1

Acesso restrito



Texto Base “Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que, para todo homem ou mulher que entrar à presença do rei no pátio interior sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, a menos que o rei estenda para ele o cetro de ouro, para que viva;  mas eu já há trinta dias não sou chamada para entrar a ter com o rei.” Ester 4.11


   Anos atrás, quando trabalhei num hospital, exercia uma função de Auditor Interno, e realizava levantamentos por todo o hospital, seja de estoque ou patrimonial, conforme a solicitação e a necessidade. Certo dia, precisei ir até a área laboratorial, e quando cheguei à porta, existia uma placa dizendo: “Acesso Restrito”. Fiquei parado em frente aquela porta um bom tempo, até entrar. Minha credencial permitia acesso a todas às áreas e por isso entrei. Na mesma hora o Senhor começou a ministrar no meu coração sobre portas fechadas em nossa vida, e como devemos fazer para abri-las, ou melhor, qual a chave ou credencial que nos permite viver as bênçãos de Deus.

   No livro de Éster aprendemos muito sobre como superar dificuldades e receber a orientação de Deus em meio à crise, ou perante uma porta fechada. Duas palavras na narrativa de Éster devemos destacar: Coragem e Precaução.

      A narrativa menciona a história de uma bela mulher judia chamada Éster, que se torna rainha ao casar-se com o Rei Assuero. Acredita-se que este rei foi Xerxes I, que por volta de 485 a.C assumiu o reinado e governou sobre 127 províncias, da Índia e Etiópia. A Capital persa era Susã, onde dali ele governou por 20 anos. Alguns judeus ali ainda se encontravam na Babilônia sobre o domínio Persa, embora já tivessem liberdade para voltar para Jerusalém há 50 anos.

   Este é o pano de fundo de nossa história, que continua com a inveja de um homem chamado Hamã em relação aos judeus, e também movido por uma briga pessoal com Mardoqueu ele resolve elaborar um edito para destruir os judeus em determinada data. Com seu poder de persuasão ele consegue induzir o rei a baixar este decreto. O rei assina, carimba e agora os judeus tinham data estipulada para morrer.

   Éster sendo judia se condoeu pelo povo, e também ela corria perigo de vida por ser judia. Ela se posiciona com coragem para ir à presença do Rei, mas com um grande agravante: Nosso texto base mostra que ninguém poderia ser apresentar na presença do Rei sem ser chamado, tendo por punição a morte. Fazia tempo que o Rei não chamava Éster na sua presença. Vemos aí claramente uma porta fechada, uma situação de “Acesso Restrito”, onde Éster nos ensina como agir frente a uma situação como essa.


  Coragem: Ela decidiu entrar na presença do rei mesmo sem ser chamada, sabendo do risco de vida que iria correr. Às vezes, em nossa vida é necessário coragem para enfrentar os problemas, e não se esconder numa caverna como fez Elias quando foi ameaçado por Jezabel. O Deus que estava com Elias quando ele destruiu os profetas de Baal era o mesmo neste novo episódio. O que mudou? Elias havia perdido a coragem.

   Precaução: Éster antes de entrar na presença do Rei declarou três dias de jejum e oração. Ela teve precaução, ou seja, a direção de buscar ao Senhor para entender a sua vontade e o seu querer (Éster 4.15-17). Este sempre será o fator decisivo para que as portas se abram para você. Tenha uma vida diante de Deus, busque sempre a direção do Senhor, e poderás presenciar o milagre de Deus na sua vida.

Que Deus os abençoe

Pr. André Steil
Ministério MEVAM Joinville

1 comentários:

Danilo disse...

Ola Anderson!


Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!