0

Operação Cafarnaum




Texto Base: “Alguns dias depois entrou Jesus outra vez em Cafarnaum, e soube-se que ele estava em casa. Ajuntaram-se, pois, muitos, a ponta de não caberem nem mesmo diante da porta; e ele lhes anunciava a palavra. Nisso vieram alguns a trazer-lhe um paralítico, carregado por quatro...dizendo: Nunca tal vimos” Marcos 2.1-12

 Ministramos um Seminário chamado Ilustres Desconhecidos da Bíblia Sagrada, que tem por objetivo trazer edificação para o corpo de Cristo, focando o servir no Reino.

A estratégia que o Espírito Santo nos concedeu foi justamente abordar esta temática tendo como pano de fundo a vida e história dos personagens bíblicos que não tiveram um destaque tão acentuado nas Escrituras.

Alguns deles sequer tiverem seus nomes mencionados na Palavra de Deus.

Em nossa mensagem desta semana, quero mencionar um destes nossos Ilustres Desconhecidos, nesta magnífica passagem bíblica onde Jesus cura um paralítico.

Nossa ênfase será dada a quatro homens valentes, que a Bíblia sequer menciona seus nomes, mas que montaram uma verdadeira operação de guerra para ajudar um amigo. Operação esta que chamaremos de: OPERAÇÃO CAFARNAUM.

Leiamos o versículo quatro “e não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o paralítico”.

Estes homens realizaram uma verdadeira operação de guerra. Era praticamente impossível romper a multidão com aquele paralítico, mas eles decidiram ajudar e fazer a diferença.

Subiram pela escada com aquele homem, tarefa que já não seria muito fácil se a escada fosse de madeira. Chegando lá em cima tiveram que descobrir o telhado.

Naquela época as casas eram feitas de pedra e os telhados planos eram feitos de barro misturado com palha, ou madeira calafetada com betume. Os quatro homens removeram a mistura de barro e palha suficiente para descer o amigo até a presença de Jesus.

O próximo passo era descer o leito, onde provavelmente utilizaram cordas, montando um pêndulo perfeito para não colocar em risco a vida do paralítico. E tudo isto, para abençoar a vida do próximo.

Aprendemos uma lição profunda sobre “Visão de Reino de Deus”, que é trabalhar para o crescimento do Reino e não para o seu próprio crescimento.

Veja que estes homens foram fundamentais para a cura do paralítico, e a Bíblia não relata sequer o nome deles. Então te pergunto nesta oportunidade.

Você está disposto a trabalhar nos Bastidores?

Quem recebeu a honra e a glória pelo milagre foi o Senhor Jesus. Destes homens ninguém lembrou e mencionou seu feito. (Aliás, nem os nomes).

Você estaria disposto a trabalhar nos bastidores e não receber elogios e aplausos de ninguém?

Você se contentaria em apenas fazer parte do processo, e deixar que somente Jesus receba a glória?

Se sua resposta foi sim, Bem vindo a Operação Cafarnaum.

Hoje mesmo procure fazer o teu melhor. Sirva ao Senhor com alegria.

Deixo um último texto para meditação:

 “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte” Pedro 5.6

Que Deus os abençoe

Pr. André Steil
Ministério MEVAM

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!