0

O Poder da Renúncia - Parte 02



Iniciamos uma série de quatro mensagens onde o tema será "Renúncia". Esta temática é abordada no Seminário Liderança Eficaz. Você pode ter em sua casa esta ministração na íntegra. Lançamos este palestra em CD (segue capa em anexo na parte 1), e você pode fazer o pedido diretamente comigo.

Para entendermos melhor nosso texto base, vale salientar que o principal meio de execução no Império Romano na época de Jesus era a crucificação. O condenado deveria levar publicamente a cruz até o local da execução. Era na maioria das vezes colocado uma epígrafe na parte superior da cruz para que todos pudessem ver o motivo pelo qual a pessoa estava sendo sentenciada. O Senhor Jesus teve que levar a cruz até o Calvário, sendo auxiliado por Simão Cirineu (Marcos 15.21), devido seu estado debilitado após constantes golpes. E na epígrafe que foi colocada na cruz de Jesus estava escrito “Este é o Rei dos Judeus”.

Jesus usa exatamente este exemplo da crucificação para aqueles que querem ser seus discípulos. Tomar a cruz não significa uma morte física, onde você terá que ser pregado numa cruz e morrer fisicamente. Tomar a cruz significa que você terá que levar seus desejos, vontades, anseios, sonhos, até a cruz, cravar eles lá, os deixarem morrer em Cristo, para que se desencadear o sobrenatural de Deus sobre sua vida.

Quero salientar que o maior preço de todos foi pago na cruz do Calvário. Quando mencionamos renúncia, estamos falando de um posicionamento frente ao mundo e suas paixões, que nos levarão a um patamar maior de bênçãos e intimidade com o Senhor.

Quero compartilhar alguns pontos na nossa vida onde devemos aprender sobre renúncia.

1) Nossa própria vontade “EU”

Gosto muito de uma frase de Agostinho que diz: “Agrada mais a Deus a imolação que fazemos da nossa vontade, sujeitando-a a obediência, do que todos os sacrifícios que possamos lhe oferecer”.
Deus está à procura de um povo que não o honre somente com os lábios, mas com atitudes. Ler Mateus 15.8

A Bíblia mostra um texto interessante em Mateus 21.28-32, de dois filhos que receberam a mesma ordem de seu Pai. Um disse NÃO, mas depois foi. E outro disse SIM, e não fez o prometido. Note que na conclusão mencionada por Jesus, o filho que agradou o PAI foi o que teve a atitude correta, e não o discurso correto.

A tendência natural de todo ser humano é seguir a carne e o coração. Devemos tomar muito cuidado, primeiro porque a Bíblia nos diz que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” Jeremias 17.9, e segundo porque nossa carne sempre irá nos afastar de Deus, porque ela procura prazeres e satisfações temporárias.

Somos freqüentemente levados a situações de decisão, seja de caráter financeiro, familiar, ministerial, entre outros. Descobrir a vontade de Deus e andar nela determinar o quanto você crescerá em Deus.

Sua vontade é fazer uma faculdade? É trocar de emprego? Trocar de Carro? A pergunta é: Você tem submetido sua vontade ao altar do Senhor, para descobrir o pleno querer dele em você?

Não é errado você ter desejos, sonhos, projetos. Errado é não submetê-los ao senhorio de Cristo.

Ouvi certa vez uma ministração do Ap. Gustavo Lara da Argentina que marcou minha vida. Ele disse o seguinte: “Se você entrar numa empreitada fora da direção de Deus, terá que suar e correr atrás dos recursos, e poderá até não alcança-los. Mas se entrares num projeto debaixo da direção de Deus, os recursos te alcançarão”.

continuamos no próximo artigo...

Que Deus os abençoe

Pr. André Steil
Ministério Ide às Nações
ministerionacoes@gmail.com


Parte 1

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!