8

Um culto cristão essencialmente judaico



Fui convidado para o aniversário de uma igreja onde a reunião começou com o alarido de um shofar, em seguida o pastor convocou a congregação para uma peregrinação em direção a tenda do Abraão que estava montada atrás do púlpito, depois a viagem seguiu rumo a benção contida dentro de uma replica da arca da aliança no canto direito da igreja e por fim todos receberam a unção com óleo de Israel.

No final da reunião pensei: Como é possível uma igreja que se diz cristã passar pela tenda do Abraão, pela arca da aliança, receber o óleo ungido de Israel, e não passa pelo significado da cruz em sua liturgia?

É crescente o número de comunidades cristãs com rituais e liturgias saturadas com simbolismos e figuras judaicas. É inegável o significado histórico da cultura judaica para o cristianismo, de modo que, não resta dúvida da importância hermenêutica que as figuras do antigo testamento carregam consigo para a interpretação da graça divina contida no novo testamento, mas, fazer do culto cristão um ato cerimonial essencialmente judaico é não discernir o significado e a liberdade contida em Cristo Jesus.

Shofar, estrela de Davi, arca da aliança, pano de saco, teshuvá e outros apetrechos judaicos tem ganhado mais importância em alguns redutos cristãos do que o próprio significado da cruz.

O perigo é inegável quando a centralidade da vida, das Escrituras e do culto, deixa de ser Jesus Cristo e passa a ser um outro elemento, ainda que tenha grande relevância ou significado religioso.

Quando todos os símbolos religiosos são colocados diante do significado da Cruz, tornam-se apenas sombras. Todos os rituais religiosos do antigo testamento quando confrontados com a liberdade cristã, passam a ser simplesmente apontamentos que existiram no passado e que indicavam a graça de Deus em Cristo Jesus.

O apóstolo Paulo enfrentou a força do ritualismo religioso, tendo inclusive que inúmeras vezes denunciá-lo e combate-lo: “É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide. A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. Cada um fique na vocação em que foi chamado.”I Co 7.18-20

O modus operandis da graça divina simplificou o caminho em direção a Deus, fazendo com que, os rituais e as performances religiosas perdessem o seu valor e significado diante da plenitude de satisfação do sacrifico de Cristo Jesus diante da justiça divina.

Mas como abandonar as performances humanas relacionadas ao rito? O que fazer com os diversos apetrechos litúrgicos que encantavam e ludibriavam a alma? Como substituir o complexo, ardoroso e extensivo sistema litúrgico da auto justificação humana pela simplicidade da liberdade em Cristo Jesus?

O abandono da religiosidade pagãs sempre foi o desafio de toda alma humana propensa ao ritualismo, que procura evitar a qualquer custo os benéficos da graça divina.

Um dos objetivos da graça de Deus em Cristo Jesus é promover uma varredura e libertação do paganismo, amuletos, e toda espécie de quinquilharia religiosa que objetivam substituir a glória de Deus manifestada em Cristo.

O que estão chamando de evangelho forte (principalmente pela teologia da prosperidade) tem gerado pessoas fracas e adoecidas espiritualmente, enquanto que, a máxima do evangelho permanece o mesmo – “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” II Co 5.19,20.

Estou convencido de que, quanto maior for a centralizada singela em Cristo Jesus, mais poderosa será a vida da Igreja.

Samuel Torralbo
Fonte: Ultimato 

8 comentários:

Anônimo disse...

caráter de Cristo JESUS,e no que é honroso, amável e de boa fama nisto pensais,convém Crer no SENHOR e se batizar,na água para arrependimento de pecados,disse JESUS aos discípulos,se me Amardes guardareis as minhas palavras,e EU vos enviarei outro CONSOLADOR.O Espírito vivifica e a letra mata,antes dois do que um terá maior paga do seu trabalho,se um cair outro ajuda a levantar.A família foi instituída por JEOVÁ e JESUS.

Anônimo disse...

Devemos permanecer na sã doutrina,na comunhão,e no partir do pão. Andai em temor.

Anônimo disse...

No SENHOR não há imperfeição,ele é seu próprio padrão de Justiça,julgará os povos com retidão.
JESUS,não veio ab-rogar mas cumprir,às leis e os profetas.

Anônimo disse...

eu sou maria esposa de paquito , quero enviar para o irmão romulo o nome da musica ; jerusalém e eu .
naquela multidão so ele tinha a cruz , a fim de perdoar o meu pecar ,e eu não fui capaz de defender sua dor ,sabendo que fez tudo por amor .que mal terrivel sobre si , jesus levou , enorme diferença ao mundo fez , eu lembro seu olhar na minha direção , rogando ao pai perdão para jerusalém .
eu não quero errar outra vez e apesar dos meus erros refez , a aliança que eu mesmo quebrei , meu pecado deixou lá na cruz , quando ressuscitou meu jesus , minha vida começou outra vez .oh meu senhor jerusalém te machucou , senhor mas eu também ja te neguei , por vezes quis fingir dizendo teu em mim , mas lá no fundo eu fui jerusalém , mas outra chance recebeu jerusalém .

Anônimo disse...

é tantas contradições e pensamentos formados, se não for-se o livre arbitrio concerteza todo esse dialogo não existiria,DEUS arquitetou algo espetacular atravez de seu filho JESUS. o livre arbitrio que se for pensado ou logicamente analizado o unico que entendeu e não gostou foi lucifer depois nós

Anônimo disse...

se tem alguem que nunca ouviu falar em jesus esse alguem ainda não nasceu!!!sugiro ficarmos atento ele pode voltar a qualquer momento..quem ler entenda!!se não for-se o amor infinito do pai, ele já teria dito ao senhor JESUS vai....é uma chance que ele ainda dar a todos os homens..de ser converterem e aceitar como unico e verdadeiro salvador JESUS CRISTO..pense nisso...

Anônimo disse...

pois é a coisa anda tão feia que pessoas pra atrair os incautos, fazem uma verdadeira paçaroca de rituais que perde a essência das coisas.

Anônimo disse...

é interessante que certa igreja vem a publico condenar e até chutar imagens catolicas, e depois em seu templos se ajoelham em frente a uma réplica da arca da liança,pra quem condena a idolatria e meio controverso fazer isso.

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!