0

Canas Quebradas, Pavios Fumegantes




“Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega(…)” (Is 42.3)

Quando enfrentamos dificuldades, enfermidades e provações, ficamos às vezes muito desanimados, sensíveis e frágeis, nos ressentindo por qualquer coisa, e alimentando a impressão de que nos querem derrubar. Por orgulho, ou como forma de nos defender, levantamos a cabeça, tentando manter as aparências e nos fazer de fortes. No entanto a realidade é bem diferente… Em situações como essa a profecia de Isaías funciona como um grande conforto: o Servo do Senhor, Jesus, o Salvador, Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega(…)

O que melhor poderia representar a fragilidade humana que uma cana quebrada? A cana em pé, ereta, parece forte, mas é uma planta muito frágil. Quebra-se com facilidade quando pisada por animais ou soprada por ventos fortes. É dessa mesma maneira que acontece conosco em certas circunstâncias. Aparentamos ser fortes e autoconfiantes, mas na realidade somos muito fracos. Se alguém nos dá uma “pisada”, ou os “ventos” sopram mais fortes, encurvamos e quebramos.

O que melhor poderia representar a vacilação humana do que uma torcida fumegante? Nossas resoluções mais firmes são como o pavio de uma vela ou de um lampião que, quase apagando, apenas lança fumaça.

Contudo – que conforto! – nosso amado Salvador, ao contrário do que fazem as pessoas impacientes e impiedosas, não esmaga a cana quebrada nem apaga a torcida que fumega. Mudando a figura, podemos dizer: Ele não dá uma rasteira no coxo, não critica e rejeita o indivíduo cuja auto-estima está a zero…

Não esmaga a cana quebrada(…)

a) O Salvador não esmaga aqueles que estão “quebrados” sob o peso da culpa. O sentimento de culpa é a princípio positivo, porque pode levar ao arrependimento, à confissão e ao abandono do pecado. Todavia, se o culpado não se arrepende, não confessa e não abandona o pecado, a culpa termina por lhe prejudicar a alma e a saúde. Quebra mesmo! O rei Davi demorou demais para confessar seu adultério com Bate-Seba. Quando o fez, escreveu: Não me repreendas, Senhor, na tua ira(…) Pois já se elevam acima da minha cabeça as minhas iniqüidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças(…) Sinto-me encurvado e sobremodo abatido(…) Confesso a minha iniqüidade(…) (Sl 38.1,4,6,18)

b) O Salvador não esmaga aqueles que estão “quebrados” sob o peso da dúvida. É mais fácil crer quando tudo está bem. Então, superestimamos a nossa fé; autoconfiantes, julgamos que não a perderemos jamais, que nunca teremos dúvidas. Um dia, porém, os ventos sopram mais fortes, e a “cana” se quebra. Aconteceu até com João Batista, o maior dentre os nascidos de mulher, segundo parecer do próprio Jesus. Ele disse acerca de Jesus: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! E mais: Vi o Espírito descer do céu e pousar sobre ele(…) Ele é o Filho de Deus! (Jo 1.29,32,34). Que fé! Então Herodes, o tetrarca, sendo repreendido por João, lançou-o no cárcere (Lc 3.19,20). Era o vento da perseguição.

Logo soprou também o vento da dúvida… E a cana se quebrou… João chamou dois amigos e …enviou-os ao Senhor para perguntar: És tu aquele que estava para vir, ou havemos de esperar outro? Que fez Jesus? Ficou decepcionado com João? Rejeitou-o? Esmagou a cana quebrada? Não! Permitiu que os amigos de João vissem os milagres que estava operando e ouvissem o que dizia às multidões, e, então, lhes deu esta ordem: Ide, e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres anuncia-se-lhes o evangelho (Lc 7.18-23). Ora, Isaías profetizara que o Messias, quando viesse, faria exatamente isso! (Is 35.5; 61.1) Jesus sabia que João c onhecia essas profecias, e citou-as deliberadamente para que não tivesse mais dúvidas de que ele, Jesus, era o Messias.

c) O Salvador não esmaga aqueles que estão quebrados sob o peso da dor. Enfermidade, perda de entes queridos e de bens materiais, pobreza e ofensas causam dor; a dor “quebra” as frágeis “canas” que somos. Então, é maravilhoso saber que o Salvador …não esmaga a cana quebrada. Ele acalma a tempestade, ergue a “cana” e lhe põe uma escora…

Não apaga a torcida que fumega

Se estamos desanimados, pessimistas, derrotados, quase sem fé, “apagando”, o Salvador vem, limpa o pavio, põe querosene, aviva a chama da fé, do entusiasmo, do testemunho, do serviço. Hoje ele faz isso mediante o Espírito Santo, usando a Palavra lida e pregada, e a oração. Os crentes “fumegantes” devem orar como o salmista: A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra (Sl 119.25).

Na véspera de sua crucificação, Jesus disse aos seus discípulos: Esta noite todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas. Pedro, muito seguro de si, disse a Jesus: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei (Mt 26.31-35). Naquela hora Pedro estava cheio de fé e coragem; era uma torcida incendiada, quase uma fogueira… Horas mais tarde seria uma “torcida fumegante” que negou a Jesus três vezes, e depois, arrependido, chorou amargame nte (Mt 26.69-75). No entanto, que fez Jesus com aquela torcida fumegante? Apagou-a de vez? Não. Depois da ressurreição ele mandou um anjo dizer às mulheres que haviam ido ao túmulo com a intenção de embalsamar o corpo de Jesus: Ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis(…) (Mc 16.6,7) Um convite “aos discípulos” não seria suficiente para Pedro, então um “pavio fumegante”. Ele estava muito envergonhado, pensando talvez que o Senhor não o tinha mais na conta de discípulo. Daí o recado particularizado: Pedro, eu ainda o considero meu discípulo. Quero vê-lo com os outros na Galiléia.

Pode ser que o Senhor quebre canas muito “eretas” ou seja, pessoas orgulhosas, soberbas, muito autoconfiantes. Mas ele …não esmagará a cana quebrada. Talvez ele tenha que arrefecer a chama de algumas “torcidas”. Contudo ele …não apagará a torcida que fumega.

Pr. Éber Lenz César. 
Capítulo do seu livro “Passando Pelo Vale Árido”.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!