Como é difícil olhar para este versículo e obedecê-lo, isto porque nossa natureza pecaminosa é orgulhosa e não aceita os próprios erros, e quem de nós não erra?
A parte difícil quando erramos é reconhecer o erro, pois quando mostramos isso a alguém ficamos vulneráveis e a vergonha pela culpa pesa sobre nossos ombros. Temos que entender que muito mais difícil ficará nossa situação se escolhermos o caminho da hipocrisia e guardar nossos pecados em uma caixinha dentro de nossa alma, camuflar a angústia de nosso coração e colocar uma máscara de santidade, para demonstrarmos que estamos bem. O maior problema com isso, é que quanto mais demorarmos para confessarmos, maiores barreiras surgirão para tal acontecimento e vai se cumprindo em nossas vidas o que o salmista diz: " Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer." Sl 32:3
Algumas características que podemos perceber em relação a esta enfermidade espiritual, são:
1- Mal humor constante.
2- Difícil relacionamento com a família.
3- Não consegue ter um relacionamento com Deus.
4- Dificuldade para orar e louvar a Deus.
5- A pessoa fica nervosa quando alguém pergunta se algo está errado.
6- Fica estressada se alguém o confronta ou comenta algo relacionado com seu pecado.
Porém a mais vista é a de querer culpar outros pelo nosso próprio erro!
Foi assim com Adão e Eva, quando Deus aparece e pergunta: “Você comeu do fruto que disse para não comer, Adão?” Adão usou deste artifício para não reconhecer seu pecado e culpou a Deus pelo erro, quando disse: “Senhor, a mulher que TU me deste me fez pecar” Deus virou-se para a mulher e disse: “Foi você então Eva?” E ela também usou da mesma artimanha, não querendo reconhecer o erro: “Senhor, foi a serpente que me enganou!”
Quantos de nós somos assim e entramos neste mesmo caminho, de querer colocar pessoas como culpadas pela situação que nos encontramos. Às vezes dizemos que estamos assim porque o pastor não me ajudou ou estamos assim porque aquela pessoa me ofendeu. E o pior, fazemos como Eva, queremos culpar até o diabo, isto tudo somente para fugirmos de nossas responsabilidades e se afastar de um arrependimento verdadeiro.
Antes que você entre por este caminho reconheça seus erros, não queira justificá-los culpando outras pessoas, reconheça, confesse! Quanto mais demorarmos para confessarmos, mais difícil fica e barreiras surgem para que não haja confissão. Como falei, é difícil reconhecer os erros, nos sentimos inúteis, sem valor algum, mas o orgulho é o principal inimigo da confissão.
Lute contra o orgulho, reconheça seus erros e procure um homem ou uma mulher de Deus de confiança, confesse seus pecados, receba a oração do justo e seja curado desta enfermidade espiritual. O pecado nos distancia de Deus, o arrependimento e perdão nos reconciliam, para termos novamente a comunhão com Ele.
Não adianta se tentar por outra fórmula, esta é a única saída!
Pense nisso!
Anderson Biu
1 comentários:
"as clínicas psiquiátricas estão cheias, porque os confessionánrios estão vazios" já dizia o sábio João Paulo II. Além é claro da referência bíblica citada sobre a Confissão dos Pecados, existem outras leituras que podemos fazer na qual nosso Senhor Jesus Cristo nos manda nos confessarmos uns aos outros, como no Evangelho segundo João 20:21-23:
"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos."
Portanto a Confissão dos Pecados é antes de mais nada, reconhecer-se necessitado da Misericórdia de Deus, pedir perdão pelas falhas que todos nós seres humanos temos, pedir que o próprio Senhor venha com seu perdão nos curar e nos limpar...
Postar um comentário
Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!
Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!
Julgar ou não julgar?
É Pecado Julgar?
É correto julgar, expor o erro e citar nomes?
É sempre uma falta de amor criticar e julgar?
Muito obrigado!