0

Amuletos


Texto Base: “Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças”    Marcos 12.28-30

Temos presenciado um crescimento significativo em nossa nação, no que tange números de pessoas se convertendo ao evangelho e se inserindo nas igrejas locais.

Meu grande receio, é que a maioria não está sendo treinada nos princípios bíblicos, e acabam construindo apenas um relacionamento superficial com Deus. Querem o que Deus tem, mas não querem se relacionar com ele.

Estão fazendo da presença de Deus somente um amuleto para solucionar os seus problemas, como fez a geração de Eli.

Lemos em I Samuel 4, que a arca de Deus foi tomada pelos filisteus e que fora dito “Icabode”, que significa “Foi-se a glória de Israel”.

As prostituições e iniqüidades haviam se multiplicado de tal forma, que até a classe sacerdotal, onde inclusive os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, sacerdotes do Senhor, estavam corrompidos.

Eles não buscavam mais a Deus, não o amavam, e mantinham um relacionamento pautado no interesse e na barganha.

Contudo, nas horas de dificuldade, eles queriam fazer da presença de Deus uma espécie de amuleto que resolveria todos os seus problemas. Mandaram trazer a Arca após o fracasso inicial com os filisteus e mesmo assim foram derrotados. Ler I Samuel 4.1-11

Temos visto esta geração de Eli ressurgir em nossos dias com uma nova roupagem, onde os nomes são diferentes, o local é outro, mas os pecados são os mesmos.

As pessoas vem a igreja e não são ensinadas a amarem o Senhor com todas as suas forças, como lemos no texto inicial. Amar sem esperar nada em troca.

Então levam amuletos para suas casas, fitinhas, água do Jordão, entre outros apetrechos, e exigem de Deus uma reposta. Querem apenas a benção, e nada mais.


Não servem a Deus por amor, mas por conveniências.

O Senhor resumiu os mandamentos em dois, onde a base é o amor. Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Porque esta ênfase tão grande no amor? Porque quando o amor sumir, todo o resto é comprometido. Por isso o alerta efusivo contra a igreja de Éfeso “Tenho, porém contra ti, que abandonaste o primeiro amor” Apocalipse 2.4

Hoje mesmo realize uma introspecção de como anda o seu relacionamento com Deus. Verifique se você o tem amado de todo o coração.

O Espírito Santo irá te ajudar a identificar as áreas onde você precisa melhorar.

Grande abraço a todos e tenham uma excelente semana.

Pr. André Steil
Ministério MEVAM

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!