Por vezes temos o costume de dizer que a Páscoa é o Pessach da tradição judaica, mas estamos a confundir as coisas, porquanto o nome de "Páscoa", apesar de ser a tradução do original "Pessach", que veio a ser adaptado para as celebrações da Páscoa cristã, suscita alguma confusão.
Este nome veio a ser adaptado porque os novos Cristãos também eram descendentes de judeus tal como acontecia com Cristo, sendo esta uma forma de a tradição judaica ser mantida.
Os judeus celebravam este grande evento da religião judaica e o mesmo acabou por fazer a Igreja Católica, à posteriori, pois tornou na maior celebração do catolicismo a associação da morte e ressurreição de Jesus Cristo com o Pessach, ou seja, associou a morte e ressurreição, de acordo com a cultura cristã, do primogênito de Deus, à celebração da passagem do Mar Vermelho na fuga da escravidão do Egito.
Hipotéticamente, a morte de Jesus Cristo terá acontecido em 14 de Nissan, que é o dia do início de Pessach. Será que a última ceia de Cristo teria sido um Seder de Pessach? Não há provas que o fosse.
A pascoa é a celebração judaica que recorda a morte dos primogénitos do Egito e a libertação e êxodo dos Israelitas para a Terra Prometida. O nome deriva da palavra hebraica que significa "a passagem do anjo exterminador, sendo poupadas as habitações dos israelitas, cujas portas hajam sido aspergidas com o sangue do cordeiro pascal (Ex.12:11-27)"
Designa-se como a "páscoa do Senhor", a "festa dos pães asmos - ou ázimos "(Lv.23:6,Lc.22:1), os dias dos "pães asmos" (At.12:3,20:6). A palavra "páscoa" é aplicada não apenas à festa no seu todo, mas também ao cordeiro pascal, e à refeição preparada para essa ocasião solene. (Lc.22:7,1; Co. 5:7; Mt. 26:18-19; Hb.11:28).
Quanto à sua instituição, a melhor maneira para se observar a Páscoa é a seguinte: - o mês de saida do Egito (nisã-abibe) deveria ser o primeiro mês do ano sagrado ou eclesiástico; e no 14º. dia desse mês, entre a declinação do sol e o seu ocaso, os israelitas deviam matar o cordeiro pascal e abster-se de pão fermentado. No dia seguinte, o 15°, contado a partir das 6 horas do dia anterior, principiava a grande festa da pascoa, com a duração de 7 dias, mas apenas o 1° e o 7° dias eram solenizados de forma particular.
O cordeiro morto não podia ter defeito, tinha de ser um macho de 1° ano. Quando não fosse encontrado o cordeiro, os israelitas podiam matar um cabrito. Naquela mesma noite o cordeiro, tinha de ser comido assado, acompanhado de pão asmo e de uma salada de ervas armagas. Não devem ser quebrados os ossos. Se ficava alguma coisa para o dia seguinte, era queimada. Aqueles que comiam a páscoa deviam estar na posição de viajantes, cingidos os lombos, com os pés calçados, ter os cajados na mão e alimentarem-se apressadamente.
Durante os 8 dias da páscoa não se comia pão levedado, embora fosse permitido preparar a comida, que só era proibido fazer-se no dia de Sábado. (Ex.12).
A páscoa era uma das 3 festas em que todos os varões tinham de "aparecer diante do Senhor" (Ex.26:14-17). Era tão rigorosa a obrigação de se guardar a páscoa, que todo aquele que a não cumprisse era condenado a morte (Nm.9:13); mas aqueles que tinham qualquer impedimento légitimo, como seriam a jornada, a doença ou a impureza, tinham de adiar a celebração até ao 2º. mês do ano eclesiastico, o 14° dia do mês iyyar (Abril e Maio) .
Estudos Gospel
4 comentários:
Shalom.
Sou descendente de Yisrael, fui enganado por muitos anos aqui neste Pais onde nasci e quem me enganou foi o CRISTIANISMO.
Portanto hoje eu sei que: A Pascoa Cristã não é uma coincidência em relação a Pascoa Yisraelita[Veja bem que eu disse, Yisraelita e não Judaica; porque o Pessach não é Judaico, mas de todo Yisrael, de todas as casas de Yisrael, inclusive as casa das ovelhas perdidas de Yisrael, como o Messias Yeshua/Jesus profetizou, que somos nós" Efrayim", que estamos entre as nações hoje]. Continuando; O Pessach Yisraelita é a mesma Pascoa Cristã,modificada pelos Romanos[Tanto o Imperador Constantino, como também os Bispos católicos], O cristianismo se desligou do Judaísmo Messiânico[Aqueles que seguiam Yeshua/Jesus],logo após a morte de Yochana/João, antes de terminar o primeiro século. Estes Cristãos do primeiro século, não eram cristãos como os de hoje em dia, eles festejavam o Pessach Yisraelita, porque isto foi um ensinamento que o próprio Rav. Shaul/Paulo passou para eles, Portanto, o cristianismo festejava o Pessach como Israelitas, não comendo pão ázimo etc..etc..etc... E por isto também não foi coincidência o Messias morrer nesta data, como cordeiro de Elohim/D-us, sendo ele descendente do Rei David e também um Rabino/Rav/Mestre em Torah/Lei. Hoje o Cristianismo verdadeiro Morreu, já não existe mais, o que temos hoje é uma multidão seguindo uma doutrina mentirosa e falsa. "Me perdoem a sinceridade", mas a verdade tem que ser mostrada e falada, porque onde abunda o pecado, Yeshua/Jesus ha Mashiach/O Messias, e o seu Ruach/Espírito, não fazem parte deste ambiente. Tudo que está dentro da palavra de Yahweh, que é a palavra de Yeshua/Jesus; o cristão moderno não cumpre, pelo contrario, peca a cada instante e ainda querem ser salvos pela graça, eu pergunto, que graça? Que graça que tem um homem que não é observante e praticante da palavra de D-us, que graça que recebeu alguém, que não obedece as instruções de Yeshua/Jesus, contidas dentro da palavra de seu Pai? Porque a graça vem de dentro da palavra de Elohim/D-us, da palavra completa que Yeshua Yeshua/Jesus tirou das mãos dos farizeus/rabinos Ortodoxos e deu a todas as pessoas fora de Yisrael, que estavam sem Elohim/D-us no mundo,"ELE DEU A BÍBLIA COMPLETA", tanto o Velho, como o novo testamento, sem esta palavra não há graça na vida do homem. A maioria dos cristãos dizem que serão salvos pela graça, que graça é esta sem a Bíblia? Ai alguém dirá: Esta graça é Jesus; e eu perguntarei; e onde vc encontra ele? Jesus... E eu responderei: Dentro da Bíblia, como vc pode renunciar a Bíblia, se vc só encontra Jesus dentro da Bíblia, tanto no Velho, como no Novo Testamento. Que hipocrisia.
Querido, a graça de Deus está em Cristo ter morrido por nós e isto é suficiente para minha salvação ou seu sacrifício foi incompleto. Tenho que seguir as instruções bíblicas? Obviamente, mas sendo uma nova criatura faço isso com alegria em meu coração, Hebreus 10 diz que o antigo testamento é só uma sombra do que é o novo. Eu lhe pergunto, o que é uma sombra? É a imagem desvirtuada daquilo que realmente é. A páscoa foi mudada? Sim, mas minha páscoa hoje é a Santa Ceia do Senhor, pois isto Ele deixou para que fizéssemos. Não preciso me prender a leis para poder desfrutar da graça, mas pela graça eu desfruto das maravilhas da lei. A lei antes da graça me mostra somente o pecado e que sou incapaz de cumprir toda lei, a graça me mostra que Jesus cumpriu a lei em meu lugar e hoje o Espírito Santo cumpre a lei em meu coração, somente assim desfrutamos da graça e da lei, entronizando Jesus e não desprezando o seu sacrifício pascoal!
abraço!
Em resposta a indagação acima:"Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor." (Galatas 2:18).Jesus é tudo em todos,ele é tudo que é representativo na lei.
eu concordo com o ANDERSON SILVA pois DEUS n precisa de lei prara mostrar a sua graça e eh assim que eu penso ...
1 abraço a tds que leem...
que DEUS abençoi <3
Postar um comentário
Comente, seu comentário é muito importante, porém antes de comentar, por favor, LEIA O ARTIGO!
Se não entende ainda sobre o que a bíblia diz sobre julgar, por favor leia os artigos abaixo!
Julgar ou não julgar?
É Pecado Julgar?
É correto julgar, expor o erro e citar nomes?
É sempre uma falta de amor criticar e julgar?
Muito obrigado!