0

Sacerdócio no Lar




“ Fiel é a palavra do Senhor; se alguém aspira o episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto que o bispo, seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento e que governe bem a sua própria casa, criando seus filhos sob disciplina, com todo o respeito ( pois alguém que não governa bem a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?), não seja neófito para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, afim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.” 1 Timóteo 3: 1- 7 


   Todo o ser humano almeja ardentemente cargos que sejam de liderança seja em qualquer âmbito social como comunidade, escola, faculdade, trabalho e até mesmo dentro da igreja. Este desejo não se apenas ao fato de soberba, intuito de aparecer, estar por cima, ser melhor que os outros e etc. E sim por um propósito cujo fomos criados por Deus, o de governar (Gn. 1: 26 – 28). As intenções soberbas de dominação se devem exclusivamente à entrada do pecado na humanidade gerando o mal do orgulho.

   Como em toda a Escritura, existem princípios e requisitos para o exercício de uma liderança eficaz; vale dizer que nenhum best-seller sobre o tema é tão rico em sabedoria quanto a Bíblia. E é de extrema importância conhecer a fundo o que a Palavra nos fala e aplica-las na íntegra, pois, muitas vezes nós cristãos não temos uma vida plena devida a falta de conhecimento da Palavra do Senhor (Os 4:6).

   Conforme escrito em 1 Timóteo capítulo 3 dos versos de 1 a 7, existem vários requisitos para quem almeja cargos de liderança seja em qual área for. Este artigo abordará um princípio que, para minha concepção, é a primordial para o exercício de governo na sociedade que é liderar bem a sua casa (1 Tm 3:4-5). Quando falamos em declínio da sociedade mundial no que diz respeito à ética, educação, honestidade, trabalho entre outros valores morais, podemos afirmar que todo este declínio é resultado de os “cabeças dos lares” (homens), não tem governado bem a sua família. Há disputas acirradíssimas por cargos, títulos a fim de manifestar poder e possuir status enquanto, as famílias ficam a mercê da desgraça por não ter uma liderança que tenha voz de comando e orientação.  A falta de consciência desta verdade é uma deficiência grave que nos leva à vergonha diante do Senhor (Os 4:6b).

   Há também aqueles homens que negam suas responsabilidades como líderes e sacerdotes do lar esquecendo-se de que antes de qualquer almejo, sua casa deve estar em ordem; a bíblia diz que esses indivíduos negam a própria fé se são piores que descrentes (1 Tm 5:8).Por isso há famílias largadas nas mãos de satanás. Devemos ter o entendimento que o papel de governo e sacerdócio no lar não papel das esposas e sim dos homens; esse papel de poder e autoridade são intransferíveis (Pv. 31:3).
   A Palavra do Senhor expressa que nós (homens) somos o cabeça do lar (Ef. 5:23) e que pela mesma somos constituídos Reis e Sacerdotes (Ap. 1:6); entendamos quais as funções principais deles:

  1 – Rei – Tem a função de sair para a guerra, eliminar inimigos que ameacem o seu reino e conquistar os despojos dos mesmos para enriquecer o seu povo.
              - É provedor; traz o sustendo e supervisiona a administração dos recursos.
              - É protetor; trava batalhas espirituais e naturais para proteger os seus.
            - Governa; estabelece leis e limites para que mediante a sua palavra, as coisas aconteçam.
  2 – Sacerdote – Tem a função de conduzir a presença de Deus. Deve aconselhar orar, jejuar, ensinar, trazer paz e conforto para sua família.


   Mediante a importância do exercício de governo no lar, como prioridade, a Bíblia traz algumas recomendações para sucesso e prosperidade da casa:


a) Tratamento com a esposa – Em Efésios 5:25 e Colossenses 3:19, Paulo recomenda que amemos nossas esposas e não a tratemos com amargura.
 Seguindo a mesma linha de pensamento, o apóstolo Pedro em 1 Pedro 3:7 diz para honremos as esposas como parte mais frágil pois, tanto o marido quanto a mulher são herdeiros da mesma graça e justiça e para que as orações não sejam interrompidas.

Em 1 Timóteo 3:2 é recomendado ao marido ser esposo de uma só mulher ou seja, ser fiel à aliança feita diante de Deus e dos homens para com a esposa. Lembrando que, ao simplesmente olhar para uma mulher desejando-a já se comete adultério.

E segundo Paulo na primeira carta aos Corintios capítulo 11, versículo 7, a mulher é a Glória do homem. Portanto, se horamos a esposa, somos fiéis, a tratamos como se deve, a nossa glória resplandece; do contrário, somente seremos envergonhados.

b) Filhos – Devemos ter a consciência de que nossos filhos são nossa responsabilidade e que sua obediência traz prosperidade tanto para eles quanto para nós. Para isso devemos ensinar e ministrar a Palavra de Deus a eles, pois, a mesma não coisa vã mas é vida (Dt. 32: 46-47).

Os Filhos são herança do Senhor e flecha na mão do valente a fim de acertar o alvo proposto (Sl. 127: 3-4) Por isso devemos ensina-los a andar no caminho perfeito para que, quando forem velhos, não se desviem dele (Pv. 22:6)

 A Bíblia é o livro mais completo do mundo. É o único que contém toda a sabedoria e todos os caminhos para a felicidade plena. Se seguirmos e obedecermos esta palavra, teremos vida plena e em abundância, porém, se não obedecermos, viveremos nesta Terra como pessoas errantes e sem rumo.

   Leia a Bíblia, aprenda dela e com certeza, a sua vida não será mais a mesma.

Deus abençoe.

Julio A. Risso
Estudante de Psicologia pela ACE – Associação Catarinense de Ensino
Líder de Grupo Casados para Sempre e ONE Curso para Noivos

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!

Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!

Julgar ou não julgar?

É Pecado Julgar?

É correto julgar, expor o erro e citar nomes?

É sempre uma falta de amor criticar e julgar?

Muito obrigado!