recebemos o perdão de Deus? Crendo. Mas você já pediu o perdão de Deus muitas vezes e ainda sente culpa. Isso significa que você ainda não entendeu o modo como Deus perdoa; como é
(1) imediato, (2) gratuito, (3) completo, (4) incondicional,
como remove a culpa logo na primeira vez que você pede. Se você continua pedindo perdão por algo que você já pediu perdão, você está dizendo que não acredita que Ele lhe perdoou na primeira vez - isto é um pecado.
Antes de você cometer um pecado, Satanás minimiza o pecado - "Isso não é nada!" Depois que você comete o pecado, ele diz: "Esse pecado é tão grande que Deus nunca poderia lhe perdoar!"
Como é que Deus perdoa?
"Deus perdoou TODOS os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele eliminou completamente essa conta, pregando-a na cruz." (Colossenses 2.13-14)
TODOS os nossos pecados. Eliminou a evidência. Anulou-a completamente. Quando Deus perdoa, Ele perdoa completamente. Ele perdoa os seus pecados, lança-os no fundo do mar, coloca uma placa que diz "Proibido Pescar".

Depois que você paga uma conta, você se preocupa a respeito dela? Claro que não. Jesus declarou na cruz: "Está consumado. Eu paguei por seus pecados." Então por que você está preocupado? Se Deus esquece pecados confessados, você também não deveria esquecer? Por que ficar se acusando de algo que Deus não está lhe acusando?
Se você realmente não se sente perdoado, cada vez que alguma coisa dá errado na sua vida, você vai pensar que é Deus que está acertando as contas com você! Por que Deus puniria você se Ele já puniu Cristo? Jesus recebeu sua punição voluntariamente. Ele pagou a sua dívida para que você não precisasse pagar. Jesus foi pregado na cruz para que você parasse de pregar a si mesmo na cruz. Deixe Deus remover a sua culpa.
Que Deus os abençoe
Pr. André Steil
0 comentários:
Postar um comentário
Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!
Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!
Julgar ou não julgar?
É Pecado Julgar?
É correto julgar, expor o erro e citar nomes?
É sempre uma falta de amor criticar e julgar?
Muito obrigado!