0

Integridade ou Reputação?

A maioria dos homens que se levantaram contra movimentos ou custumes religiosos foram considerados rebeldes ou hereges, sendo assim perdem suas reputações diante dos homens. Jesus foi o maior exemplo de alguém que não colocou a reputação acima da integridade, lhe colocaram uma coroa de espinhos como forma de gozação, muitos achavam que era mais um louco endemoniado, mais a sua reputação não era o que mais importava, sua preocupação era manter-se íntegro diante do Pai; Ele não deu caso às opiniões dos Homens, cumpriu seu propósito acreditando que a obediência é mais importante que a aparência; mais nem todos são assim, muitos ainda se mantêm presos em sistemas religiosos terríveis por medo de perderem a reputação, sem enxergar que já perderam a integridade.

Saul caiu nessa besteira, quando Samuel anunciou a ele que Deus havia tomado o governo de suas mãos e levantaria um outro rei em seu lugar, ele nem se quer toma qualquer decisão consequente de arrependimento, pelo contrário, pede ao profeta que o honre diante dos homens para que todos pensem que Deus está o aprovando. Veja até que ponto alguém pode chegar, acreditar que a aprovação humana é mais importante do que a aprovação divina.

Reputação é uma vida de aparência, integridade é uma vida transparente.

Durante muito tempo, cristãos foram perseguidos e mortos por causa do evangelho, mais essa situação mudou quando um imperador romano chamado Constantino começou a oferecer benefícios à igreja como: terrenos, isenção de impostos, pagamento de salário aos bispos etc., com poder e dinheiro, a igreja foi ganhando força política e administrativa. Por causa disso , muitos passaram a fazer parte da igreja, não por amor a Cristo ou por conversão, e sim por interesses e benefícios; aquela igreja comunitária onde todos eram iguais e compartilhavam tudo entre sí , começou a transformar - se em um sistema decaído em sua moral e espiritualmente.

No século XV o domínio político-religioso estava no seu mais alto nível, tornando a “Igreja Católica” em um governo civil , com secretarias, funcionários, diplomatas etc; essa é uma época marcada por uma mistura de misticismo e imoralidade. A Igreja chegou a uma situação deplorável, a ponto de vender licença para quem quisesse pecar; quem tinha mais condições financeiras, comprava as famosas indulgências ( era como comprar o perdão ), sendo assim, estavam livres para cometer qualquer tipo de pecado. A salvação era vendida aos fieis pelos Pontifices ( membros que supervisionavam as atividades religiosas ), isso gerou renda e lucros absurdos à igreja , porém o que deixava isso ainda mais indecente , era o fato das pessoas exploradas já viverem situações extremas de miséria e carência financeira.

É aí que entra Martinho Lutero, homem à qual eu admiro muito, uma das minhas grandes referências de coragem e ousadia. Lutero não tinha a intenção de fundar uma nova Igreja; ele acreditava que a igreja Católica se reformaria por si mesma se voltasse ao evangelho genuíno, porém as diferenças de interpretação das Escrituras e o lucro que esse evangelho mentiroso já estava oferecendo, fizeram com que os líderes se colocassem em oposição em relação à proposta de Lutero; sendo assim, iniciou-se um movimento independente que ficou conhecido como “movimento protestante”.

A Reforma do século XVI veio do desejo de recuperar a vida da Igreja e do Novo Testamento, pois estava deformada pelo poder exercido por esse tipo de liderança; havia muita imoralidade e desvios doutrinários; o comércio do "perdão divino" era cada vez maior e feito às claras, sem nenhum escrúpulo, tornando-se uma mercantilização, sem o mínimo de dignidade.

O fato de Lutero conhecer a palavra de Deus fez ele perceber que os papas reproduziam um evangelho diferente da qual ele conhecia; acredito que o mesmo sentimento que Jesus teve ao ver cambistas negociando no templo, Martinho Lutero teve ao ver o evangelho sendo adulterado e vendido como um produto qualquer; seu esforço agora era desmascarar os aproveitadores do poder terreno que a igreja havia conquistado (porém, não o poder que Deus deu) para escravizar um povo que foi chamado para liberdade.

Ele apoiava o fato da igreja voltar à essência das Escrituras e da fé; não aceitava nada que aparecia como um meio ou pretenção do homem merecer a salvação; reprovava os cultos, votos religiosos e sinais que não estavam de acordo com o Novo Testamento. Acreditava que a igreja não devia possuir bens e nem deveria ser organizada de forma exterior; era totalmente a favor que o homem descubrisse sua impotencia diante da salvação, e que a mesma vem de Deus, não de obras, as obras são consequências de um homem justificado por Deus; parecem coisas simples não é? mais esse evangelho simples e Cristocentrico havia sido substituído por falsos ensinamentos.  A doutrina exposta por Lutero confrontava todo o sistema sacerdotal da igreja, pois anulava totalmente a necessidade de homens em relação a vida eterna; então, se a fé já era suficiente para salvação, o ministério dos padres estava ameaçado, pois eles não queria ser auxiliadores Cristãos, queriam ser "donos da verdade".

A religiosidade sente-se ameaçada quando o poder profético do evangelho se manifesta, por isso que os líderes católicos escondiam a verdade das pessoas, pois a verdade os libertariam, sendo assim, a igreja perderia o poder de persuasão.

A vontade de Deus nunca foi que a igreja se tornasse uma geladeira, afim de conservar a perecível religiosidade , e sim uma encubadoura, onde se prepara os novos filhos de Deus para a vida eterna.

O que me deixa triste é que os enganos continuam a existir, e agora de uma forma mais lamentável, pois temos acesso a palavra, e mesmo assim milhares de pessoas continuam sendo facilmente enganadas porque não a leêm; e o que estou dizendo não é em relação ao catolicismo, me refiro aos Crentes, evangelicos, pentecostais ou qualquer outro nome que você quiser colocar.  Constantemente as igrejas evangélicas no Brasil, elegem "papas" que  Impõe sistemas anti-bíblicos, criando Marionetes que acreditam que a vida pode se tornar um "mar de rosas", não havendo mais tribulações, dificuldades e dores, basta somente seguir seus conselhos "valorosos" que sempre vem acompanhados de abusos e apelos financeiros. Pregam desmascaradamente que o sofrimento pelo evangelho e o sentimento de morte pela causa de Cristo, foi necessário específicamente ao ministério e à vida dos apóstolos e do próprio Cristo, pois eles sofreram e morreram para que o evangelho hoje se tornasse poderoso o suficiente para os tornar um bando de folgados que só querem viver e desfrutar do melhor da terra, tapando os olhos para um mundo de necessidades ao seu redor. A  verdade que eu conheço à respeito disso está em  Filipenses 2.3-5  “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus".

Entenda uma coisa, só é manipulado quem não tem conhecimento, leia a bíblia e devore a palavra de Deus, isso fará com que os manipuladores percam seus espaços. A  religião sempre se apresentará como inocente; se você souber de alguém que manipula as pessoas com um falso evangelho, oferecendo farelos artificiais como alimento para o povo, levante-se como defensor do evangelho de Cristo; não seja indiferente em relação ao engano, expõe a verdade, viva a verdade, use-a para ameaçar e confrontar a religião; dessa forma ela não terá argumentos necessários para provar sua inocência .

Que possamos "dar a cara a tapa" por uma verdade que defendemos , dispostos a defender a integridade e não a reputação.

Miss. Marcio Dantas

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!