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"... mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias" At 1:5
Sou pentecostal, o que causa certa estranheza, por me definir também como calvinista. Mas o que é um pentecostal? Pentecostal é um cristão protestante que adota crenças distintivas: crê no batismo no Espírito Santo como experiência separada da conversão e na atualidade dos dons espirituais, inclusive os referidos em 1Co 12-14. Os pentecostais divergem entre sim quanto ao falar em línguas como evidência inicial do batismo com o Espírito Santo. Uns creem que falar em línguas é a evidência física necessária do batismo no Espírito Santo, outros negam que todos que são batizados no Espírito Santo falam necessariamente em línguas.
Não sei quem se espanta mais quando digo que sou um pentecostal calvinista, se meus irmãos reformados ou se meus igualmente irmãos renovados. Boa parte deles me veem como o elo perdido entre os répteis e as aves: nem corro bem, nem voo direito e assim corro o risco de ser comido e torcem para que eu deixe de ser uma coisa ou outra. Mas, bíblica e teologicamente falando, qual a incompatibilidade entre a soteriologia calvinista e a pneumatologia pentecostal?
Batismo no Espírito Santo como sucedâneo da conversão
Acredito que muita da rejeição à doutrina da separalidade entre conversão e batismo com o Espírito Santo se deva à má compreensão de que os pentecostais creem que recebem o Espírito Santo quando falam em línguas e não quando se convertem. Se fosse assim, eu jamais poderia ser um pentecostal, pois creio que a regeneração operada pelo Espírito precede a fé. Ou seja, não apenas vejo que o Espírito Santo opera no pecador antes do batismo com o Espírito Santo, mas antes mesmo da conversão, que é a manifestação externa da regeneração.
Nós pentecostais cremos no batismo no Espírito Santo como o recebimento de poder capacitante para o serviço e adoração, não como poder salvífico. Os discípulos já haviam recebido o Espírito Santo quando Jesus ordenou a eles que ficassem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder, e então seriam testemunhas dEle até os confins da terra.
Atualidade dos dons espirituais
Embora a doutrina da atualidade dos dons espirituais decorra naturalmente da anterior, no sentido de que todo pentecostal é contemporanista, nem todo contemporanista é pentecostal. Por isso, não preciso me estender aqui, pois muitos reformados (aliancistas e calvinistas de cinco pontos) são contemporanistas, embora não falte quem os desconsiderem como tal. De qualquer forma, este é um ponto mais comum entre pentecostais e calvinistas, de forma que praticamente não é uma doutrina distintiva dos pentecostais.
A objeção mais forte contra os pentecostais é quanto aos chamados dons revelacionais e de expressão verbal: profecia, línguas e interpretação, sendo que o dom de línguas recebe os ataques mais fortes, como reação à ênfase excessiva dada pelos pentecostais. Mas o fato é que o dom de línguas e os demais chamados de extraordinários não são colocados numa categoria à parte de outros dons, sendo que o que se afirma destes deve-se afirmar daqueles.
Pentecostalismo ou e calvinismo
Eu não apenas creio que existe compatibilidade bíblica entre o calvinismo e o pentecostalismo, como creio que existe sinergia (ops) entre as duas correntes. Não precisamos ser pentecostais ou calvinistas, ganhamos mais se formos pentecostais e calvinistas. Sonho com pentecostais na liturgia tornando-se calvinistas, e com calvinistas sendo batizados no Espírito Santo. Os que veem isso como um pesadelo precisam, antes de qualquer coisa, demonstrar a incompatibilidade entre esses dois movimentos.
Soli Deo Gloria
Clóvis
Fonte: Cinco Solas
*Lembrando que eu particulamento discordo de alguns pontos do calvinismo. Pb. Anderson
Sou pentecostal, Sim! Calvinista Pentecostal
"... mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias" At 1:5
Sou pentecostal, o que causa certa estranheza, por me definir também como calvinista. Mas o que é um pentecostal? Pentecostal é um cristão protestante que adota crenças distintivas: crê no batismo no Espírito Santo como experiência separada da conversão e na atualidade dos dons espirituais, inclusive os referidos em 1Co 12-14. Os pentecostais divergem entre sim quanto ao falar em línguas como evidência inicial do batismo com o Espírito Santo. Uns creem que falar em línguas é a evidência física necessária do batismo no Espírito Santo, outros negam que todos que são batizados no Espírito Santo falam necessariamente em línguas.
Não sei quem se espanta mais quando digo que sou um pentecostal calvinista, se meus irmãos reformados ou se meus igualmente irmãos renovados. Boa parte deles me veem como o elo perdido entre os répteis e as aves: nem corro bem, nem voo direito e assim corro o risco de ser comido e torcem para que eu deixe de ser uma coisa ou outra. Mas, bíblica e teologicamente falando, qual a incompatibilidade entre a soteriologia calvinista e a pneumatologia pentecostal?
Batismo no Espírito Santo como sucedâneo da conversão
Acredito que muita da rejeição à doutrina da separalidade entre conversão e batismo com o Espírito Santo se deva à má compreensão de que os pentecostais creem que recebem o Espírito Santo quando falam em línguas e não quando se convertem. Se fosse assim, eu jamais poderia ser um pentecostal, pois creio que a regeneração operada pelo Espírito precede a fé. Ou seja, não apenas vejo que o Espírito Santo opera no pecador antes do batismo com o Espírito Santo, mas antes mesmo da conversão, que é a manifestação externa da regeneração.
Nós pentecostais cremos no batismo no Espírito Santo como o recebimento de poder capacitante para o serviço e adoração, não como poder salvífico. Os discípulos já haviam recebido o Espírito Santo quando Jesus ordenou a eles que ficassem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder, e então seriam testemunhas dEle até os confins da terra.
Atualidade dos dons espirituais
Embora a doutrina da atualidade dos dons espirituais decorra naturalmente da anterior, no sentido de que todo pentecostal é contemporanista, nem todo contemporanista é pentecostal. Por isso, não preciso me estender aqui, pois muitos reformados (aliancistas e calvinistas de cinco pontos) são contemporanistas, embora não falte quem os desconsiderem como tal. De qualquer forma, este é um ponto mais comum entre pentecostais e calvinistas, de forma que praticamente não é uma doutrina distintiva dos pentecostais.
A objeção mais forte contra os pentecostais é quanto aos chamados dons revelacionais e de expressão verbal: profecia, línguas e interpretação, sendo que o dom de línguas recebe os ataques mais fortes, como reação à ênfase excessiva dada pelos pentecostais. Mas o fato é que o dom de línguas e os demais chamados de extraordinários não são colocados numa categoria à parte de outros dons, sendo que o que se afirma destes deve-se afirmar daqueles.
Pentecostalismo ou e calvinismo
Eu não apenas creio que existe compatibilidade bíblica entre o calvinismo e o pentecostalismo, como creio que existe sinergia (ops) entre as duas correntes. Não precisamos ser pentecostais ou calvinistas, ganhamos mais se formos pentecostais e calvinistas. Sonho com pentecostais na liturgia tornando-se calvinistas, e com calvinistas sendo batizados no Espírito Santo. Os que veem isso como um pesadelo precisam, antes de qualquer coisa, demonstrar a incompatibilidade entre esses dois movimentos.
Soli Deo Gloria
Clóvis
Fonte: Cinco Solas
*Lembrando que eu particulamento discordo de alguns pontos do calvinismo. Pb. Anderson
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8 comentários:
Boa noite!
É complicado esse termo "Calvinista Pentecostal" - Já li no orkut a uns meses atrás...
Digamos que já fui o tal em tentar conciliar esses dois termos; sou ex-pentecostal. Pela história do cristianismo e pela doutrina, os calvinistas são maioriamente cessacionalistas.
Abraço
Sola Gratia!
Incompatível. Pois o Pentecostalismo é uma heresia gritante do liberalismo teológico norte-americano que vem assolando a Igreja de Cristo nos últimos 150 anos, dentre deste período surge a corrente já conhecida a um bom tempo pregada pelos hereges montanistas. O Pentecostalismo surgiu para disseminar heresias e divisões na Igreja, incia-se no Brasil com a CBB e mais tarde com os missionários suecos que fizeram um estrago nas Igrejas Batistas dividindo-as formando onde quer que iam proselitismo e divisões entre crentes.
O pentecostalismo é uma doutrina raza e facilmente contestada.
Todos os crentes são batizados com o Espírito Santo.
"Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo" - 1 Coríntios 12:13
O texto é claro e não é necessário nenhuma destreza exegética para entender o seu significado. TODOS, e não somente alguns, foram batizados com o Espírito Santo. Não há uns poucos privilegiados; a bênção é de todos aqueles que crêem nas Escrituras, ou melhor, no que as Escrituras dizem acerca do bendito Filho de Deus.
"Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva" - João 7:38-39
Se alguém disser que conhece uma pessoa crente, mas que não é batizada com o Espírito Santo, deve-se entender que esta pessoa nunca foi um crente genuíno, pois todos os que crêem são ou foram batizados com o Espírito Santo (pois o batismo com o Espírito Santo ocorre no ato da conversão ou um pouco antes. Há de se considerar ainda o caso de João Batista, que desde o ventre de sua mãe era cheio do Espírito Santo).
É engraçado como as nossas visões particulares de certas coisas, e ainda mais quando apoiadas por certas experiências, nos deixam completa e totalmente cegos. Creio que, sem dúvida alguma, uma das passagens mais usadas e citadas pelos pentecostais é Atos 2. Nesse capítulo nos vemos diante do relato do início da Igreja, quando o Espírito Santo veio para habitar conosco e em nós. Contudo, o que Pedro afirma? Quais são os pré-requisitos que Pedro apresenta para alguém receber o batismo com o Espírito Santo, para receber o "dom do Espírito"? Vejamos:
"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". - Atos 2:38
Portanto, se alguém disser que fulano de tal não recebeu o dom do Espírito Santo, a promessa derramada por Jesus, o batismo com o Espírito Santo, será o mesmo que dizer que tal pessoa não se arrependeu dos seus pecados, e ainda está no mundo sem Deus e sem esperança.
Muito obrigado pelo comentário, mas seria melhor no próximo haver uma identificação para sabermos quem está comentando!
Gostaria de dizer que o texto não é meu, porém achei interessante as colocações e o postei. Não posso dizer que sou arminianista ou calvinista, pois creio que as duas em partes tem acertos e erros. Sou pentecostal, pois creio pela palavra na atualidade dos dons e no carisma de Deus. Creio que os "rios de água viva" conforme citado está realmente falando dos dons, no entanto Jesus falou para a samaritana que de seu interior surgiria uma fonte, vemos que fonte e rios são diferentes, não é mesmo? Não vou aqui debater sobre isso, pois por mais que eu me esforce a isso, você já tem seis conceitos formados. E o pentecostalismo além de bíblico tem que ser vivido e sentido, tal como as demais doutrinas bíblicas.
Grande abraço!
Impossível, ta bom nós Calvinistas reconhecemos o Cessacionismo como verdade escriturística e para nós o pentecostalismo não passa de uma heresia, apostasia do diabo, então não tem como conciliar os dois que Deus te abençoe te convido a visitar meu site www.phantazus.com/e Sou Batista Reformado.
Querido irmão Eduardo, sou arminiano, de linha direta de Arminio, onde cremos que toda salvação pertence a Deus! Sou pentecostal, creio nos dons para a atualidade. Respeito muito o calvinismo, mesmo sabendo que é ilógico muitas doutrinas e que exalta a soberania de Deus em detrimento de Sua justiça e amor. Porém nunca diria que é uma doutrina do diabo, como você teve a audácia de dizer. Acho que você tem que rever seus conceitos, pois os dons espirituais são bíblicos, e você atribuir ao diabo aquilo que é do Espírito Santo é blasfêmia e apostasia. Por isso tome cuidado com suas palavras!
Abraço fraterno em Cristo!
Anderson, você citou meu nome, mas acho que se equivocou.
Desculpe Eduardo, é verdade. Queria falar para "Deus é fiel"
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Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!
Julgar ou não julgar?
É Pecado Julgar?
É correto julgar, expor o erro e citar nomes?
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Muito obrigado!