0

A Arca da aliança como mero amuleto

 
Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a ARCA da aliança de Deus.” (I Samuel 4:4)


“Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé.” (I Sm 4:10)

Ao meditar nestas passagens no livro de I Samuel, saltou aos meus olhos o fato de que mesmo a Arca da Aliança – símbolo da Presença de Deus – estar junto com os israelitas, não evitou a derrota e a vergonha do povo escolhido por Deus.

Vemos que a Arca havia se tornado para eles como um amuleto. Bastava ela estar ali, e eles seriam vitoriosos. Vemos isto hoje em dia também, irmãos que acreditam que por causa de seus títulos e manifestações da presença de Deus em nosso meio serão sempre vitoriosos.

Para Israel, não importava suas atitudes, não importava que os filhos do sacerdote Eli, Hofni e Finéias, estivessem desonrando ao Senhor ao se comportarem como os que não adoravam ao Deus Criador:

_Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor. (I Sm 2:12)

_Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor. (I Sm 2:17)

_ se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.(I Sm 2:22)


Eli, pai deles e sacerdote, também foi achado em culpa, por não ter disciplinado seus filhos:
“Porque eu (o Senhor) já lhe fiz saber (a Eli) que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.”

Infelizmente muitas derrotas na obra do Senhor ocorrem porque os líderes espirituais não disciplinam seus filhos, e por aceitarem que o serviço na casa do Pai seja feito sem excelência, causando assim muitos escândalos, perdas e frieza espiritual.

Incrível é o fato da arca estar presente, e o povo de Israel ter sido massacrado pelo inimigo - Filisteus. Deus está em nosso meio, Seu amor nos alcança, mas Sua justiça não é anulada pelo fato d’Ele nos amar.

Precisamos recuperar o temor, o zelo pela Sua obra, pois como a Samuel, Deus busca alguém que seja consagrado a Ele, e que mesmo tendo a possibilidade de pecar, escolha aguardar e ouvir a ordem do Senhor. Samuel convivia com os filhos de Eli, mas em nenhum momento compartilhou dos pecados deles, mesmo que “Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.” I Sm 3:7

Após a perda da Arca, morte de Eli e seus filhos, houve restauração:

“Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.Então os filhos de Israel tiraram dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao Senhor.” I Sm 7:3,4
Mais importante do que a Arca, foi a atitude de servir a Deus de todo o coração. Então, assim, eles foram vitoriosos:

“E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o SENHOR aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.” I Sm 7:10

Não nos apeguemos a modismos, vivamos pela fé, obedecendo e servindo a Deus de todo o coração, assim Ele, o Senhor dos Exércitos, derrotará todos os nossos inimigos.

Um abraço...

Paola do Anderson

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!