9

Cobrar para pregar é pecado?



No Brasil, há três tipos de pregadores que lucram com a palavra

O que você acha dos PASTORES PREGADORES que cobram altos CACHÊS para pregar o evangelho de Cristo? Aliás, exijem com ANTECEDÊNCIA que o pagamento seja feito em forma de deposito em suas contas bancária, para depois irem pregar.

1. PREGAÇÃO EVANGÉLICA VIROU UM COMÉRCIO LUCRATIVO.

Lamentavelmente muitas pessoas irresponsavelmente estão deixando as suas profissões e tornando PREGADORES GOSPEL, visando única e exclusivamente o LUCRO FINANCEIRO, são pregadores, mas nunca foram convertidos a Cristo; na mente cauterizada dos depravados, a pregação do Evangelho de Cristo é uma fonte de LUCRO FÁCIL; e por isso descaradamente COBRAM altos valores para pregar. Esses supostos pregadores são os negociantes do Evangelho como diz Pedro.

2Pe.2.3 e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

2Pe.2.4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo;

2. MUITAS IGREJAS FICARAM REFÉNS DOS PREGADORES GOSPEL.
Não são todas, mas, muitas igrejas atualmente ficaram reféns dos pregadores que COBRAM para pregar; eles viraram uma espécie de estrela “ídolo” com fã clube e tudo mais; e o Pr., da igreja diz: “Se não convidar o pregador de FAMA os irmãos não irão a igreja”; é simplesmente lamentável identificar postura como essa de alguns líderes da igreja; na verdade esse líder já perdeu a liderança a muito tempo; e por falta de comando na condução do rebanho contrata homem corrupto com o titulo de PREGADOR e com o dinheiro dos fieis pagam os altos cachês que os mesmos exigem. Você irmão que contribui financeiramente em sua igreja local, concorda com isso?

3. A NEGOCIAÇÃO PARA PREGAR O EVANGELHO

A negociação para pregar o evangelho é feita mais ou menos assim, o pastor liga e diz quanto você COBRA para pregar na minha igreja? Em outros casos o pastor liga e do outro lado da linha uma voz intimidatória de um suposto homem de Deus, o pastor lança o convite; e recebe como resposta “Irei pregar por tanto” oh amado dinheiro adiantado se não nada feito! O pastor responde perguntando quanto pagarei? O pregador responde dizendo olha amado o senhor sabe que para sustentar um “HOMEM DE DEUS” não é tão barato, portanto, eu cobro (5.000,00) por mensagem; e olha o senhor fecha logo o contrato porque a minha AGENDA é cheia se o senhor não quiser tem muitas outras igrejas que querem; aliás, eu não tenho nem muito interesse em ir ai, mas, como é para o senhor ou vou neste preço; o pastor da uma pensada em trinta segundos e responde NEGÓCIO fechado.

4. VALORES COBRADOS PELOS PREGADORES GOSPEL.

Pregação gospel e aquela pregação que fala em Deus, mas Deus está muito longe do pregador; são pregadores corrompidos, adúlteros, pornográficos; avarento e que não tem nenhum compromisso com a igreja. Antes de escrever esse artigo fiz uma pesquisa de preços para ter noção básica dos preços cobrados por eles e cheguei aos seguintes valores:

A – 150.000,00 (pregadores importados dos Estados Unidos que pregam sobre a teologia da prosperidade)

B – 80.000,00 (pregadores vindo da Europa é mais barato porque segundo eles o cristianismo na Europa esta em baixa)

C – Brasil: Brasil é o celeiro dos PREGADORES GOSPEL onde eles chegam a faturar livre 80,000,00 mensal. Mas os preços não são fixo, existem uma variação; mas o mínimo fixado por eles é 3.000,00 por mensagem; os valores variam porque os PREGADORES GOSPEL estão divididos em TRÊS CATEGORIAS:


- Pregadores ASTROS: São os de primeira classe, os famosos que exigem ALTOS CACHÊS, só hospedam em hotel CINCO ESTRELAS, não pregam em igrejas pequenas e para grupos pequenos. Cobram de 10.000,00 a 50,000,00 por mensagem.

- Pregadores ESTRELAS: É uma classe de pregador que não divergem muito dos astros, a divergência é apenas em relação aos valores cobrados que variam de 5,000,00 a 25,000,00 por mensagem.

- Pregadores ASPIRANTES: São aspirante ao posto de estrela e astro, está no mesmo caminho deles como ainda não chegou ao degrau superior tem as mesmas exigência das outras duas classes porém, cobram mais barato, algo em torno de 3,000,00 a 15,000,00 por mensagem.

5. DEUS, A IGREJA E OS PASTORES.

Deus é o autor da igreja, ele criou a Igreja, e deu a igreja pastores, para que estes cuidassem dela; mas estamos vendo o contrario.

A – Deus com certeza não está satisfeito com essa negociação espúria do Evangelho de Cristo, o Evangelho devem ser pregado por homem temente a Deus, voluntário e gratuitamente; mas Deus está atento a tudo isso, cf. Rm.1.18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça;

B – A igreja não precisa de pregadores estrela, aspirante ou astro, precisa sim de homem temente a Deus com visão evangelística, fervoroso no espírito ganhadores de almas, de homem que sabe o que é apascentar o rebanho de Deus; a Igreja de Cristo não está satisfeita com atitudes de certos líderes que estão negociando o sagrado.

C – Nós pastores precisamos abrir os olhos, principalmente quem preside a igreja, saber que o dinheiro não é dele e sim da igreja, e é santo. Estão cometendo um grande pecado aqueles que usam o dinheiro da igreja para contratar PREGADORES GOSPEL.

Cobrar para pregar o Evangelho de Cristo é PECADO, e quem paga peca mais ainda, o juízo será maior para quem PAGA. Senhores pastores vamos dar um basta nestas gentes descompromissadas com o reino de Deus; não convida pregadores que cobram para pregar em sua igreja; o Evangelho deve ser pregado por amor a Cristo com homens fiéis a Deus, a família e a igreja, existem milhares de homens de Deus que não se corromperam e que pregam a Cristo vivo e ressuscitado, e que não cobram para pregar estão apenas esperando uma oportunidade.

Maurício Brito

9 comentários:

Alan disse...

O apostolo Paulo chegou a dizer "Essas mãos trabalham" porque ele nunca quiz ser um peso para a igreja e quantas viagens missionárias ele fez ?
Esses "vampiros evangélicos" tem se multiplicado nas igrejas e quando não cobram cash botam uma banquinha na saída da igreja pra vender DVD . . .

Anônimo disse...

Ariana Soares diz:

acho cumulo do absurdo pastores que cobram para pregar. varias pessoas necessitada de ouvirem a palavra de estão precisando de ajuda espiritual e vem esse tipo de pastor querer cobrar para fala do amor de Deus. esse tipo de pessoa não deve pregar para exaltar o nome de Deus e nem para ganhar almas e sim para se engrandecera sim e bolso dele. quero manda um recado a esses tipos de pastores va se converte Homem dinheiro não salva ninguem e sim o compromisso de resgata as almas que iriam para o inferno para irem para ceu.

(comentado pelo facebook)

Anônimo disse...

Por facebook Wellington G. Cavalcante disse:

Não há grandes mensageiros; há, sim, grandes mensagens! Uma grande mensagem, oriunda da boca do Altíssimo, na boca do mensageiro que não cobra para pregar, fa-lo-á grande diante dos homens e substituto do que cobra para pregar, caso lhe seja dada a oportunidade de pregar! A questão também é que, por incrível que pareça, há pastores imediatistas, os quais preferem pagar a investir e esperar em quem não tem pedigree!

Anderson Fábio disse...

POR FACEBOOK Jose Olavio Budal Neto disse:

Oportunistas???

Pedro disse...

Pregação evangélica virou um comércio lucrativo? Pregação evangélica sempre foi um comércio lucrativo, desde antes de cristo... Ou você realmente acha que os homens do credo vivem de luz? Que as roupas e bens deles são dados por uma divindade? Que templos são erguidos pela força de um espírito superior? Religião envolve muito dinheiro... e poder... eu mesmo já estou pensando em abrir uma igrejinha de garagem pra aumentar meus ganhos mensais...

Luiz disse...

Faz um favor pra mim?

Liga como quem não quer nada e posta o quanto esses pastores pediram pra cobrar:

- R. R Soares
- Edir Macedo
- Silas Malafaia
- Valdomiro

Só para uma "pesquisa de mercado".

Anderson Fábio disse...

A bíblia diz que o obreiro é digno de seu salário, o artigo não vai contra os ministros receberem algo para estar trabalhando para o Senhor Jesus, até porque os levitas do antigo testamento já recebiam do povo o seu salário. O que o artigo é enfático é a respeito dos abusos que muitos pregadores fazem.

Agora a questão que igreja é um comércio, pode até ser que muitas são assim, mas vão dar conta para Deus!

abraços!

leonardo oliveira dos santos disse...

ah irmão,eu lembro quando eu aceitei Cristo?” O pregador falava assim,e Jesuise dize.” Mas a presença ea conciência que vinha um juizo pra mim,eram bem claras.” Já temos a palavra.Todo dinheiro deveria ir para os povos não alcançados.Eu sinto vergonha do circo,show que virou a igreja. Meu Deus,mensagens que agradam minha carne e enchem meu ego. Cadê o arrependeivos,o sede santos. O juiz está as portas.Senhor levanta uma nova reforma ou retira Ló.

Anderson Fábio disse...

Leonardo, com certeza precisamos de pregadores que preguem a verdade do evangelho, mas o obreiro é digno de seu salário.

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!