0

Os perigos da globalização e do pós-modernismo


Somos atualmente integrantes de um mundo moderno onde a distancia geográfica há muito tempo deixou de ser um casual pretexto, em decorrência dos modernos meios de transportes, que temos a nosso dispor. Outra proposta que tem surgido como uma alternativa é a rede de integração mundial, feitas por satélites que atualmente anda em alta velocidade para tornar possível a univercialização dos povos utilizando-se da comunicação virtual, através da televisão e outros aparelhos modernos, os quais tem aproximado as nações e internacionalizando as culturas. Entre outras vantagens, ainda contamos com a descoberta sublime e purgente do computador, também conhecido como o “cérebro eletrônico”, que tem proporcionado muitas facilidades através da informática visto que; por um simples toque em um botão torna-se possível efetuar com sucesso operações complexas, praticamente impossíveis, humanamente falando, em outros tempos. Todavia apesar da eminente evolução e das grandes descobertas cientificas, tanto no campo da medicina como da tecnologia. Entretanto não podemos esquecer que o ser humano que é capaz de operaciona todo este sistema moderno e, que, atualmente vive em comunidade organizada.

Ainda é conduzido pelo instinto, mesmo que tenha todas estas vantagens a seu favor. E sendo por isso guiado, passa a ser comum ao indivíduo permitir que nele nasça uma convicção que por si só, comece a acreditar naquilo que ele crê, relativo à sua natureza humana, sem precisar ser influenciado por ideologias de terceiros, pois isto se desenvolve naturalmente, como um rio que sempre segui seu curso normal, sem que seja preciso mostrar-lhe o caminho.

Outro fator que tem chamado bastante a atenção dos historiadores e arqueólogos é justamente os relatos historia antigos encontramos em objetos de cultos ou formas de adorações nas primeiras comunidades, quando ainda nenhuma delas haviam sido civilizadas. Levando-nos a entender que já existiam entre os nativos, formas comuns e naturais de firmar suas crenças em algo que lhes remetesse para uma Divindade.

Com base nesta conduta primitiva de crença, é que a pessoa opta por sua vontade própria e natural. Crendo em algo que, ele imagina fluir de sua imaginação, feito, por espontaneidade do raciocínio lógico do ser Humano, em resumo, O resultado que sempre se tem é uma; A adoração a um ser supremo, absoluto, real e Eterno.

Entretanto nossa mente e coração quando corrompidos pelo pecada, arremessam-nos, a tantas outras interpretações antagônicas a palavra de Deus, como afirma Salomão, em (Eclesiástico 7, 29), nos arrastando cada vez mais para longe da verdade absoluta, tentando nos induzir a crer, em algo supérfluo e irreal sem nexo algum com a Divindade do verdadeiro Deus. Disto satanás tem feito o seu cavalo de batalha, pois tem achado na mente de muitos jovens, um campo vasto, para arquitetar o mau.

E justamente por haver uma participação maior por parte dos Adolescentes e Jovens, com este mundo cibernético, totalmente moderno, nota-se que muitos deles com facilidade interagem, com determinadas pessoas as quais estão dispostas a conduzi-los ao fanatismo, a ponto de formarem fã clubes de astros que se sagraram e se tornaram conhecidos em todo mundo, a medida de serem levados a idolatrar os atletas de grande vulto e destaques em seu país, como também os atores e atrizes do vasto mundo dos cinemas. Sem poder se esquecer daqueles que se apegam a determinados tipos de amuletos criados sugestivamente apenas para desviar o foco das atenções a Deus, cujo intuito é continuar conduzindo-os erroneamente na ilusão de conquistarem seus ideais. A essa altura em virtude do grau de ignorância existente acerca da verdade salvifica, eles aceitam ser vencidos pelas idolatrias nas quais fixam suas crenças, em coisas que Deus o Criador da vida, e de tudo o que existe, quer na terra como no céu, jamais aceita que o substituamos por outros deuses. Quando Ele mesmo deixa claro ao povo de Israel, ainda estando eles no deserto dizendo: Eu só sou o Senhor e não há outro deus alem de mim, e nem a eles vos prostreis, leia esta referencia (Dt 5, 6-9).

Mas em virtude de termos uma legislação aberta, que aceita todo o tipo de crenças, quando na maioria das vezes muitas delas são conhecidas apenas pela imprensa e pela internet, por estarem muito distante de nós, ou mesmo pelo fato de serem seitas ocultistas, mas que através da globalização torna-se conhecida, haja vista que suas celebrações são transmitidas ao vivo e em tempo real para todo o mundo. Todavia os adolescentes e jovens, tentam condicioná-las ao seu dia-a-dia chegando ao extremo de ficarem confinados por meses e até anos, em locais que só os seus líderes e monitores conseguem acertar o caminho, em razão de ser um verdadeiro labirinto. Sendo que esta é uma das táticas mestras, no que tange a proliferação vertiginosa destas ideologias demoníacas as quais não coadunam com a Sã Doutrina, pois a intenção primordial é afastar os seus adeptos do convívio social externo, para melhor impregnar suas nocivas mensagens, (ao contrario do que orienta e ensina o livro de Atos dos Apóstolos no Cap. 20, e o Ver. 20), sem que ninguém consiga os atropelar, colocando entraves na mente principiantes de seus simpatizantes. É neste período inicial, onde se processa a lavagem cerebral em seus propensos seguidores. Acredito ser do conhecimento praticamente de todos, que em seus rituais cultuam-se abertamente a satanás. Já outros motivados pela inconstância da busca frenética acabam mergulhando-se em seitas orientais, que tem de forma aviltante invadido o nosso mundo ocidental.

Basta usarmos a lógica para entender que, Deus não tem reservado a segregação para aqueles que o temem, visto não sermos daqueles que esperamos Cristo só nesta vida, pois se assim fosse, estaríamos fadados ao caos e a degradação espiritual (2° Pd 3, 13).

Como resultados de tudo isto ainda existe aqueles que deixam tatuarem-se, outros colocam piercing em determinadas partes do corpo, sendo que isto tem sido desde o velho testamento severamente criticado pela palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada, a qual exerce poder doutrinário e normativo sobre nós. Portanto leia (Lv 19, 28), onde Deus através de Moises, terminantemente condena, tal pratica. Todavia, ainda há aqueles que procuram andarem na contramão da verdade, quando por sua vez fazem de tudo para continuarem do lado oposto, a ponto de trocarem o uso natural das palavras, chegando a investir os verbetes dos vocábulos, trocando-os por códigos e siglas que apenas eles conseguem os identificar, ignorando qualquer principio Ético e Moral, do ponto de vista Cristão, da atual sociedade moderna (Mt 12, 35-36: Ap 18-19).

Suponho que seja do conhecimento de todos que, na maioria dos casos quase todos os Adolescentes e Jovens já tem um, Orkut, MSN, E-Mail, Face book, Twitter, Myspace ou mesmo um Sites, que lhes proporcionam oportunidade de viajar o mundo inteiro, através das redes sócias, sem ter que se levantar de uma cadeira o sair de dentro do seu próprio quarto, o de uma lan- house. Na verdade tudo isto é muito proveitoso, inclusive quando canalizado para a propagação do reino de Deus e a glorificação do seu Nome (Sl 1, 1-2; 42, 8; 103, 1-2) ou quando nós nos propomos a conhecermos novos amigos sob a orientação de (Pv 18, 24; 2ª Co 7, 2-3), ou para recebermos e transmitirmos informações (Pv 12, 5; Jr. 15, 17), visto que as salas de bate papos estão recheadas de atrativos para uma mente vazia e solitária, afim de aglutinar o maior numero possível de internautas. Pois com estas sutilezas satanás tem conseguido desvirtualizar alguns servos de Deus, quando muitos deles sem medirem as conseqüências varam madrugadas, mediados por um Webcam navegam em chats de relacionamento visitando salas virtuais que não lhes são pertinente, adicionando e interagindo com pessoas do sexo oposto e de mentes pervertidas geradores de resultados espirituais eversivos e devastadores. Onde até o momento presente, muitos lares já foram desfeitos, casamentos acabados, amizades rompidas e por certo, varias pessoas em particular irão carregar para o resto da sua vida profundas estigmas (1ª Co 15, 33; 2ª Co 11, 3). No entanto, ainda existem aqueles que se deixam levar por praticas nefastas e promessas, que já mais serão cumpridas. Galanteios ou outras coisas semelhantes, a ponto de relacionarem-se com desconhecidos ou mesmo marcarem encontros em locais ermos, resultando em vitimas fatais ou frustrações traumáticas (Pv 12, 6-7), sem se dar conta que esta situação põem em risco sua vida física e espiritual, concomitantemente a vida de sua família.

Todavia, inda existem aqueles que são obcecados por computadores a medida de se tornarem descomedidos, levianos e remissos, quanto a outros compromissos, ou mesmo legítimos dependentes do aparelho, capazes de serem internados com fibriomialgia, tendinite, problemas nas vistas entre outras doenças e complicações. Sem contar com os que já são viciados em internet, em jogos eletrônicos e sites promotores de mensagens indecorosas, que os induz a irem ao extremo, para realizarem suas fantasias.

Na qualidade de pastor, sugiro que os pais visitem os endereços eletrônicos de seus filhos, observando a origem dos provedores que utilizam e quais os tipos de mensagens que eles fornecem, bem como as paginas que estão sendo baixadas. Olhando também debaixo de seus colchões, observando suas carteiras e mochilas, entre outros pertences. Sempre analisando qual o tipo de literatura que estão usando. Ao mesmo tempo em que compete aos pais a responsabilidade de ir durante o silencio da noite no quarto dos filhos enquanto eles dormem e orar impondo sobre eles as mãos, liberando a cada um na unção de Deus uma palavra profética, na qualidade de atalaias, sacerdotes e pastores do lá que são. Sem já mais se descuidar de jejuar em favor de sues filhos e interceder a Deus por sua suas vidas. Se possível, criem uma programação periódica de oração, juntamente com pessoas de fé em prol de sua família, isto no plano espiritual será muito útil e valioso, pois contribuirá para adquirirem força suficiente para poderem eliciarem as ofertas de satanás e a viverem longe de pedófilos, a fim de que possam apegarem-se ao bem, que descende de Deus. Todavia nunca esqueçam da orientação do (Sl 2, 12), e do conselho dado aos pais, pelo Apostolo São Paulo em (Ef 6, 4).

Pr. Dr. Hisrael F. Dias
Historiador, Escritor, Missiológo;
Capelão Evangélico, Bacharel em teologia,
Mestre em filosofia e, Doutor em Pedagogia Cristã.

Este texto é parte do livro do referido pastor que será lançado em breve. O artigo foi publicado por pedido do Pr. Hisrael onde não permite sua cópia para outros fins. Lembrando que os pensamentos e as palavras aqui ditas são do próprio autor e pensamentos próprios dele, não mostrando o que o Blog Emunah pensa e concorda! Equipe Emunah

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!